Capitão América: O Primeiro Vingador (Captain America: The First Avenger)
Capitão América: O Primeiro Vingador focará nos primeiros dias do Universo Marvel, quando Steve Rogers (Chris Evans) é voluntário para participar de um programa experimental que o transforma no Super Soldado conhecido como Capitão América. Como Capitão América, Rogers se une a Bucky Barnes (Sebastian Stan) e Peggy Carter (Hayler Atwell) para entrar em guerra com a maligna organização H.I.D.R.A., liderada pelo vilão Caveira Vermelha (Hugo Weaving).
Eu não sei vocês, mas eu tava empolgadaço pra assistir esse tal de Capitão América: O Primeiro Vingador: Por mais que o personagem seja um escoteiro maldito nos quadrinhos, sendo poucas vezes realmente foda [Único exemplo que eu consigo me lembrar é a Guerra Civil da Marvel], eu gosto dele. Acho que nem tanto pela personalidade, mas talvez porque ele não tem exatamente um superpoder: Ele é só um ser humano elevado aos píncaros de seu potencial. E o fato dele ter um escudo praticamente indestrutível que o desgraçado consegue jogar nos inimigos e fazer rebater igual pinball de volta pra ele também é foda, falaê.
E quando eu vi o trailer, me enchi de esperança, ao mesmo tempo que pensava: “Caraio, o Chris Evans realmente ficou miúdo desse tanto pro papel? Não pode ser.” E não era mesmo, computação gráfica do caraio [De ruim, no caso]. Mas fazer o que, não dava pra deixar o cara anão, mesmo que ele ficasse magro como quem pegou AIDS. Seja lá quem for o chassis de frango original, se saiu muito bem no papel de mané que só toma, de qualquer forma. O pobrema é que eu fiquei com a impressão de que o rosto do Steve Rogers era muito grande pra sua cabeça antes dele ter tomado o soro do supersoldado.
Mas tá, beleza, era um mirrado que virou um parrudo. Temos todos os elementos crássicos: O uniforme véio com as asinhas na cabeça, o escudo em forma de… Bom, de escudo. A época de guerra. Mas as mudanças foram muito substanciais. ATENÇÃO PARA POSSÍVEIS SPOILERS QUE NÃO AFETAM PORRA NENHUMA MAS AFETAM E É ISSO AE: A morte do dr. Abraham Erskine foi mais ou menos a mesma coisa, um agente inimigo e pans, que serviu como uma ótima introdução pra cena de perseguição a pé e tal, mas que porra é essa de Capitão América fazendo show pra vender título de guerra? Se foder. E tudo bem que botar um parceiro mirim numa guerra seria imbecil, mas o modo como o Bucky morreu foi muito mais.
Assim como Thor ou Homem de Ferro 2, o filme só tá preparando terreno pros Vingadores [Tenho a impressão de já ter dito isso]. Mas não deixa de ser um bom filme de guerra [Mesmo sendo totalmente fantasioso. Caralho, cês queriam o que com um cara que toma uns remedinho e já incha? Não é concurso de fisiculturismo não, porra], e o mais bacana é que, mesmo com várias modificações, tá mais ou menos fiel ao original, com o América usando armas de fogo e tal. Se bem que no filme ele não tem treinamento nenhum, só ganha o corpo, tá lá fazendo firula no palquinho e do nada tá usando escudo que bate-volta e dando uns golpes de karate fodões. Deve ter sido o tanto que ele apanhou na vida, só pode.
Mas é claro que eu não poderia deixar de falar dos personagens secundários: Temos um Howard Stark que nada mais é do que a versão anos 40 do sr. Tony Stark, o coronel Chester Phillips, que não é personagem na HQ, mas foi divertido ver na pele do Tommy Lee Jones, que tem bem cara de coronel véio pentelho. Teve também a crássica aparição do Samuel L. Jackson como Nick Fury no final [E não sei se tem cena depois dos créditos, pelo menos na sessão que eu fui não teve], Stan Lee pagando de robert como sempre e o personagem nem é dele, mas quem roubou a cena, pra variar, foi o Hugo Weaving, no papel de Johann Schmidt que depois se torna o Caveira Vermelha [Ou já era desde o começo, tanto faz]. O cara manja muito de interpretar vilão, só devia ser contratado pra isso, PQP. Ou seja, resumão: Vá sem medo de ser feliz, a menos que você seja um chato dos quadrinhos igual a mim.
Capitão América: O Primeiro Vingador
Captain America: The First Avenger (124 minutos – Ação)
Lançamento: EUA, 2011
Direção: Joe Johnston
Roteiro: Christopher Markus e Stephen McFeely, baseados no personagem de Joe Simon e Jack Kirby
Elenco: Chris Evans, Hugo Weaving, Hayley Atwell, Sebastian Stan, Tommy Lee Jones, Samuel L. Jackson, Dominic Cooper e Stanley Tucci
Leia mais em: Ação, Capitão América, Resenhas - Filmes