Cisne Negro (Black Swan)
Cisne Negro é um thriller psicológico ambientado no mundo do balé da Cidade de Nova York. Natalie Portman interpreta uma bailarina de destaque que se encontra presa a uma teia de intrigas e competição com uma nova rival interpreta por Mila Kunis. O filme faz uma viagem emocionante e às vezes aterrorizante à psique de uma jovem bailarina, cujo papel principal como a Rainha dos Cisnes acaba sendo uma peça fundamental para que ela se torne uma dançarina assustadoramente perfeita.
Darren Aronofsky é um dos diretores mais aclamados da última década há anos. Sendo todo esse furor baseado em um único filme: Réquiem para um Sonho – não a toa em posição previlegiadíssima em nosso Top 100. Depois disso, ele fez o apenas bom Fonte da Vida, para então virar um astro hollywoodiano ao reviver a carreira de Mickey Rourke no ótimo O Lutador. Agora, o que acontece quando você junta o estudo de personagem do último filme com o terror e o suspense de Réquiem? Simples. Você faz uma obra prima e de bônus elimina de uma vez por todas o fantasma da Padmé da vida de Natalie Portman.
E eu já falei que se trata de um filme de terror? Não aquelas bobagensn de Jason e tal, mas o mais puro thriller psicológico. O sentimento de claustrofobia e corrupção, lembra o clássico do Polanski Repulsa ao Sexo, sem mesmo precisar de um espaço confinado. Seguimos de perto a personagem de Portman (E não soltamos nem em seus trajetos, usando e abusando da câmera “que segue” – assim como em O Lutador), e junto com ela, vamos gradualmente vendo o sentimento de ansiedade se tornar paranóia. E quando já não sabemos o que é real e ilusão, começamos a perceber a dubiedade de todos os personagens que envolvem a bailarina.
Porém, a direção de Aronofisky por si não garantiria a excelência do filme, se não fosse pelo poder das atuações. Portman faz a melhor atuação de sua carreira (E será merecido se levar o Oscar no lugar da não tão mais favorita Annete Benning), e atua ao lado de um ótimo Vincent “apareço até em filme brasileiro” Cassel, uma poderosa Barbara Hershey – cujo papel lembra o da mãe religiosa em Carrie – A Estranha, e que era uma das favoritas as principais premiações, até começar a ser desbancada pela sua colega, a surpreendente Mila Kunis. Para aqueles que ainda não se motivam a assistir, ela faz um luta de velcro com a protagonista. Mas enfim.
Cisne Negro é um filme original, pesado, meticulosamente planejado e se mostra não só um projeto maduro, como um filme que desbanca Réquiem para um Sonho como a “grande obra” de Aronosfky. Levante essa bunda e vá assistir.
Cisne Negro
Black Swant (110 minutos – Terror, Drama)
Lançamento: EUA 2010
Direção: Darren Aronofsky
Roteiro: Mark Heyman e Andres Heinz
Elenco: Natalie Portman, Mila Kunis, Barbara Hershey, Winona Ryder e Vincent Cassel
Leia mais em: Cisne Negro, Darren Aronofsky, Natalie Portman, Resenhas - Filmes, Terror, Thriller