Rock in Rio é o caralho
Pois é, o Rock in Rio liberou hoje (Dia 22/3) uma pré-venda para os clientes Itaú e eis que fui ver como estão as bandas confirmadas. Em uma frase: Esse Rock in Rio vai ser uma merda grande. Sério, eu realmente queria que fosse foda, mas já sei que vou me decepcionar, e explico o porquê:
Eis a música tema do Rock in Rio 2011. Temos Frejat, Toni Garrido, Pitty, Ivete Sangalo, Rogério Flausino, Ed Motta, Sandra de Sá, Ivo Meirelles, Zé Ricardo, Marcelo D2, Dinho Ouro Preto, Tico Santa Cruz, Evandro Mesquita, Tiê e George Israel (Composição por Eduardo Souto Neto). Sabem qual é o problema nisso? NÃO TEM ROCK NESSA PORRA DE MÚSICA CARALHO!!! Maluco, NADA, absolutamente nada que tenha a Sandra de Sá, o Ed Motta e a Ivete Sangalo pode ser chamado de rock.
“Nhé, mas tem o Frejat, a Pitty, o Rogério Flausino, o Dinho Ouro Preto e o Tico Santa Cruz, cê que é um babaca!”. Meus caros, Frejat MORREU, Capital Inicial, Jota Quest e Detonautas não são rock, aliás, NADA que tenha “Roque” no nome é rock. E a Pitty, bem, a Pitty é como sorvete derretido: Até que é bom mas não dá pra saber de que sabor é.
Creio que vocês sabem, mas para quem não sabe, o Rock in Rio terá dois palcos: O Palco Mundo (O principal) e o Palco Sunset (Secundário). Não sei se ambos terão atrações ao mesmo tempo, mas creio que sim (O que significa que o áudio vai ser uma bosta). Vou explicar, dia por dia, como e porque o Rock in Rio será ruim, vamolá.
Dia 23 de Setembro: Sexta-Feira
Primeiro dia do Rock in Rio. Começa bem a coisa, com Elton John no palco principal: Escolha foda, considerando que o Elton John só veio outras duas vezes aqui no Brasil e ambas foram caras pra caralho. Em seguida temos (Ainda no PM) Rihanna, Katy Perry e Claudia Leitte. Lixo, lixo e lixo. Deixem eu lhes contar uma coisa: Peito não compensa qualidade musical. Se tivesse, sei lá, a Alcione aí eu reclamaria menos: Ainda não seria rock, mas seria música de qualidade.
No palco secundário temos Móveis Coloniais de Acajú + Orquestra Rumpilezz + Mariana Aydar, seguidos por Ed Motta + Rui Veloso + Alguém (Não confirmado ainda). Depois tem Bebel Gilberto + Sandra de Sá e para terminar o dia, The Asteroids Galaxy Tour + Alguém. Seguinte: Além do Ed Motta e da Sandra de Sá não conheço ninguém aí, mas só pelos nomes afirmo que se tiver alguém que faz rock é minoria (Já ouvi falar desse Móveis Coloniais de Acajú mas não me dei ao trabalho de procurar), sem falar que é uma puta falta de sacanagem colocarem vários artistas juntos… Mas quem precisa de consideração né?
Dia 24 de Setembro: Sábado
No PM a coisa começa bem: Red Hot Chilli Peppers seguido de Snow Patrol, mas nem tudo são flores, então vem Capital Inicial. Em seguida, meio que como um pedido de desculpas, vem Stone Sour e por último, para destruir de vez, Nx Zero. Logo quando o RHCP foi anunciado (Vários meses atrás) fiquei feliz da vida, mas aí anunciaram o Nx Zero… Porra cara, tanta banda foda e chamam Capital e Nx… Isso é uma verdadeira enrabada (Figurada) nos fãs.
No PS vem Marcelo Yuka + Cibelle + Karina Buhr + Amora Pêra, seguidos por Tulipa Ruinz + Nação Zumbi. Ruim? Sei lá, também não conheço (Tirando o Nação Zumbi mas… Deixa pra lá), mas em seguida vem Milton Nascimento + Esperanza Spalding. PORRA, MILTON NASCIMENTO NÃO! É uma afronta, um tapa com luva de pelica! E fechando o dia, Mike Patton/Mondo Cane + Orquestra… Também não entendi essa, mas não deve ser nada bom…
Dia 25 de Setembro: Domingo
Eis o dia mais foda e bem feito até agora: No palco principal Metallica, Slipknot, Motörhead, Coheed and Cambria e algum ainda não confirmado fazem juz ao nome “Rock in Rio” (É torcer para não colocarem algo como Strike aí). Tenho certeza que a galera daqui do Bacon mata todos os leitores para poder ir nesse dia.
E no PS, diferentemente dos outros dias, a coisa continua foda com Matanza + B Negão, Korzus + The Punk Metal Allstars, Angra + Tarja Turunen e encerrando (De forma excelente) o dia Sepultura + Tambours Du Bronx. Foda pra caralho… Tão foda que te faz pensar que só o começo foi farofa, mas está errado, para a infelicidade geral de quem tem bom gosto.
Dia 30 de Setembro: Sexta-Feira
Já para foder com a felicidade gerada no dia 25, a coisa começa com Shakira, depois vai para Lenny Kravitz, depois vem a Ivete Sangalo, seguida por Jota Quest e para terminar o dia no PM, Marcelo D2. Sempre que olho essa lista me dá uma angústia foda: POR QUE, MAS POR QUE, LENNY?! De verdade, colocar Lenny Kravitz aí é crueldade com ele e com quem vai ver o show por causa dele… Ele deve ter pedido um cachê alto e quiseram foder ele por isso, só pode.
Esse é, com absoluta certeza, o pior dia de todos. O PS conta com Bouraka Som Sistema + Mix Hell, Céu + João Donato, Cidade Negra + Martinho da Vila + Emicida e por fim Monobloco + Macaco. Vou escrever em caps lock a próxima frase por que estou realmente gritando à plenos pulmões: MARTINHO DA VILA E CIDADE NEGRA NÃO DÁ. Porra, foi pra foder tudo… Nem se toda a humanidade cagar num único banheiro químico fica uma merda tão grande quanto esse dia: Tirando o pobre Lenny Kravitz não tem rock nenhum aí (Isso porque o Kravitz já é bem voltado pro “lado j” do rock), sem falar nos NOMES das “bandas”: CÉU, MACACO, BOURAKA SOM SISTEMA, porra, isso é pior que “Parangolé“… Sem condições de ir assistir isso… Fica para a próxima, Lenny.
Dia 1 de Outubro: Sábado
MUITO menos pior que dia 30, o penúltimo dia começa com Cold Play, passando para Skank e depois Frejat (Ainda falta 2 outras bandas/artistas confirmarem). Não há muito o que falar, todos são/estão muito mais ou menos: Cold Play é legal de vez em quando, Skank já foi muito melhor e o Frejat, como eu já disse, morreu faz tempo.
No PS vem Cidadão Instigado + Júpiter Maçã, Tiê + Jorge Drexler, Zeca Baleiro + Concha Buika e por fim Erasmo Carlos + Arnaldo Antunes. Entramos novamente na questão: Tem bons artistas, mas nenhum é realmente rock: Erasmo Carlos também já morreu e o Arnaldo Antunes tá quase entrando em coma… Zeca Baleiro nem vale à pena comentar… Os outros eu não conheço, mas odeio todo o sentimento indie/revolts/alternativo gerado pela lista de artistas deste dia.
Dia 2 de Outubro: Domingo
Finalmente chegamos ao último dia: O PM vai de Guns N’ Roses e Pitty (Falta 3 confirmações). Pois é, começando bem o final da coisa com o Guns e a Pitty, mas ainda pode ficar MUITO ruim… Tomara que tenham bom senso (O que eu, sinceramente, duvido).
O PS vai de The Monomes + David Fonseca, Mutantes + Tom Zé, Titãs + Xutos & Pontapés e Marcelo Camelo + Alguém. Pois é, voltou ao esquema de colocar coisas fodas no PM e “largar” o PS. Claro que Titãs é foda pra caralho e merece o palco principal, mas de resto (Principalmente o Marcelo Camelo – sempre gostei mais dos dromedários, sério mesmo) não há nada de mais (E provavelmente a última vaga também não terá surpresas… Talvez a Mallu Magalhães).
Balanço geral
Porra, vai ser foda… No sentido ruim mesmo. Tem boas atrações, claro, mas a quantidade de porcaria é muito maior: Tira o brilho das coisas realmente boas. Só um safado coloca tanta coisa ruim assim e com um único motivo: Dinheiro (É óbvio). Entendo perfeitamente que há MUITOS gastos num projeto como esse, mas isso não é desculpa para lotar a coisa com tudo que é lixo só porque chama a atenção… Malditos filhos da puta que querem ter grana no cu e malditos filhos da puta que dão o dinheiro para aqueles filhos da puta.
O ponto principal é, obviamente, o estilo das atrações: Quase não é rock aí. Não contei, mas tenho absoluta certeza que não passa de 40% do total de artistas. Nas outras edições tivemos AC/DC, Paralamas do Sucesso, Iron Maiden, o próprio Frejat (Quando vivo, durante a época do Barão Vermelho), James Taylor, Ozzy Osbourne, Queen, Scorpions, Whitesnake, Rod Stewart, Faith No More, Judas Priest, A-Ha, Megadeth, Billy Idol, Oasis, R.E.M, Ira!, Foo Fighthers, Cássia Eller e vários outros. Claro que tivemos porcarias (Como Sandy e Junior e a Britney Spears), mas foram minoria: Tinha rock, rock com qualidade, nas outras edições. E essa lista são só das edições no Rio de Janeiro: Não fazem sentido o Rock in Rio Lisboa nem o Rock in Rio Madrid, é tosco, ridículo, mas acho que nenhum deles teve uma programação tão ruim quanto a deste ano (E se teve, isso explica porque voltaram para o Brasil esse ano).
Não fui em nenhuma das edições anteriores (Fui para o Rio em 2001, durante o Rock in Rio, e sequer vi o local do evento) e estou com uma grande dúvida se vou este ano… Falem aí se vocês vão ou se vão mandar o Roberto Medina tomar no cu (Merecidamente). Ah, “voltei” é o caralho, o Rock in Rio morreu em 2001.
Leia mais em: Matérias - Música, Programação, Roberto Medina, Rock in Rio