Temporada 2009/2010 – Canal NBC

Sit.Com terça-feira, 12 de maio de 2009

Em maio não temos somente as season finales das séries americanas, ao longo do mês temos o anúncio dos canais americanos (CBS, NBC, ABC, FOX e CW) da televisão aberta para o que apresentarão na temporada 2009/2010. Na semana passada o canal NBC, talvez o canal mais judiado da temporada, pois nada em sua programação estourou e ainda viu suas séries mais hypadas perderem audiência, como Heroes, fez o anúncio da sua nova programação revelando as estréias e renovações, ainda que faltando a palavra final em alguns shows (programado para o dia 19/05).

Para a próxima temporada o canal programou a estréia de 6 novas séries, ainda em horários não revelados, são 4 dramas e 2 comédias. Antes da estréia vamos ver o que restou da grade deste ano do canal:

RENOVADAS:

  • 30 Rock
  • The Biggest Loser (reality show)
  • The Celebrity Apprentice (reality show)
  • Friday Night Lights
  • Heroes
  • Law & Order: Criminal Intent
  • Law & Order: SVU
  • Medium
  • The Office
  • Parks and Recreation (que estrou recentemente)
  • Southland (série também estreante do midseason)

CANCELADAS:

  • Kath & Kim
  • Kings
  • Knight Rider (Supermáquina)
  • Life (infelizmente)
  • Lipstick Jungle

ESPERANDO…

  • Chuck (torcendo os dedos!)
  • Law & Order
  • My Name is Earl

ESTREANTES:

PARENTHOOD: aposta do canal para o gênero dramédia (comédia+drama) é baseado no filme homônimo de 89 que aqui se chamou O Tiro que Não Saiu pela Culatra, com Steve Martin no elenco. A trama mostra a história dos Bravermans – Sarah, Adam, Crosby e Julia – quatro irmãos adultos, lidando com as dores de cabeça, os amores e as inesperadas alegrias em serem pais. O elenco chama a atenção com nomes como Peter Krause (A Sete Palmos e, na recém cancelada, Dirty Sexy Money), Maura Tierney (E.R.), Erika Christensen (do filme Traffic) e Craig T Nelson (ator veterano de inúmeras séries). Não acho que a série tem muito potencial, vai depender muito do horário (e dos concorrentes) e da empatia do publico (maioria feminino) com o elenco e a trama.

MERCY: como o canal perdeu sua série médica, E.R., agora aposta em duas séries do gênero com abordagem um pouco (mas somente um pouco) diferente. No primeiro caso, Mercy, mostra a rotina de um hospital sobre os olhares das enfermeiras. Veronica Callahan é uma dessas enfermeiras. Ela acabou de voltar para o Mercy Hospital após passar um tempo no Iraque, e sabe mais medicina do que todos os residente juntos. Juntamente com as colegas enfermeiras Sonia e Chloe, vão lidar diariamente com traumas e questões sociais de vida e amor, dentro e fora do hospital. No elenco, a gatinha Michelle Trachtenberg (Buffy e Gossip Girl).

TRAUMA: nesta segunda série do gênero a abordagem será com mais adrenalina pois a série aposta na adrenalina do mundo dos paramédicos. Quando acontece algum acidente, a equipe do San Francisco General é a primeira a aparecer no local, se locomovendo por terra, por água ou pelo mar, para socorrer as vítimas o mais rápido possível. Nas alturas ou nas profundezas da cidade, estes heróis têm que enfrentar condições extremas para salvar vidas – e lidar com as suas durante o processo. No elenco, alguns atores de cinema como, Derek Luke (Voltando a Viver), Cliff Curtis (10000 AC) e Anastasia Griffith (que está em Damages). A série como aposta mais na ação dos eventos me parece ter uma vida mais “fácil” do que Mercy, já que atinge um público maior, é conferir.

DAY ONE: mesmo que seja primo da série (fracassada em audiência) Jericho, confesso que tenho um fraco por tramas apocalípticas como promete ser esta série. Na trama, após um evento mundial que devasta a infra-estrutura do mundo, um pequeno grupo de sobreviventes tenta reconstruir a sociedade e descobrir a razão do que aconteceu e o que o futuro os reserva. Contada pela visão de um grupo de vizinhos de um prédio na Califórnia, esta jornada de sobrevivência vai mostrar-nos que a esperança é encontrado na menor das vitórias e heróis são nascidos a cada dia. Não dá pra se empolgar muito, vide Jericho, mas merece uma conferida com certeza.

COMMUNITY: comédia que parece ter uma trama discreta mas que pode conseguir alavancar sua audiência pelo tema e pelo participação do excelente comediante Chevy Chase (que recentemente participou de Chuck). Na trama, sempre foi dito que universidades comunitárias são um meio escolar para perdedores, um workshop de auto-estima para donas-de-casa recém divorciadas e um lugar onde pessoas velhas vão para manter sua mente ocupada enquanto esperam pela morte. Bem, no Greendale Community College… Isso tudo é verdade! “Community” é focada em um grupo de desviados, onde o líder é um advogado que teve o grau revogado. Eles formam um grupo de estudo, onde acabam aprendendo mais sobre si mesmo do que sobre a matéria cursada.

100 QUESTIONS: outra comédia sem grandes expectativas , como quase todos os programas do canal, inclusive lembra a cancelada The Ex-List (da CBS), aqui James Burrows (Will & Grace e Friends), vencedor do Emmy, dirige essa nova comédia que tem como escritor e produtor executivo, Christopher Moynihan (For Your Consideration), que fornece respostas hilariantes para 100 perguntas sobre o amor. Charlotte Payne (Sophie Winkleman) está à procura de amor e já rejeitou várias propostas de casamento — mas ela ainda tem que encontrar o homem certo. Quando ela se junta a um popular site de relacionamentos, ela recebe uma pequena ajuda de seu conselheiro amoroso Ravi (Amir Talai), que pede para ela responder um teste de compatibilidade com 100 perguntas. As questões não são fáceis para Charlotte responder, e cada uma requer que ela conte uma experiência de sua vida ao lado dos amigos Leslie (Elizabeth Ho), Jill (Joy Suprano), Mike (Christopher Moynihan) e Wayne (David Walton). O teste torna-se uma jornada de auto-descoberta para Charlotte, que a começa a perceber o que ela realmente deseja em um relacionamento.

Obs.: que este ano já não foi muito feliz para o canal NBC, todos sabemos, mas é quase aposta certa que dificilmente com estas novas estréias o canal voltará a seu antigo patamar de canal mais asistido, como  na época de séries como Seinfeld, Frasier, Friends e ER (em aureos tempos), ou estou enganado?

Leia mais em: , , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

confira

quem?

baconfrito