Top 30 – Citações Clássicas

Clássico é Clássico segunda-feira, 06 de abril de 2009

Minha motivação para escrever essa coluna, se deveu a este post que recebi algum tempo atrás aqui.

cara,

essa é, possivelmente, a melhor lista sobre cinema da (sic) blogosfera brasileira.

esses dias eu vi uma sobre frases e comentei (admito que meio arrogantemente) que achava foda essas listas de quem não viu grandes clássicos ou não conhece alguns grandes diretores.

a lista, sobre frases de cinema, tinha nas três primeiras posições frases do cavaleiro das trevas. cara, eu sou o primeiro a elogiar o cavaleiro das trevas, mas ignorar mais de 100 anos de cinema porque você não conhece é foda.

enfim, parabéns!

Além dos elogios, muito bem vindos, o que me deixou satisfeito foi justamente a posição crítica do leitor. Como ele mesmo disse uma lista que se compromete a falar das mais marcantes frases/citações do cinema, não pode ser feita desconsiderando os 115 anos (ou cerca de 85, contando a partir do cinema falado) de existência da 7ª arte. Não desmerecendo ninguém, já que se trata de uma tarefa difícil, eu resolvi fazer uma lista que condiz mais com todas essas história. Além disso, como eu acredito que não adianta apenas jogar um bando de citações e não situar o leitor, eu fiz uma breve explicação sobre cada uma, o que gerou uma coluna imensa. Por isso “degustem” esse texto, tentem dar a importância que cada uma dessas frases merece.
Aqui estão os meus critérios de seleção:

1) Apenas citações que ficaram marcadas devido as telonas.
Ou seja, “Ser ou não ser” de Hamlet ou “Elementar, meu caro Watson” de As Aventuras de Sherlock Holmes não foram consideradas.

2) Será escolhida apenas uma citação por filme.
Filmes como Casablanca e E o Vento Levou… têm infinitas citações inesquecíveis. Por isso coloquei esse restrição: quanto mais filmes lembrados, melhor.

3) Os critérios de escolha serão:
– A magnitude (peso, impacto) da citação.
– O seu reconhecimento por aqueles que viveram na época do filme.
– O quanto ela representa pra quem a escutou.

Obs.Eu sei que você acha um absurdo terem citações de filmes que vocês nunca ouviram falar e não ter “My precious” do Senhor dos Anéis – As Duas Torres, mas nada posso fazer se a história do cinema não se restringe as últimas duas décadas. E eu não esqueci das palavras de Tony Montana, Dirty Harry, Stallone Cobra, Hannibal Lecter ou do Monty Python, mas infelizmente tive que deixar várias de fora.

And here… we… go!

Menções Honrosas (não são citações, mas não podem ficar de fora da lista)

#1

To be Continued

De Volta para o Futuro (Back to the Future)
Essas três palavras no final do filme foram o suficiente para fazer milhares de jovens esperar por longos anos por uma continuação.

#2

I’m singing in the rain…

Cantando na Chuva (Singin’ in the Rain) e Laranja Mecânica (Clockwork Orange)
O que seria “apenas” a música mais famosa da história do cinema, foi novamente imortalizada de forma cruel no clássico de Kubrick. Detalhe: esta foi escolhida por ser a única música que o protagonista Malcolm McDowell conhecia de cor.

Top 30 – Citações Clássicas

30.

Keep your friends close, but your enemies closer.

Poderoso Chefão 2 (The Godfather 2)
SAP: Mantenha seus amigos por perto, e seus inimigos mais perto ainda.
Michael Corleone nos ensina a principal regra da máfia, que ficou eternizada no vocabulário de todos que já assistiram a essa obra prima.

29.

I’m sorry. I’m afraid I can’t do it.

2001 – Uma Odisséia no Espaço (2001 – A Space Odissey)
SAP: Me desculpe. Eu receio que não possa fazer isso.
A mensagem de Hal-9000, o computador que se rebelou contra os humanos, é tido como um dos momentos mais tensos do cinema.

28.

Hasta la vista, baby.

Exterminador do Futuro 2 (Terminator 2)
Com apenas 4 palavras e uma capacidade de interpretação limitada o ex-miss universo se tornou um dos atores mais famosos de sua época. Sua popularidade é tão grande que Arnold é o atual governador do estado mais rico do país mais rico do mundo.

27.

You’re gonna need a bigger boat.

Tubarão (Jaws)
SAP: Você vai precisar de um barco maior.
A frase resume perfeitamente a tensão gerada pelo filme que “criou” os blockbusters.

26.

Choose Life. Choose a job. Choose a career. Choose a family. Choose a fucking big television, choose washing machines, cars, compact disc players and electrical tin openers. Choose good health, low cholesterol, and dental insurance. Choose fixed interest mortgage repayments. Choose a starter home. Choose your friends. Choose leisurewear and matching luggage. Choose a three-piece suite on hire purchase in a range of fucking fabrics. Choose DIY and wondering who the fuck you are on Sunday morning. Choose sitting on that couch watching mind-numbing, spirit-crushing game shows, stuffing fucking junk food into your mouth. Choose rotting away at the end of it all, pissing your last in a miserable home, nothing more than an embarrassment to the selfish, fucked up brats you spawned to replace yourselves. Choose your future. Choose life… But why would I want to do a thing like that? I chose not to choose life. I chose somethin’ else. And the reasons? There are no reasons. Who needs reasons when you’ve got heroin?

Trainspotting
SAP: Blá blá blá. Quem precisa de razões (para viver) quando se tem heroína?
Arrebatador. É dessa forma que podemos definir um dos monólogos mais famosos da história recente do cinema.

25.

Well, nobody’s perfect.

Quanto mais quente melhor (Some like it Hot)
SAP: Bom, ninguém é perfeito.
Considerado por alguns o filme americano mais engraçado já feito, também foi o responsável por levar Marylin Monroe ao status de lenda. A frase em questão encerra o filme com chave de ouro.

24.

Toto, I’ve got a feeling we’re not in Kansas anymore.

O Mágico de Oz (The Wizard of Oz)
SAP: Toto, eu tenho o pressentimento que não estamos mais no Kansas.
A constatação de Dorothy era o prenúncio de uma das aventuras mais fantásticas e lendárias da história do cinema

23.

E.T. phone home

E.T.
SAP: E.T. Telefone Casa
Uma imagem que com certeza marcou a infância de muitos… era Spielberg mostrando que tinha vindo pra fazer história.

22.

Listen to them. Children of the night. What music they make.

Drácula
SAP: Escute eles. Crianças da noite. Que música eles fazem.
O imortal drácula de Bela Lugosi me faz ter pena da nova geração que precisa aguentar vampiros purpurinados de Crepúsculo.

21.

You don’t understand! I coulda had class. I coulda been a contender. I could’ve been somebody, instead of a bum, which is what I am.

Sindicato de Ladrões (On the Waterfront)
SAP: Você não entende. Eu podia ter tido classe. Eu podia ter sido um lutador. Eu podia ter sido alguém, ao invés de um vagabundo, o que eu sou agora.
A cena em que Marlon Brando faz esse diálogo é usada até hoje como referência nas escolas de interpretação.

20.

I’m as mad as hell, and I’m not going to take this anymore!

Rede de Intrigas (Network)
SAP: Eu estou enfurecido como o inferno, e eu não vou continuar aguentando isso.
Foi devido a cena em que faz esse desabafo (que é muito mais longo na íntegra) que Peter Finch se tornou o primeiro ator a ganhar um Oscar póstumo.

19.

Mrs. Robinson, you’re trying to seduce me. Aren’t you?

A primeira noite de um homem (The Graduate)
SAP: Senhora Robinson, você está tentando me seduzir. Não está?
Não seria exagero dizer que foi com a mistura de inocência e desejo (se tratava de um jovem pronto pra perder a virgindade com uma coroa enxuta) que Dustin Hoffman atribuiu a seu personagem nessas linhas, que o lançaram para o estrelato.

18.

Here’s Johnny!

O Iluminado (The Shinning)
Em uma das mais famosas cenas da história, Jack Nicholson imortaliza sua cara de psicótico dando um novo sentido a apresentação de Johnny Carson do The Tonight Show.

17.

Wait a minute, wait a minute. You ain’t heard nothin’ yet! Wait a minute, I tell ya! You ain’t heard nothin’!

O Cantor de Jazz (The Jazz Singer)
SAP: Espere um minuto, espere um minuto. Vocês ainda não ouviram nada! Espere um minuto, estou falando. Vocês ainda não ouviram nada.
Basta dizer que essa frase foi proferida durante o primeiro filme com som (integral) da história.

16.

Why so serious ?

Batman – O Cavaleiro das Travas (The Dark Knight)
SAP: Porque tão sério?
Frase repetida ad eternum na maior campanha viral já feita por um filme, e bordão de um dos maiores antagonistas dos últimos anos.

15.

Houston, we have a problem.

Apollo 13
SAP: Houston, nós temos um problema.
Esta frase ficou tão famosa que a maioria das pessoas acha que ela foi realmente dita. Na verdade a inspiração foi do relatório da NASA que dizia “We’ve had a problem” (Nós tivemos um problema).

14.

There’s a passage I got memorized, seems appropriate for this situation: Ezekiel 25:17. “The path of the righteous man is beset on all sides by the inequities of the selfish and the tyranny of evil men. Blessed is he who, in the name of charity and good will, shepherds the weak through the valley of darkness, for he is truly his brother’s keeper and the finder of lost children. And I will strike down upon thee with great vengeance and furious anger those who attempt to poison and destroy my brothers. And you will know my name is the Lord when I lay my vengeance upon thee!

Pulp Fiction
SAP: Há uma passagem que eu memorizei, me parece apropriada para esta situação: Ezequiel 25:17. “O caminho do homem justo é rodeado por todos os lados pelas injustiças dos egoístas e pela tirania dos homens maus. Abençoado é aquele que, em nome da caridade e da boa-vontade pastoreia os fracos pelo vale da escuridão, pois ele é verdadeiramente o protetor de seu irmão e aquele que encontra as crianças perdidas. E Eu atacarei, com grande vingança e raiva furiosa aqueles que tentam envenenar e destruir meus irmãos. E você saberá: chamo-me o Senhor quando minha vingança cair sobre você
Só mesmo um filme do Tarantino pra propiciar uma cena em que um matador recita um longo trecho da bíblia antes de realizar seu ofício. Ainda mais quando o matador é o “supah cool nigah” Samuel O. Jackson. E melhor ainda quando descobrimos que não tem nada disso na bíblia.

13.

Mama always said life was like a box of chocolates. You never know what you’re gonna get.

Forrest Gump
SAP: Mamãe sempre me disse que a vida é como uma caixa de bombons. Você nunca sabe o que vai tirar.
Uma metáfora perfeita do filme. E da vida.

12.

Oh, no, it wasn’t the airplanes. It was Beauty killed the Beast

King Kong
SAP: Não. Não foram os aviões. Foi a Bela que matou a Fera.
A explicação da morte do macacão não poderia demonstrar melhor a destruição que um rosto bonito pode causar.

11.

Rosebud

Cidadão Kane (Citizen Kane)
A última palavra de Charles Foster Kane antes de morrer, também é a base do roteiro do considerado melhor filme da história.

10.

Fasten your seatbelts. It’s going to be a bumpy night

A Malvada (All About Eve)
SAP: Apertem os cintos. Esta vai ser uma noite agitada.
Quando Margo Channing, personagem de Bett Davis, proferiu essas palavras, não tinha idéia do agito que a esperava em um dos mais marcantes clássicos do cinema.

9.

Gentlemen, you can’t fight in here! This is the War Room!

Dr. Fantástico (Dr. Strangelove)
SAP: Cavalheiros, vocês não podem brigar aqui! Esta é a Sala de Guerra!
Dita por um atônito presidente dos EUA, esta frase resume bem o sacarsmo deste que eu considero a obra prima de Kubrick.

8.

I love the smell of napalm in the morning!

Apocalipse Now
SAP: Eu amo o cheiro de napalm pela manhã!
Nada sintetiza tão bem as loucuras da guerra do que essa frase do tenente Bill Kilgore, interpretado por Robert Duvall, aos seus soldados.

7.

I am big! It’s the pictures that got small.

Crepúsculo dos Deuses (Sunset Blvd.)
SAP: Eu sou grande. Os filmes é que ficaram pequenos.
Apesar de anteceder um momento ainda mais dramático, nessa obra que trata da decadência das estrelas do cinema mudo com a chegada do som, a frase resume a genialidade de Billy Wilder em um dos melhores (arrisco dizer, se não o melhor) filmes já feitos.

6.

Bond. James Bond.

007 Contra o Satânico Dr.No (Dr.No)
Ninguém esperava que essa frase proferida por Sean Connery, ao som da música tema, desse início a uma das mais duradouras séries cinematográficas da história só perdendo pra Em Busca do Vale Encantado.

5.

May the Force be with you.

Star Wars Ep.IV
SAP: Que a força esteja com você.
O apoio moral de Han Solo se tornou o lema de milhares de nerds pelo mundo inteiro, cuja adoração já ultrapassou gerações.

4.

Frankly, my dear, I don’t give a damn.

E o vento levou… (Gone with the Wind)
SAP: Francamente meu amor…. tô poco me fudendo.
Esse famoso épico é responsável por diversas frases marcantes. Mas nenhuma se compara a finesse do personagem de Clark Gable demonstrando que, de fato, o romance havia acabado.

3.

I’ll make him an offer he can’t refuse.

Poderoso Chefão (The Godfather)
SAP: Vou fazer uma oferta que ele não pode recusar.
A lendária frase de Don Corleone imortalizou a visão que temos da máfia até hoje. Além de ter moldado o caráter de muita gente.

2.

Louis, I think this is the beginning of a beautiful friendship.

Casablanca
SAP: Louis, eu acho que esse é o começo de uma linda amizade.
Vamos ser sinceros. Casablanca é emblemático, e por mais “água com açucar” que seja não é a toa que temos um quadro chamado Bogart é Tanga. São tantas as frases eternizadas, que na minha lista inicial haviam cinco citações. Para ser justo escolhi aquela que coloca a cereja no topo desse clássico.

1.

Life moves pretty fast. If you don’t stop and look around once in a while, you could miss it.

Curtindo a Vida Adoidado (Ferris Bueller’s Day Off)
SAP: A vida passa muito rápido. E se você não parar de vez em quando para vivê-la, quando perceber ela já terá passado.
Antes de A Sociedade dos Poetas Mortos deixar iconizado a idéia do Carpe Diem (Aproveite o Dia), Ferris Bueller já havia ensinado a lição mais importante que uma pessoa pode aprender: a vida é uma oportunidade única, para se divertir, arriscar, experimentar, aproveitar, curtir. E se você deixar ela passar em vão, não terá como recuperar o tempo perdido.

“0”.

… You’re still here? It’s over!

Curtindo a Vida Adoidado (Ferris Bueller’s Day Off)
SAP: …Vocês ainda estão aqui? Acabou!

Leia mais em: , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

confira

quem?

baconfrito