10 histórias com Tatuagem

Cinema, HQs, Televisão segunda-feira, 15 de março de 2021

Durante muito tempo, a tatuagem foi vista como algo marginalizado, associado ao que a sociedade ocidental julga como errado, feio e sujo e isso tem a ver com os povos tribais e o cristianismo, a boa e velha cagação de regra bíblica do homem branco que acha ser o portador de toda a verdade universal. Porém, em algum momento as coisas mudaram e hoje a tatuagem é vista pela grande maioria como apenas mais um procedimento estético e, acredito eu, que muito dessa aceitação tem a ver com a cultura pop.

No Brasil, a tatuagem começou a se popularizar quando o surfista Petit tornou-se ícone da geração saúde nos anos 80 e influenciou surfistas e jovens da classe média a se tatuarem. Depois disso, a tatuagem passou a ser vista em novelas e séries brasileiras, e como o Gnu bem disse no podcast que gravamos sobre histórias de tatuagem, basta aparecer na novela que deixa de ser errado e passa a ser legal.

Na cultura pop em geral, personagens tatuados sempre foram os mais maneiros. Seja o Shiryu em Cavaleiros do Zodíaco, o Hiei em Yu Yu Hakusho ou o Constantine com suas tatuagens mandingueiras no filme de 2005. Atrizes e atores ostentando suas tatuagens também ajudaram bastante nessa popularização, sem falar nos jogadores de futebol e o futebol em si, que sempre que algum time é campeão formam-se filas nos estúdios de tatuagem pra marcar na pele o troféu ou o jogador do ano. Pensando nisso tudo, resolvi listar aqui então 10 “coisas” da cultura pop onde a tatuagem possui certa importância na história.

Os Instrumentos Mortais

Esse aqui é um tanto quanto controverso, já que não sei se entra na categoria tatuagem, mas o jovens guerreiros do livro/série, marcam a pele com símbolos mágicos que concedem a eles poderes especiais. “Porra, Jo, se marca a pele e tatuagem”. Sim e não. Porque os símbolos desaparecem depois de um tempo e são feitas através de um objeto mágico, então sim, pode até ser tatuagem, mas é de hena.

Supernatural

Eu sei, eu sei. Supernatural não tem moral pra estar nem em listas de piores coisas. Eu acompanhei durante 15 anos, então falo com propriedade. Mas não há como negar que a tatuagem anti-possessão demoníaca dos Winchesters marcou (Literalmente) os fãs da série.

Blindspot

A série mais recente dessa lista conta a história de uma mulher desmemoriada com o corpo completamente tatuado que passa a trabalhar com a polícia, já que o significado de suas tatuagens ajudam a solucionar os crimes que estão ocorrendo na cidade.

Cavaleiros do Zodíaco

Apesar de tatuagens não serem o grande foco aqui, não há como negar que o dragão nas costas de Shiryu é uma das tatuagens mais marcantes e lembradas de toda a cultura pop. Além disso, ter uma tatuagem que começa a desaparecer quando você tá quase morrendo é uma ótima forma de alertar os amigos que tá na hora de separar a briga ou pelo menos entrar na voadora. A real é que aquela tatuagem estava ali apenas pra dizer que o Shiryu era chinês.

Prison Break

Assim como Blindspot, Prison Break erra ao tratar sobre cicatrização e os cuidados que uma tatuagem, principalmente do tamanho de Michael Scofield precisa. O cara tatua o mapa da prisão no corpo inteiro e cinco dias depois vai pra cadeia levar porrada e tentar salvar o irmão. Ah, e tem a parte que ele remove a tatuagem numa única sessão. Apesar de todos esses erros, a série inspirou muitas pessoas a fecharem as costas como o personagem. Pelo menos no estúdio em que trabalhei, toda semana aparecia igual querendo fazer um trampo tipo “o maluco de Prison Break”.

Sons of Anarchy

Sons of Anarchy trata a tatuagem como algo sério, com um significado forte e consequências pesadas para quem não honra o símbolo que carrega. O símbolo do moto clube não pode ser tatuado aleatoriamente, mas precisa ser merecida. Além disso, as consequências pra quem a possui e vacila é tão agonizante (Faca ou fogo?) que se eu tivesse que tatuar esta merda seria bem pequenininha.

X-Men

Nos quadrinhos, Bishop vem de um futuro distópico onde os mutantes são caçados, aprisionados e marcados com um M no rosto para diferencia-los dos humanos. É uma referência aos campos de concentração, onde os judeus também eram marcados pelos nazistas.

Amnésia

Um dos melhores filmes do Nolan, Amnésia conta a história de um sujeito com problema de memória que tatua dicas no próprio corpo pra desvendar um mistério que basta cê assistir o filme de trás pra frente pra entender. E sinceramente, só perdendo a memória pra você mesmo ficar se tatuando toda hora.

Dragão Vermelho

Prequel de O Silêncio dos Inocentes, a história gira em torno do detetive Will Graham, que pede ajuda a Hannibal Lecter para deter o serial killer Francis Dolarhyde, conhecido como Dragão Vermelho por causa da tatuagem que tem nas costas, que tinha todo um rolê relacionado com Lúcifer e foi responsável pela moda na metade da década de 90 de tatuagens “satânicas”.

Moana

Aqui a tatuagem maori é mostrada em seu sentido original pelo ponto de vista dos povos polinésios, servindo para contar a história e os feitos de quem as possui, como a mais que divertida música You’re Welcome evidencia. Por volta de 2010, a tatuagem maori tornou-se moda no Brasil e é possível que você conheça alguém com uma tartaruguinha ou um sol maori em algum lugar do corpo. Nós tivemos uma conversa bem informativa sobre a origem dessas tatuagens e seus significados no Papo Loki (Meu podcast) essa semana, que eu acho que vale muito a pena ser ouvida se você pretende fazer alguma tatuagem que pertença a alguma outra cultura que não seja a sua.

Apesar de estar popular a ponto de ser utilizada em uma animação infantil e símbolos do infinito, palavrinhas como resiliência e gratidão, nomes dos pais/namoradas e até mesmo braços fechados (Mais no caso dos homens, infelizmente), e serem muito mais aceitas atualmente, ainda há muito o que se desconstruir dessa visão ultrapassada de marginalização da tatuagem. No ocidente, a tatuagem hoje em dia nada mais é do que apenas mais um procedimento estético. É como usar uma lente de contato de outra cor, ou usar maquiagem, tem a ver com auto estima e até mesmo ego, então relaxa aí e deixa o povo se tatuar em paz.

Leia mais em: , , , , , , , , , , , , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

confira

quem?

baconfrito