7 Motivos pro OnLive dar errado – Parte 1

GameFreaks terça-feira, 28 de julho de 2009

Ok, OnLive parece ser o futuro e tudo mais, blá blá blá, whiskas sachê. Se quiser saber o que é o OnLive, olha o site oficial e esse post do Atillah aqui.

Bom, me baseei no que os caras dizem nessa páginas do site, “how OnLive works”, no FAQ deles (Vai lá e procura no site oficial, vagaba) e no que eu ouvi falar sobre. Antes de começar, devo dizer que as informações no site ou tão muito escondidas, ou muito limitadas, mesmo. Enfim, comecemos…

Primeiro motivo: Conexão à internet
Claro que, em países de primeiro mundo, a internet 3G é maravilhosa e blá blá blá, e, como sabem, o OnLive NECESSITA de internet pra funcionar. Logo, se você quiser levar pro interior, quando for visitar aquele seu tio gordo e carnívoro, numa churrascada regada à cerveja, pra quando a carne acabar e a cerveja estiver quente, fail. Talvez lá não tenha internet, e se tiver, não deve ser tão rápida OU estável. Já os nossos consoles atuais NÃO precisam da internet pra funcionar. É opcional jogar online ou não.
Mas, claro, isso só é um ponto negativo em países como o nosso.
Porém, todavia, entretanto, a necessidade de conexão à internet pode SIM trazer muitas dores de cabeça pra futuros donos de OnLive (se o troço realmente sair). Ah, sim, no site diz que pra resolução normal de TV, é necessário no mínimo 1.5mega de velocidade. E se for HDTV, 5mbs. É, razoável até.

Segundo motivo: Franquias
A Microsoft, Sony e eu diria PRINCIPALMENTE a Nintendo não vão querer ser jogadas de lado assim. Principalmente a Nintendo porque ela tá praticamente NADANDO em dinheiro por causa do Wii, e obviamente VAI querer mais. E então, prevejo que as franquias se tornarão cada vez mais comuns e apelativas. Não duvido nada que veremos franquias exclusivas pra mais de um console. Basicamente seria como se juntar com o inimigo pra destruir um inimigo mais forte. Coisas como “God of War – PS3 and Xbox 360 exclusive” ou algo assim. Marketing apelativo será comum, e as franquias vão ser exploradas AO MÁXIMO. Se você espera comprar um OnLive pra jogar Gears, Final Fantasy, God of War ou Mario, pode esquecer. Também posso apostar com vocês que, se sair jogos bons multiplataformas, com toda certeza suas continuações serão franquias exclusivas de uma das três gigantes dos games.

Terceiro: Servidores não são baratos
Não há estimativa de preço do OnLive, mas os servidores fodásticos onde os jogos serão rodados NÃO serão baratos. E, se OnLive for tudo que eles prometem, também será difícil atender a demanda de jogadores.
Pensem comigo: Um servidor deles deverá custar no mínimo 2000US$~3000US$.
E no mínimo chutando BAIXÍSSIMO. Pra provar o que eu disse, fui lá no site da AlienWare. Desktops e Notebooks AlienWare são tudo o que os nerds pediram pro Papai Noel. Enfim, eu fui lá e montei o melhor desktop possível e imaginável que eu podia lá.

alienwareAlguém me dá?

Pois é, a lindeza aí em cima conta, basicamente, com isso:
O processador é um Intel Core i7-975 Extreme 3.86GHz e 8MB de cache.
A fonte é de 1200Watt MultiGPU da própria AlienWare
Tem duas placas de vídeo Nvidia GeForce GTX 295 de 1,792mbs cada. A placa GTX 295, pra quem não sabe, conta com duas GPUs. Basicamente, são duas placas GTX 290 dentro de uma. Ou seja, você teria quatro placas GTX 290 dentro do seu desktop. Seu queixo caiu no chão, pega de volta. Também coloquei um video performer da própria AlienWare.
Pus 24gbs de memória RAM DDR3
A placa mãe é uma Intel X-58
Coloquei um HD interno de 750gb com Data Security e dois HDs externos de 1TB cada. Os dois com 7200 RPM, o interno com 16mbs de cache cada.
Coloquei o pior drive de disco, depois calculamos o preço que ele custou. Não é necessário drives de disco num servidor, imagino. Acredito que os jogos serão passados por flashcards.
O desktop já veio com mouse, headset e teclado, depois calculamos o preço deles também.

Enfim, o preço disso tudo saiu, olha só, 8089 dólares. Vamos então, estimar que dois mil dólares tenham sido o chassi, o headset, teclado, mouse e mais umas coisas desnecessárias que não tem como tirar. Então, o tal do desktop fodão, que seria o “servidor”, saiu por 6000 dólares. Digamos que com uns descontos, consigamos por 5000.

Vamos estimar que, vá lá, cinco jogos podem ser rodados por vez em cada um dos servidores. Já dá 1000US$ pra cada jogador que jogará no OnLive. E sim, eles PRECISARÃO ter todos esses servidores. Claro que nenhum dos OnLives ficará 24 horas por dia, 7 dias por semana ligados, mas se eles não tiverem um número razoável de servidores, quando algum jogo de impacto for lançado ou coisa assim, os servidores podem se congestionar e tenho certeza de que eles terão problemas com a justiça por não cumprirem o que prometeram. Já pensou, lançou o novo jogo fodão, lá, que cê esperava faz meses. Cê chega do trabalho e tudo que você pensa é: “Vou enterrar minha bunda nesse sofá, ligar meu aparelhinho e jogar aquela merda até cair o cu da bunda (PS: Aconteceu com o Juno, por isso ele não tem cu).” Aí você liga o OnLive e vem uma mensagem na tela: “Servidores congestionados, impossível de conectar. Tente novamente mais tarde.” Nada legal, né? Pois é. E por esse motivo, eles precisarão ter uma oferta absurdamente grande de servidores, o que, como eu já disse, irá aumentar o preço dos consoles. Pra se ter uma idéia, um XBox 360 nos EUA tá em torno de 250US$. Só pelo servidor do OnLive você pagará pouco mais de 1000US$, mais, vá lá, uns vinte dólares pelo aparelho e uns trinta pelo controle, o console pode chegar a cerca de 1050 dólares. DE CUSTO.
Considerando que OnLive AINDA é uma empresa e por isso precisa ter LUCRO, não duvidaria se o console chegasse às lojas por mais de 1500 dólares.

web_mc_controller“Somos o futuro da nação! Geração Coca-Cola!”

Então, pessoal, acredito que esses sejam os 3 primeiros motivos pra OnLive não dar certo. Dividi o post em dois porque, bem, eles ficaram gigantes. Semana que vem tem mais! Ah, e sim, fiquei ausente da minha coluna por bastante tempo. Não que alguém tenha notado, claro. Mas espero voltar com ela à toda força.

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