Estreias da Semana – 18/07/2024
Hora do Massacre (Wake Up)
Com: Turlough Convery, Benny Opoku-Arthur, Jacqueline Moré, Tom Gould, Alessia Yoko Fontana, Kyle Scudder, Charlotte Stoiber, Aidan O’Hare, Daniel Lundh e Gary Anthony Stennette
Quando um grupo de ativistas resolve invadir uma superloja de móveis para protestar pelo uso de madeira de lei nos móveis, o negócio dá errado quando eles ficam presos lá. E não é só isso: O segurança da loja tem uma obsessão nada saudável por caça, e vai fazer desse evento seu safari pessoal e sangrento.
Eu odeio o conceito de “vilão sobrenatural” mesmo quando a premissa é mundana. Tirando isso, parece melhor que a média.
Hachiko: Para Sempre (Hachiko)
Com: Hansi Zhang, Jugang Bai, Joan Chen, Eponine Huang, Bo Qian e Xiaogang Feng
Remake chinês do original de 1987 [Que não é o filme do Richard Gere], temos aqui a história de Chen Jingxiu, um professor universitário que encontra um filhote de cachorro perdido voltando do trabalho. Chen decide cuidar do animal até encontrar um dono apropriado, a despeito das reclamações de sua esposa, Li. Mas quando o bicho vem com uma peça de mahjong na boca, ele ganha o coração da família e seu nome: Ba Tong. Acostumado a acompanhar seu dono até a estação de trem e retornar com ele após o trabalho, Ba Tong continua sua rotina, esperando o dono mesmo depois que ele falece no trabalho.
Se você não conhece essa história, e gosta de bicho, é bem provável que se debulhe em lágrimas assistindo o filme. Se conhece, vai chorar do mesmo jeito.
Greice
Com: Amandyra, Mauro Soares, Isabél Zuaa, Jesuíta Barbosa, Felipe De Paula, Luara Raio e Bruna Pessoa
Vivendo em Lisboa, a estudante Greice, de 22 anos, frequenta o curso de Belas-Artes. No começo do verão, ela conhece Afonso, e eles engatam um relacionamento, a despeito dele estar envolto em mistério. E depois dos dois serem responsabilizados por um acidente na festa de recepção dos calouros, Greice volta para Fortaleza, sua cidade-natal, pra renovar sua autorização de residência. Ela se hospeda num hotel, numa tentativa de evitar que sua mãe descubra o que aconteceu.
O estudante faz merda não importa de onde ele seja ou onde ele esteja, isso é um fato.
Divertimento
Com: Oulaya Amamra, Lina El Arabi, Niels Arestrup, Zinedine Soualem, Nadia Kaci, Laurent Cirade, Marin Chapoutot, Louis Damien Kapfer, Salomé Desnoues, Aurélien Carbou, Léonard Louf, Jonas Ben Ahmed, Louise Legendre, Martin Gillis, Adèle Théveneau, Rémi Lecomte, Emmanuel Coppey, Benoit Del Grande, Darline Saint Felix, Tifenn Giraudeau, Adèle Gal, Ambre Munié, Barbara Perez Solero, Pierre Xifaras, Leila Hilmi, Félicien Garcia, Laurence Pierre, Lionel Cecilio, Ariane Ascaride e Amine Lansari
Aos 17 anos, as irmãs gêmeas Zahia e Fettouma são apaixonadas por música clássica. Zahia quer ser regente em uma orquestra, e Fettouma violoncelista. Elas também tem o sonho de tornar música clássica acessível para todo mundo, mas isso não é fácil pra uma dupla de origem argelina morando na periferia parisiense. O que não as impede de tentar arduamente, culminando no projeto de criar sua própria orquestra: Divertimento.
Parece até historinha inventada pra fazer a galera se sentir bem, mas é baseada em fatos reais [Com uma adaptação aqui e ali, obviamente].
O Sequestro do Papa (Rapito)
Com: Paolo Pierobon, Fausto Russo Alesi e Barbara Ronchi
Bolonha, 1858. A casa da família judia Mortara é invadida pelos soldados da Guarda Suíça [Forças armadas do Vaticano], que levam Edgardo, o filho de seis anos. A lei papal proíbe que católicos sejam criados por judeus, e o garoto havia sido secretamente batizado por uma criada. Mas mesmo com os pais da criança lutando durante anos para recuperar o filho, e a opinião pública, o Papa Pio IX não se deixa convencer, num dos muitos episódios de religioso fazendo merda.
Eu, como grande divulgador do efeito borboleta, imagino que esse evento ae acelerou a unificação da Itália. E parece até que sequestraram o Papa, com essa tradução merda do título.
A Filha do Pescador (La Estratégia Del Mero)
Com: Nathalia Rincón, Roamir Pineda e Henry BarriosNathalia Rincón, Roamir Pineda e Henry Barrios
Morando sozinho numa ilha do caribe colombiano, Samuel vive da pesca submarina, sendo um mergulhador de ponta. Um dia, bate à sua porta sua filha Priscila, que ele não via há 15 anos, quando ela ainda era conhecida por Samuelito, antes de se descobrir transexual. Samuel não consegue aceitar Priscila, e ela não consegue perdoar alguns acontecimentos do passado do pai, mas tendo em vista que a filha precisa se esconder, eles são obrigados a se reaproximar.
Eu queria entender qual a dificuldade de deixar as pessoas serem felizes, ao invés de ficar alimentando o próprio ego com picuinha estúpida. E olha que de coisa estúpida eu entendo.
Leia mais em: A Filha do Pescador, Divertimento, Estreias, Greice, Hachiko: Para Sempre, Hora do Massacre, O Sequestro do Papa