Estreias da Semana – 21/11/2024
Herege (Heretic)
Com: Hugh Grant, Sophie Thatcher, Chloe East, Topher Grace, Elle Young, Julie Lynn Mortensen, Haylie Hansen, Hanna Huffman, Elle McKinnon, Anesha Bailey, Miguel Castillo, Stephanie Lavigne, Wendy Gorling, Carolyn Adair e River Codack
Quando Paxton e Barnes, duas jovens tentando converter novos fiéis conhecem o Sr. Reed, que aparenta estar interessado no que elas tem a falar, e talvez até a juntar-se ao rebanho, elas parecem ter encontrado alguém receptivo em meio à uma comunidade indiferente. Mas, ao adentrarem a casa de Reed, a dupla descobre que ele está querendo é brincar, com a fé e a vida delas, e ambas terão de questionar a própria fé e suas crenças, pra ver se sobrevivem.
Esse filme, aparentemente, é a representação do que muita gente faria, se pudesse, com a galera que bate cedo na sua porta domingo de manhã.
Wicked: Parte Um (Wicked: Part One)
Com: Ariana Grande, Cynthia Erivo, Jonathan Bailey, Ethan Slater, Bowen Yang, Marissa Bode, Michelle Yeoh, Jeff Goldblum, Bronwyn James, Adam James, Keala Settle, Colin Michael Carmichael e Aaron Teoh Guan Ti
Baseado no musical de mesmo nome, que foi baseado em um livro, baseado no livro original do Mágico de Oz, que gerou o filme original. A história aqui é como a Bruxa Boa e a Bruxa Má do Oeste vieram a se tornar quem são, já que elas estudaram juntas na Universidade de Shiz, sendo inclusive amigas na época. Mas quando as duas se encontram com o famigerado Mágico de Oz, o futuro de ambas vai ser definido de forma que elas não esperavam.
Eu não tinha nada contra nem a favor, até descobrir que é um musical. Aí eu descobri que, ao contrário do que o pôster indica, é só a primeira parte de um musical. Não, obrigado.
A Linha da Extinção (Elevation)
Com: Anthony Mackie, Morena Baccarin, Maddie Hasson, Danny Boyd Jr., Shauna Earp, Ian Hummel, David Malkoff, Dalila Orozco, Gregg S. Perry, James Anthony Perez, Drexel Malkoff e Mike Hickman
No mundo pós-apocalipse, um pai solteiro cria seu filho como pode, e ambos dividem moradia com duas mulheres, acima da linha de 8 mil pés [Ou 2438,4 metros]. Por qual motivo? Criaturas medonhas não passam essa linha arbitrária e foda-se. Mas obviamente a criança precisa de remédios que estão abaixo dessa linha, e lá vai a galera se arriscar pra conseguir pegar a encomenda. Vai dar certo? Provavelmente sim, mas com algumas baixas.
Que cheiro de bagaceira misturado com uma pitada de “essa galera tá devendo pra alguém ou são só os boletos vindo?”.
Avenida Beira-Mar
Com: Andréa Beltrão, Isabel Teixeira, Milena Pinheiro, Milena Gerassi, Ângela Rebello, Emiliano Queiroz, Márcio Vito, Analu Prestes e Daniel Breda
Quando os pais de Rebeca se separam, ela e a mãe vão morar em Piratininga, no litoral de Niterói/RJ. Como tá rolando uma onda de roubos na região, ela é forçada a não sair de casa [?], sem conhecer o mundo que a cerca pra fora do muro. Mas isso muda quando ela conhece Mika, uma garota trans que mora no bairro vizinho de Tibay que não se identifica com o gênero que atribuiram à ela ao nascer, e que tem problemas com os pais, que não aceitam tal situação. As duas acabam se tornando amigas, mas quando Mika é obrigada a raspar a cabeça e usar roupas de menino, ela some, e isso impacta na vida de todo mundo ao redor.
Eu sigo afirmando que boa parte dos problemas da humanidade se dá por conta da galera não conseguir não cuidar só da própria vida.
Nayola: Em Busca de Minha Ancestralidade (Nayola)
Com: Feliciana Délcia Guia, Vitória Adelino Dias Soares, Catarina André, Elisângela Rita, Marinela Furtado Veloso e Ciomara Morais
Em uma Angola do passado e do presente, Nayola é filha de Lelena e mãe de Yara, cada uma de uma geração diferente, e todas afetadas a sua maneira pela Guerra Civil Angolana, de 1975 até 2002. Em busca de seu marido Ekumbi, que desapareceu na guerra, Nayola acaba também desaparecendo. Décadas depois, Yara é uma jovem criada pela avó Lelena, e se tornou rapper e ativista política, o que faz com que ela seja perseguida pela polícia nas ruas de Luanda, o que faz com que a avó esteja sempre preocupada. Mas numa noite em que um intruso mascarado invade a casa delas, algo perturba profundamente a vida das duas.
Animação africana sobre guerra civil e suas consequências. Isso deve ser foda pra caralho.
Retrato de um Certo Oriente
Com: Adriano Barroso, Tuna Dwek, Eros Galbiati, Wafaa Céline Halawi, Charbel Kamel, Severiano Kedassere, Rosa Peixoto, Nando Azevedo, Francisco de Souza, Paulo Marat e Zakaria Kaakour
Em 1949, os irmãos católicos Emilie e Emir deixam sua terra natal, o Líbano, por conta da guerra, vindo parar na floresta amazônica do Brasil. Em meio à travessia da selva, os irmãos conhecem Omar, um comerciante muçulmano por quem Emilie se apaixona. Mas Emir se enche de ciúme e intolerância religiosa e tenta separar o casal, resultando em Emir tomando uma tunda tão grande que Emilie precisa ir procurar ajuda em uma aldeia indígena próxima. Quando o pamonha se recupera, ambos finalmente vão para Manaus, onde Emilie faz uma escolha que vai ter consequências vindouras.
Certeza que ela fala pro irmão: Ow, mas você é bem cabaço mesmo, hein.
A Herança
Com: Diego Montez, Cristina Pereira, Analu Prestes, Ana Carbatti, Jimmy London, Gilda Nomacce, Luiza Kozowski e Yohan Levy
Morando na Alemanha com o namorado Beni, o jovem brasileiro Thomas descobre que a mãe, com quem nunca teve contato, faleceu no Brasil. Por algum motivo, ele vem visitar o país, e descobre que uma herança foi deixada para ele: Uma casa no interior, que era da avó que ele nunca conheceu. Querendo saber sobre essa família desconhecida, Thomas resolve ir visitar a tal casa, onde é recebido por duas tias que o tratam como se ele fosse um desaparecido, o que talvez explique o motivo de sua mãe sempre ter tido algumas preocupações suspeitas, como fugir de cidade em cidade. Mas isso não impede Thomas de estar deslumbrado, enquanto Beni percebe que algo muito mais sinistro ocorre nas sombras.
É isso que a gente quer em terror nacional: Uns negócios que a gente consiga se identificar, tipo umas tias malas achando que te conhecem quando nunca te viram.
Tesouro (Treasure)
Com: Lena Dunham, Stephen Fry, Zbigniew Zamachowski, Tomasz Wlosok, Iwona Bielska, Maria Mamona, Wenanty Nosul, Klara Bielawka, Magdalena Celówna-Janikowska, Oliver Ewy, Sandra Drzymalska, André Hennicke, Petra Zieser, Izabela Gwizdak e Adam Venhaus
Ruth é uma jornalista americana que viaja com sei pai, Edek, para a Polônia, terra natal do velho. Ele é bem-humorado, charmoso e extrovertido, além de ser um sobrevivente do Holocausto que resolveu migrar para deixar tudo pra trás, já que não queria confrontar seu passado, e inicialmente aceitou acompanhar a filha na viagem só pra poder ficar de olho nela. Mas quando os dois vão visitar a antiga casa onde Edek morou, o caldo engrossa, com ele sabotando os planos da filha de visitar os locais onde ele viveu antes do Holocausto. E ainda assim, os dois se conectam pela primeira vez na vida, descobrindo histórias e enfrentando traumas.
Nada como fingir que o trauma não existe pra ele continuar ali do jeito que tá.
Todas as Estradas de Terra têm Gosto de Sal (All Dirt Roads Taste of Salt)
Com: Kaylee Nicole Johnson, Chris Chalk, Jayah Henry e Sheila Atim
Nascida e criada na região do Mississippi, Mack tem décadas da sua vida explorada de forma lírica e não-linear, com retratos visuais e sonoros que utilizam de sequências silenciosas, imagens evocativas em uma experiência sensorial profunda, com sons naturais como grilos, cantos de pássaros e tempestades fazendo as vezes de trilha sonora.
Mesmo não sendo, isso ae é o que a galera convencionou chamar de “cinema iraniano”, no sentido de ser algo experimental que não foi entendido por não ser simples.
Leia mais em: A Herança, A Linha da Extinção, Avenida Beira-Mar, Estreias, Herege, Nayola: Em Busca de Minha Ancestralidade, Retrato de um Certo Oriente, Tesouro, Todas as Estradas de Terra têm Gosto de Sal, Wicked