Jogo Entre Ladrões (Thick as Thieves)
Jack Monahan (Antonio Banderas) é um criminoso que não está em seus melhores dias. Sua sorte muda quando cruza com Ripley (Morgan Freeman), um experiente ladrão que o convida a participar de um grande e arriscado golpe: o roubo de uma das mais valiosas jóias do mundo, que está guardada a sete chaves em uma joalheria russa. Para quitar uma dívida com a máfia, Ripley (Freeman) deverá fazer um trabalho limpo e perfeito. Mas nem tudo acontece como deveria e nem todos são o que parecem, nesta trama surpreendente.
Filme sem muito destaque, mesmo com Morgan Freeman e Antonio Banderas no elenco, esse filme é bão. Só se enrola no mimimi romântico, mas acontece.
A bagaça começa com um negão entrando em uma sauna, piscina pública ou coisa que o valha, procurando alguém. Quando acha, executa logo. Depois descobrimos que o negão é Ripley [Só eu lembrei de O Talentoso Ripley?], um ladrão de arte fodão, que é caçado pela polícia, ou mais especificamente por um polícia faz vinte anos. Ele já foi pego algumas vezes, mas tem ótimos advogados.
Acontece que ele tá sendo cobrado pela máfia russa, e isso não é legal. O que eles querem? Dois ovos Fabergé em um saco que oficialmente não existem, já que nunca foram encontrados. Acontece que esses ovos estão num cofre de segurança-máxima-que-não-é-à-prova-de-ladrões numa joalheria russa. E Ripley precisa de ajuda pro serviço. É ai que entra Gabriel [Ou Jack, sei lá], um ladrão promissor, mas que perde tempo roubando diamantes em transportes feitos pelo metrô.
Então os dois começam a elaborar o plano, que envolve, entre outras coisas, entrar numa festa promovida pela joalheria disfarçados de policiais. Nego bão é outra coisa! O problema é quando Gabriel começa a se envolver com Alex, filha do antigo companheiro de roubo de Ripley, Victor e afilhada de Ripley. Claro que eu não vou contar exatamente o que acontece, já que a muié é o pivô do grande embate final. E nem adianta descrever as artimanhas, já que é tudo muito complexo e eu tou com preguiça pra explicar com palavras.
O filme parece clichê, mas tem um roteiro bom e umas reviravoltas não tão previsiveis. Vale a pena gastar uma grana com ingresso e pipoca.
Jogo Entre Ladrões
Thick as Thieves (104 minutos – Crime)
Lançamento: Alemanha, EUA, 2009
Direção: Mimi Leder
Roteiro: Ted Humphrey
Elenco: Morgan Freeman, Antonio Banderas, Radha Mitchell, Robert Forster, Rade Serbedzija, Michael Hayden, Marcel Iures, Gary Werntz, Velizar Binev, Antony Byrne
Leia mais em: Crime, Jogo Entre Ladrões, Resenhas - Filmes