Clássicos da Sessão da Tarde – Meus favoritos (Parte II)
Hoje vamos finalizar a “brincadeira” proposta na coluna passada baseado ainda neste post do Não Salvo.
Os Embalos de Sábado à Noite x Ghost – Do Outro Lado da Vida x La bamba x Poltergeist
O musical mais marcante da era Disco foi escolha fácil para mim. La Bamba e Poltergeist apesar de marcantes, não chegam aos pés do filme de Tony Manero (cujo sobrenome, reza a lenda, deu origiem à gíria carioca). Nem vou falar do (extremamente meloso) filme do fantasminha artesão – apesar de saber que é o favorito de 9 em cada 10 mulheres. Em homenagem às exceções eu deixo uma das cenas mais empolgantes do cinema.
Jumanji x A Lagoa Azul x Jamaica Abaixo de Zero x Conta Comigo
Assim como aconteceu semana passada: a escolha é desleal, mas a resposta é simples: Conta Comigo é épico e marcou a infância de todo mundo. Ainda sim, estou deixando de lado o filme mais repetido da história da Sessão da Tarde (e que deve ter tirado a virgindade manual de muito marmanjo…) e uma das comédias mais famosas do programa. Não tiremos os méritos de Jumanji, mas sempre pensei que esse filme seria uma obra prima se fosse mais sério…
Os Estragos de Sábado a Noite x Uma Babá Quase Perfeita x Vice e Versa x Uma Linda Mulher
Fácil. Apesar de todas as mulheres (menos a Uiara, acho eu) escolherem o filme da Julia Roberts, poucos filmes são TÃO Sessão da Tarde quanto o do senhor Robbin Williams. De bônus, uma homenagem a Os Estragos de Sábado a Noite com sua inesquecível música What is Love.
O Pai da Noiva x Milagre na Rua 34 x Splash – Uma Sereia em Minha Vida x Crocodilo Dundee
Não é a toa que o filme do australiano mais famoso da história concorreu ao Oscar de melhor roteiro original. Menções honrosas aos filmes de Steve Martin e a da nossa eterna Matilda atriz mirim da Sessão da Tarde cujos seus únicos 4 filmes infernizam fazem parte de nossa programação vespertina.
Os Batutinhas x Um Tira no Jardim de Infância x O Grande Dragão Branco x Meus Vizinhos São um Terror
Talvez seja o mais desconhecido dentre os quatro, porém o filme de Tom Hanks é uma das obras mais divertidas que já passaram pela Sessão da Tarde. Uma prova de que não é preciso de atuações marcantes ou roteiros mirabolantes para produzir um bom entretenimento.
O Mentiroso x Tal Pai Tal Filho x Highlander x Quem vê cara não vê coração
Não tenho muito o que falar nesse caso… a cena abaixo sintetiza o por que de sua escolha.
Fé Demais Não Cheira Bem x Um Dia a Casa Cai x Velocidade Máxima x O Máscara
Podem defender o filme do homem verde o quanto quiserem, mas é a falta de expressões faciais de Keanu Reaves que define minha escolha. Além disso, se trata de um dos maiores clássicos (do gênero de ação) já feitos. O sensacional título brasileiro (o ônibus na verdade precisava andar em uma velocidade mínima) é a cereja em cima do bolo.
Se Meu Fusca Falasse x Quem é Essa Garota? x A Garota de Rosa Shocking x Os Irmãos Cara-de-Pau
Na minha opinião, a mais fraca de todas as listas. Os filmes da Madonna e da Disney são extremamente bestas, a obra escrita pelo John Hughes não faz jus a seus grandes clássicos e Os Irmão Cara-de-Pau não é tão legal assim. Ainda sim, fiquemos com o último pela sua ótima trilha sonora.
Top Gang – Ases Muito Loucos x Cocktail x Olha Quem Está Falando x Difícil de Matar
Eu até queria homenagear o mais famoso filme do Steven Seagal, mas nada se compara a comédia estrelada por Charlie Sheen. Uma das únicas comédias (assim como sua excelente continuação) que te fazem rir o filme inteiro. Divertido, besta, e com piadas em todas as cenas (chegando até mesmo a acontecer simultaneamente, em diferentes planos da cenas) é um marco da Sessão da Tarde. Está em alemão, dá para matar as saudades com o vídeo abaixo. A cena aos 2’07” quando “Tug” Benson manda os soldados descansarem de suas posições é uma de minhas favoritas.
A Força em Alerta x Free Willy x O Clube das Desquitadas x Dênis, o Pimentinha
Por mais que muita gente deva escolher o filme do golfinho (a Orca não é um baleia, noob!), acredito que seja mais por nostalgia do que por qualquer coisa. Sejamos francos: aquele filme é um porre. O outro concorrente que merece mencionado é o filme do Sr.Wilson, mas não chegou aos pés do desenho. Minha escolha aqui vai ser o melhor filme do Steven Seagal – com Tommy Lee Jones no elenco. CLÁSSICO!
Riquinho x Mad Max x Admiradora Secreta x A Hora do Pesadelo
Se o primeiro Mad Max não é tão bom quanto sua sequência, o mesmo não pode se falar do filme do Freedy Krueger. Além de ser flamenguista, o vilão de rosto queimado deixou muita gente sem dormir, e por isso merece ser minha escolha.
O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas x Três Solteirões e Um Bebê x Tudo Por Amor x A Família Adams
Ignorando o meloso filme da Julia Roberts, temos três obras cujos nomes são sinônimos de Sessão da Tarde. Mas é o filme estrelado por nomes como Anjelica Huston, Raul Júlia e Cristopher Loyd (além de marcar eternamente a carreira de Cristina Ricci) que leva o Ouro. Como homenagem, vejam a música de abertura de série original.
Mortal Kombat x Dias de Trovão x Falcão – O Campeão dos Campeões x Elvira- A Rainha das Trevas
A última lista tinha que trazer alguma dificuldade. Uma das mais famosas adaptações de um video-game, o filme que nos ensinou que “queda de braço” é um esporte ou preferido dos onanistas de plantão? Fiquei com o último. É capaz da comissão de frente da Rainha das Trevas ter tirado o cabaço de mais gente do que o soft porn drama Lagoa Azul.
Para encerrar com altas confusões chave de ouro…
Bah… deu um aperto no coração. Estou ficando velho.
Leia mais em: Clássicos, Lista, Sessão da Tarde