Matt Groening ou Seth MacFarlane? Parte I
Se tem uma coisa que a Fox possui de exclusividade e qualidade são animações que fogem do politicamente correto.
Aliás, passam bem longe do politicamente correto.
Claro que estou falando das criações de Seth MacFarlane e Matt Groening.
Ah, você não sabe quem são eles?
Então clica aqui.
Pronto, já que as pessoas que caíram no lugar errado foram devidamente encaminhadas ao seu lugar de direito, continuemos com o texto.
Seth MacFarlane é responsável pelas séries American Dad e Family Guy, enquanto Matt Groening é o criador de Os Simpsons e Futurama (cancelada em 2003).
Muita gente afirma que as criações de MacFarlane são cópias descaradas dos anos de ouro de Os Simpsons, enquanto uma outra galera afirma que Family Guy e American Dad tomaram o lugar de Os Simpsons como a animação com o verdadeiro humor negro da Fox (já que as animações do Comedy Central colocam ambas no chinelo nesse quesito, mas perdendo em qualidade e inteligência).
Mas vamos com calma.
Mesmo nos anos de ouro – entenda-se até a quinta ou sexta temporada – Os Simpsons nunca foram tão escrachados ou abusaram do humor negro como os desenhos de MacFarlane. Está certo que a família do Homer pegava mais pesado do que hoje, mas nunca vimos coisas como um bebê psicopata que sempre quer matar a mãe, sangue, violência explícita e insinuações ao sexo como vemos em Family Guy.
Sabemos que Groening resolveu pegar leve com a família amarela para aumentar o índice de audiência, já que muitas crianças assistiam aos episódios e se ‘inspiravam’ em Bart para fazer das suas.
Tanto que hoje, o filho mais velho de Homer e Margie, é um mero garoto levado, não o demônio que já foi um dia.
Cancelamentos
Baseado em algumas acusações acima e no índice baixo de audiência, Family Guy foi cancelado duas vezes até se consolidar na audiência. Só se salvando graças à campanhas de fãs fervorosos.
O que é considerado um fato raro no mundo do entretenimento, principalmente quando se trata de uma animação.
Aliás, esses cancelamentos foram até motivo de piada em um dos episódios de Os Simpsons.
Mas, enquanto Groening tirava uma casquinha de seu companheiro de canal, sofria com o cancelamento de Futurama que, apesar das ótimas sacadas e conquistado um prêmio Emmy – durou ‘apenas’ quatro temporadas.
Aqui, o problema de Futurama foi o fato de ter uma temática adulta demais, perdendo força criativa justamente no momento que Matt enfrentava críticas quanto ao esgotamento da fórmula da família amarela.
Na minha concepção de amante de animações, não faz muito sentido comparar ambas as séries, já que as temáticas e os públicos a que são destinadas são diferentes.
Mas, já que é para fazer uma análise de ambas, vamos começar uma nova série analisando os estilos dos criadores.
Inté semana que vem.
Leia mais em: Americand Dan, Family Guy, Futurama, Matt Groening, Os Simpsons, Seth MacFarlane, Uma Família da Pesada