Hits que marcaram o Rock Brazuca – Ira!
Este artigo faz parte de uma série nostálgica. Veja a introdução aqui.
A banda Ira! teve seus hits marcantes nas décadas de 80 e 90, todo mundo pulava ao ouvir os grandes clássicos da banda, por mais que as letras fossem levemente… fracas. A banda, no início, não trazia a exclamação no nome, sendo apenas “Ira”, nome inspirado no Exército Republicano Irlandês (IRA = Irlandeses Raivosos Atacam). Tudo começou com a banda Subúrbio, de Edgard Scandurra, que mais tarde convidou Nasi pra fazer parte do grupo que já tinha um hit: Pobre Paulista. Mais tarde, este hit se tornaria um PUTA clássico do rock brasileiro com o Ira!, e o som você já conhece.
POBRE PAULISTA
Mais tarde, Edgard Scandurra foi chamado para servir o exército, e se você é fã da banda sabe o que está por vir. Scandurra compôs então a letra de Núcleo Base, outro PUTA hit que MARCOU a adolescência dos jovens que não queriam entrar no exército NEM FODENDO, mas eram obrigados. Eu quero lutar, mas não com essa farda.
NÚCLEO BASE
Após Scandurra sair do exército, foi a vez de Nasi convidar o cara pra tocar, e foi aí que surgiu o Ira, que ganharia a exclamação após alguns anos RALANDO e entrando pra uma gravadora. E não demoraram muito pros caras bombarem com grandes clássicos como os citados acima e Envelheço na Cidade, quase substituto do “Parabéns pra você” pra muita gente. Porque é FODA “brincar” com clássicos assim.
ENVELHEÇO NA CIDADE
Pela influência punk de Scandurra e Nasi, o Ira! sempre contou com letras “de época”, até porque o punk reinava quando a banda nascia, todo mundo se fodia e a música era um tipo de válvula de escape para muitas bandas. Podemos citar como exemplo dois PUTA clássicos: Dias de Luta e É Assim que me Querem.
DIAS DE LUTA
É ASSIM QUE ME QUEREM
Os caras também tiveram lá seus clássicos mais sentimentais, ninguém é de ferro. Flores em Você e Vida Passageira são exemplos de mais hits marcantes dessa banda… marcante.
FLORES EM VOCÊ
VIDA PASSAGEIRA
Atualmente o Ira! acabou, abrindo as portas para a banda TRIO, comandada por Scandurra e os membros restantes, já que Nasi deixou a banda após uma polêmica que não necessita ser citada aqui, já que estamos relembrando grandes clássicos da banda, pura nostalgia. Você pode ler aqui sobre a polêmica e aqui sobre o fim da banda. Mesmo não sendo muito fã da banda, tenho que admitir que ela foi importante pra CARÍI pro rock brazuca, e a prova tá aí em cima. Velhos tempos, vida longa aos anos 80.