Animações na publicidade
As animações não têm única e exclusiva função de entreter, elas também podem e são muito usadas no ramo da publicidade, com algumas tendo entrado para o imaginário nacional como grandes clássicos da propaganda brasileira.
Veja abaixo um vídeo da época da comemoração dos 50 anos da TV no Brasil e dos 35 anos da Rede Globo, apresentado pelo Lequetreque, o frango mascote da Sadia, e a Galinha Azul da Maggi:
Com esse vídeo, eu poderia até encerrar a coluna, afinal ele diz tudo, mas como é de bom tom seguir é legal ver como a publicidade daqui tinha criatividade, principalmente os cases da Varig, Casas Pernambucanas, Cotonetes Johnson, DDDrim – que é exibido até hoje e tem até um ar de filme B das animações por ser meio tosco.
O que me intriga é que muitas agências (Ou seria a mesma, não faço muito ideia nesse sentido), usavam e abusavam de animações nos comerciais daqui e, como bem sabemos, nossa animação nunca foi bem desenvolvida, com exceção da Turma da Mônica.
Veja mais da Claybon, Tostines e Casas Pernambucanas.
Animação Digital
Atualmente, não vejo muitos comerciais animados – com exceção da Coca-Cola – por aqui. Quando aparece, são aproveitados os feitos na gringa e adaptados/dublados para o nosso mercado. O que é uma pena.
Outra coisa que me incomoda nos dias de hoje, é o abuso do live action/3D, é legal e coisa e tal, mas em excesso enjoa e, todos aqui sabem, sou fã do bom e velho acetato.
Um criativo que gostei foi esse da Motorola envolvendo aqueles palitinhos lutadores que foram febre uns tempos atrás. Muito bom!
Espalhei alguns comerciais pelo post, espero que gostem, se tem algum que gostaram, postem aí nos comentários, se eu tiver tempo e conseguir cumprir, faço uma coletânea com os melhores que vocês postarem.
Leia mais em: Animação na Publicidade, Propaganda, Publicidade