O Aprendiz de Feiticeiro (The Sorcerer’s Apprentice)
Balthazar Blake é um grande feiticeiro, aprendiz de Merlin, que se vê obrigado a recrutar um rapaz aparentemente normal como seu aprendiz. Precisando ensinar tudo de magia para que ele e seu aprendiz possam defender Nova York e derrotar seu arquinimigo Maxim Horvath e a bruxa mais famosa de todas Morgana.
E lá vamos nós! Opa, não deu certo. HOCUS POCUS! Também não. DINHEIRO VIVO! Ai sim, assim se cria magia Disney, mas sem teorias de conspiração agora, senão meu chefe me mata (Sempre desconfiei dele). Estou aqui pra falar de mais um sucesso Disney, O Aprendiz de Feiticeiro, um filme que leva todo o conceito de magia criada pela Disney, mas deixamos isso pra mais tarde.
Nota do editor: Antes tarde do que mais tarde ainda.
Começa o filme e daí talvez venha à sua cabeça o mesmo que veio na minha: “Ô droga! Outro filme com criança como principal”. Se você pensou nisso também, está erroneamente enganado. Afinal o ator é adulto (Só ver o nome dele ali em baixo: Jay Baruchel). O filme me trouxe expectativas com isso, afinal, eu vi Fantasia (1940) e gostei, tem o A Espada era a Lei (1963), e se a Disney vai usar referencia dos filmes que eu via pra dormir (Junto com Rei Leão, claro), é bom que use bem.
Nicolas Cage. Eu sempre dou uma tremida de medo quando ouço o seu nome, já que nunca vi um homem tão “de lua” pra atuar como ele (Em mulher as mudanças de humor são quase requisito). Tem filmes em que ele atua bem, como A Outra Face, e tem filmes como Perigo em Bangkok, eca. A boa noticia é que nesse filme ele atua decentemente, como Balthazar Blake, apesar de ter visto a versão dublada, que mata mais da metade da atuação do ator original. O resto do elenco também faz por merecer, tendo até a linda Monica Bellucci, como ela é gostosa talentosa, e apesar da maioria ser novato na telona, eles se saíram bem.
Sobre a tal magia, todos já sabemos que a Disney ama o mago Merlin, já que ele aparece em muitas das suas criações. Não é algo surpreendente, já que ele seria um personagem famoso, mesmo em histórias que não são da Disney. Ai temos Fantasia, um filme que é todo “coreografado” com musica clássica, o filme é clássico do clássico, seria o clássico-mais-que-perfeito, e nesse filme tem a cena do Mickey como aprendiz de feiticeiro (Tanto que tem uma fita de Super Nintendo dele) que pode ser vista no vídeo abaixo, e no Aprendiz de Feiticeiro há uma referencia a essa cena. Fora que temos A Espada é Lei, onde temos Merlin ajudando um personagem nem um pouco famoso chamado Arthur (Pros mais burros lerdinhos, *levanta a placa de ironia*), e nesse filme vemos a luta dele contra uma tal de Morgana. Espera, Já ouvi isso antes? Sim, senhor. Óbvio que os filmes tem ligação com isso, sendo uma continuação para essas histórias paralelas.
As lutas foram bem coreografadas, os efeitos especiais também são bonitos, e eles até explicam como a magia acontece. Só que, no final, falta uma cereja no topo, e sair pensando que algo falta no filme não é bom, já que num bom filme ou você fica tonto ao sair ou você não pensa em mais nada, nunca o meio termo, que seria pensar que algo faltava. Pra mim, o final também foi muito batido. O pessoal enrolou, falou, e “Morgana é foda” pra lá, “Morgana é a ultima bolacha do pacote” pra cá, e no final a lutinha é mixuruca. Pra você ter uma idéia, a menina que morre de medo de altura sobe numa torre de radio que qualquer marmanjo ficaria com medo e nem TREME, ou ela é filha do Chuck Norris ou um clone do Steven Seagal só que bonito, e menos cabeludo.
O filme é baseado num clichê da luta de bem contra o mal à lá Disney, por isso esperem muitos clichês como o mocinho surpreendentemente aprende a coisa que ele precisa na hora exata, sempre tem alguém pra salvar ele, ele tem um caso com a mocinha que ele sempre gostou desde o começo do filme… Ou seja, tá precisando esvaziar a cabeça, não precisar pensar muito, ou fazer seus filhos (Criança pequena em geral, podendo ser você em caso extremos) que acabaram de comer oito pacotes de balas de açúcar, com açúcar por cima, recheadas com açúcar, chocolate e red bull, vai com eles, com sorte o lanterninha te expulsa antes de ver o final ruim.
P.S.: Somente pra colocar a foto do vilão extremamente chamativo, gay, e feio esse P.S. foi criado (Haw haw). Obrigado por sua colaboração, Jão e o Bacon Frito agradecem a preferência.
Aprendiz de Feiticeiro
The Sorcerer’s Apprentice ( 111 minutos – Aventura)
Lançamento: EUA, 2010
Direção: Jon Turteltaub
Roteiro: Doug Miro, Carlo Bernard, Matt Lopez, Matt Lopez, Lawrence Konner, Mark Rosenthal, Johann Wolfgang Goethe
Elenco: Nicolas Cage, Jay Baruchel, Monica Bellucci, Alfred Molina, Ethan Peck, Teresa Palmer, Toby Kebbell, Alice Krige, Omar Benson Miller, Robert Capron, Ali Khan, Peyton List, Jake Cherry, Manish Dayal, Kate Gorney
Leia mais em: Aventura, Nicolas Cage, O Aprendiz de Feiticeiro, Resenhas - Filmes