Os Caçadores da Arca Perdida (Raiders Of The Lost Ark)
Quando eu crescer eu quero ser arqueólogo. Fala sério, quem nunca se imaginou caçando tesouros perdidos, enfrentando vilões, viajando o mundo e nas horas vagas ainda dar aulas para umas gordinhas apetitosas? Se Indiana Jones não veio à sua cabeça atrofiada, meu caro, corte seus pulsos com uma folha de papel e seja feliz em outra encarnação.
Sinopse: O arqueólogo aventureiro Indiana Jones (Harrison Ford) é contratado para encontrar uma arca sagrada. A lenda diz que o portador se tornará imbatível, o que atrai a atenção de um inimigo poderoso: o nazismo.
Quantas vezes ao ver um filme você vê um mini-filme introdutório para melhor compreensão da obra? É com esse recurso genial que Steven Spielberg introduz um dos maiores heróis do cinema, o famoso Indiana Jones.
Em meio a uma floresta tropical, durante a década de 30, nosso carismático arqueólogo busca dentro de um antigo templo resgatar um valioso ídolo de ouro. Após algumas desventuras, o herói foge do templo em ruínas e escapa de uma imensa bola de pedra, ardilosamente preparada para aniquilar qualquer invasor. Ao sair do templo, Indiana encontra com seu arqui-inimigo, o também arqueólogo Belloq (Paul Freeman). Ele, ao contrário de Indiana, usa toda a sua sagacidade e inteligencia não para recuperar relíquias e devolve-las aos museus do mundo, mas sim para vende-las a colecionadores e importantes governos pelo globo. Belloq, no encontro, bota seu “amigo” para correr com ajuda dos nativos. Indiana então foge de avião e volta para dar aulas na sua universidade.
De volta à América, Indiana fica sabendo que um velho amigo de universidade está desaparecido e que o sumiço pode estar relacionado à pesquisas envolvendo a famosa Arca da Aliança, onde Moisés teria guardado às Tábuas dos Dez Mandamentos, e que faria com quem a possuísse ter poderes inimagináveis. Jones também fica sabendo que os nazistas estão realizando expedições ao Egito, e provavelmente também com o intuito de encontrar a relíquia.
Mas antes de partir para o Cairo, Indy faz uma pequena escala no Tibet, para ter uma pequena conversa com o Dalai Lama Marion (Karen Allen), a filha do amigo sumido. É nessa hora que ficamos sabendo que a a moça é uma antigo romance mal resolvido do herói e depois de muita pancadaria contra os vilões, o casal parte para o Egito na busca pela antiguidade. Chegando lá, eles ficam sabendo que a possível localização da arca será revelada quando o sol passar pelas partes unidas do Cetro de Rá e assim refletir em uma maquete do templo. Mas os nazistas parecem ter descoberto de alguma outra maneira a localização, porque Indy descobre que eles estão realizando uma grande escavação nos entornos do templo.
Belloq e seus comparsas conseguem capturar Marion e Indy terá que enfrentar os bandidos, salvar a moça e conseguir apanhar a arca primeiros que os nazistas, ou toda a humanidade correrá um grande risco. (Ou, isso ficou completamente cliché e exagerado, mais foda-se).
Os Caçadores da Arca foi um projeto conjunto de Steven Spielberg, que já tinha dirigido Tubarão e Contatos Imediatos de Terceiro Grau, com George Lucas, que foi diretor de Star Wars – Uma Nova Esperança e produtor do restante da série. Juntos, eles conseguiram emplacar de vez o termo blockbuster e Os Caçadores da Arca Perdida foi de vital importância para isso. O sucesso do filme possibilizou a gravação de mais dois filmes: O Templo da Perdição e A Última Cruzada, ambos com o nome do protagonista em destaque. Posteriormente foi lançado mais um filme: Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, e dizem que mais um filme está a caminho. Vamos esperar para ver.
Em aspectos técnicos o filme é praticamente perfeito, tendo ganhado 4 Academy Awards na premiação de 1982. A trilha sonora de John Williams ficou eternizada juntamente com a fuga de Jones com a já citada bola de pedra em seu encalço. Harrison Ford se encaixou tão bem no papel de Indy que é impossível imaginar outro ator para o personagem.
Caso vocês queiram se divertir assistindo um bom filme de aventura, comendo uma pipoquinha e ao final simplesmente constatar que ali passaram horas maravilhosas, Os Caçadores da Arca Perdida é a pedida ideal. SEM MAIS.
Os Caçadores da Arca Perdida
Raiders Of The Lost Ark (115 minutos – Aventura)
Lançamento: Estados Unidos, 1981
Direção: Steven Spielberg
Roteiro: George Lucas (história), Philip Kaufman (história), Lawrence Kasdan (roteiro)
Elenco: Harrison Ford, Karen Allen, Paul Freeman, Ronald Lacey, John Rhys-Davies, Denholm Elliott, Alfred Molina
Leia mais em: Arqueologia, Aventura, George Lucas, Harrison Ford, Indiana Jones, Resenhas - Filmes, Steven Spielberg