Ler em movimento
Não sei vocês, mas eu tenho uma grande incapacidade de ler enquanto estou me movendo. Seja andando, num carro, no ônibus e no metrô, o resultado é sempre o mesmo: Leio a mesma coisa umas 3 vezes, me perco na página e não entendo nada do que eu acabei de ler. Primeiro eu pensava que todo mundo não conseguia ler enquanto o próprio corpo e o que está lendo estão tremendo tanto quanto um epilético (Piada ruim para terminar logo com isso), mas ao ver nego lendo enquanto um TREM balança foi um dos momentos em que me perguntei COMO aquilo era possível.
As instruções para não prejudicar a saúde enquanto se lê algo sempre variam entre “boa iluminação”, “sentar de forma ereta” e “manter o livro numa distância ‘média’ dos olhos”. Claro que essa coisa de ler em movimento prejudica a visão e tudo mais, mas ainda sim não ligamos para ela (Do mesmo modo que não ligamos para as “instruções básicas”). Creio, sinceramente, que falando de forma… Biológica… Ler, enquanto o que você está lendo balança a 3500 rpm (E sim, eu sei o que “rpm” siginifica) é muito mais prejudicial do que ler com uma luz de 10W.
Quero dizer, ambas as atividades requerem um grande esforço por parte dos círculos [Nota do editor: Não são círculos, são esferas, ou globos oculares] que você chama de olhos, mas entre algo que você não enxerga e algo que pula na sua cara, fico com a primeira… Tem gente que fica com dor de cabeça ao assistir filmes 3D (Lembrando que falo isso sem nenhum embasamento médico)… Bons tempos aqueles dos óculos vermelhos e azuis… Com celofane… Tá ouvindo isso, James Cameron? O cinema 3D do Parque da Mônica é melhor que Avatar.
E se você é usuário do transporte público, sabe com absoluta certeza que nem sempre o local está vazio (Lê-se “não tem onde sentar”). Aí, meus caros, entre se segurar e ler, acho que a primeira opção vence… Infelizmente, pois defendo que uma leitura deve ser apreciada integralmente.
Não sei se há um modo saudável de se ler, nem se há recomendações (Além das clássicas) para a leitura. Também não sei o porque da maioria das pessoas prefirir ficar sentada (Digo, em apenas uma única posição) para ler… Deixem aí nos comentários como vocês preferem ler e onde, só por curiosidade mesmo. E não importa o que aconteça, nunca leiam de cabeça para baixo. Sério.
Leia mais em: Leitura, Ler, Matérias - Literatura, Saúde