C.B.B – Macaco Bong
Apresento pra vocês mais um trio. Macaco Bong, de Cuiabá (MT), é uma banda de rock instrumental que inicialmente começou como um quarteto, mas depois se transformou em um power trio. A banda é integrada por Bruno Kayapy (Guitarra), Ynaiã Benthroldo (Batera) e Ney Hugo (Baixo). Dada essas apresentações técnicas, vamos a minha opinião: Macaco Bong é a melhor banda do Brasil. Duvida? Ouve isso:
A banda lançou seu primeiro EP em 2005, e a partir dai foi crescendo e conquistando novos fãs. Em 2008 o trio lançou seu álbum virtual, Artista Igual Pedreiro, que foi muito bem aceito pelas críticas, conquistando assim o título de Melhor Álbum do Ano pela revista Rolling Stones. Recentemente os caras lançaram seu novo EP, o Verdão e Verdinho, disponível para download no portal Toque no Brasil da banda.
Usando palavras das própria banda, o trio se baseia na desconstrução de arranjos da música popular, aliando a linguagem das harmonias tradicionais da música brasileira com jazz/fusion/pop e etc. Dai surgem obras fodas como Amendoim, Shift e Vamos dar mais Uma, que conta com um coro e que durante o show a platéia acompanha junto. Por falar em show, a apresentação da banda é uma fodedora de mentes, e os caras são bem gente boas, agradecendo todo mundo que subiu no palco pra elogiar eles e ainda batendo papo sobre música e afins. Um momento legal do show é quando o guitarrista libera a guitarra pra galera e a platéia faz parte do show, como nessa foto abaixo.
Essa primeira mão ali é minha. Enfim, vale muito a pena ir num show deles.
A banda também faz algumas parcerias que são genialmente do caralho. Como por exemplo essa mistura de Macaco Bong + Emicida + Vitor Araújo + Jack + Siba + Guizado.
E também a mistura de Macaco Bong e Pata de Elefante (Outra banda instrumental brasileira), o Patong.
Fora isso, os caras já se apresentaram pelo país no mais diversos festivais, em outros países e também em festivais como SWU e Planeta Terra. O trio também abriu o show pro System of a Down em São Paulo.
Bom, a descrição desse vídeo resume bem os caras: “Primeira vez que vi uma banda de abertura ser aplaudida em todas as músicas… Até o final… Sensacional essa banda….”. Vai sem medo nos trabalhos dos caras. Você pode ouvir e acompanhar a banda via twitter, a fan page no Facebook e o no Toque no Brasil.
Leia mais em: Macaco Bong, Matérias - Música