Rock irlandês
Você, assim como eu, bebedor de cerveja, já deve ter ouvido falar da Guinness, certo? Sinceramente é uma das melhores cervejas que eu já bebi na minha vida. Apesar de a graduação alcoólica não ser lá essas coisas (4,2%), ela tem seu sabor forte característico, não é cerveja pra gente fresca. Enfim, não sou degustador de cerveja, só sei que ela é boa pra caramba. Todo mundo saber que irlandês adora beber, faz-se filmes e escreve-se livros sobre isso, e a Guinness não poderia vir de outro lugar senão de lá. O que essa cerveja tem a ver com o que eu to falando? Assim como o sabor da tal bebida, o rock irlandês é muito bom, e sem frescura nenhuma, música pra bater de frente. É, parece que irlandês num é muito chegado em frescura não. Esquece o U2 e vem sacar o que é bom na terra dos Leprechauns.
Rory Gallegher
Este cara é simplesmente foda (É considerado um dos 100 melhores guitarristas da história segundo a Rolling Stones). Não existe outro adjetivo para caracterizá-lo. Sério, poucas vezes ouvi um guitarrista com mais feeling na minha vida e o interessante que ele não curtia muitos efeitos na guitarra. Se for procurar algo dele, dê preferência para as performances ao vivo, o cara era basicamente um monstro no palco.
Thin Lizzy
Banda de hard rock formada no final dos anos 60. Seu vocalista, Phil Lynott, possui um dos timbres de voz mais legais que já ouvi. Como o Rory Gallegher ali, os caras são bem diretos, mandando pancada atrás de pancada. Sua música mais famosa, Whiskey in the Jar, foi regravada pelo Metallica e não faço ideia se a versão é tão boa quando a original. Fiquem com ela ai.
Gary Moore
Outro gênio da guitarra de pegada bem pesada, fazendo um rock blues digno de nota. Vale ressaltar que foi guitarrista do Thin Lizzy por um tempo, mas o que pega mesmo é sua carreira solo. O timbre de sua guitarra e seus solos resgatam bem a alma blues dos anos 40/50. Só ouvindo pra ter ideia.
Tá ai jovens, uma pequena amostra do som da parte legal de verdade do Reino Unido. Sugiro a vocês que procurem outros, e tragam aqui pra mim também, que estou sempre disposto a escutar música de qualidade. No mais é só e dependendo do meu ânimo eu posso trazer mais músicos e bandas de lá.
Nota do editor: A República Democrática da Irlanda não faz parte do Reino Unido. A Irlanda do Norte sim. Dumbass.
Leia mais em: Gary Moore, Matérias - Música, Rock and Roll, Rory Gallegher, Thin Lizzy