O Homem de Aço (Man of Steel)

Cinema quinta-feira, 11 de julho de 2013

É isso aí, cambada. Quem diria que para o Superman deixar de ser o herói mais coxa de todos os tempos, bastaria ele arrancar a cueca de cima da calça? Tanto o filme quanto a HQ do azulão estão do balacobaco, mas vamos nos concentrar no filme, que é muito foda. O que, ainda não viu?

 TEM SPOILER…

Tudo começa ainda em Krypton, em uma pequena explicação sobre o porque de Kal-El ter sido enviado à Terra e sobre os planos de Zod, que havia proibido o nascimento de crianças de forma natural, criando kryptonianos em super incubadeiras. Sendo Kal-El o primeiro nascido de formas naturais, Zod jurou que iria caçar o moleque até o fim dos tempos. Isso claro, se ele e sua corja não fossem aprisionados na zona fantasma. O problema todo é que a prisão dos caras dura pouco tempo, já que com a destruição de Krypton, eles são libertados. Enquanto isso na Terra, o jovem Kal-El é adotado pelos Kents, Martha e Jonathan. Aliás, aqui temos o Jonathan Kent mais pau no cu de todos os filmes do azulão. O velho quer que o filho fique escondido de qualquer forma e falta pouco descer o cacete no moleque, que quando ainda adolescente, salva todos os amiguinhos da escola de se afogarem após o ônibus escolar cair de uma ponte. Jonathan diz que se fosse para esconder seu segredo, era melhor que Clark deixasse a molecada toda morrer, o que mostra que ele não tem esse código de se sacrificar pelos outros. Porém, em outro flashback, vemos a família Kent discutindo no carro, quando é surpreendida pela chegada de um furacão. Desespero total em Pequenópolis, Jonathan manda geral correr pro abrigo, volta pra salvar o cachorro da família e morre mandando Clark não salvá-lo. Porra, se ele não ligava pra 1 dúzia de crianças mortas, ele ia ligar logo pra um cachorro? Porra Jonathan, mó zueiro você, hein.

E aí temos a parte em que somos apresentados a Lois Lane, e se tem uma coisa que os filmes, séries, HQs, etc… do Superman precisam parar de fazer urgentemente, é transformar Lois Lane na Mulher Maravilha. Tá que ela é uma repórter brava e destemida, mas daí pra coloca-la em uma nave alienígena, atirando em aliens e fugindo em uma pequena cápsula já é demais. Aliás, alguém me explica porque diabos General Zod mandou Faora levar Lois Lane a bordo da nave, por favor.

“Porra, Jô. Tu disse que o filme tava foda mas só reclamou até agora.” É porque eu ainda não cheguei no que me agradou no filme, o porradeiro fantástico entre Kryptonianos. O maior erro em filmes do Superman sempre foi a falta de porrada por falta de inimigos que aguentassem a porrada do cara. Tá, eu sei que em Superman 2 ele enfrentou General Zod e seus Kryptonianos, mas mesmo assim, sempre deixou a desejar. O que temos em Homem da Aço são porradeiros destruidores. Prédios, aviões, helicópteros, casas, robôs… Tudo é destruído em meio ao porradeiro entre Superman e os Kryptonianos, mas o mais foda de tudo é o final, quando Zod finalmente aprende a usar os poderes e temos um porradeiro entre dois Superman. Eu sei que os mais xiítas reclamaram da polêmica cena final, onde Superman quebra o pescoço de Zod. Principalmente a galera que ainda não viu o filme mas já tomou esse spoiler na cara e está contra o filme por causa disso, mas na cena, fica bem claro que o Superman só fez isso por falta de escolha. Porra, o Zod e seus Kryptonianos já tinham matado gente pra caramba, o Superman não ia deixar o cara fritar a família que estava encurralada ali no cantinho pela visão de calor do Zod. Sendo assim, relutantemente e implorando para Zod parar, Superman quebra o pescoço de Zod, soltando um grito de desabafo logo em seguida.

O Homem de Aço, apesar dos erros com Lois Lane e Jonathan Kent, é um filme incrível, seja pela ação extraordinária, ou pelo dilema em que Superman se encontra com seu destino, já que Jor-El diz que ele precisa se revelar ao mundo e Jonathan diz que ele deve manter-se escondido. Ambos os pais de Kal-El estão mortos e tudo o que ele tem são seus últimos desejos, além de uma escolha entre seu povo ou seu planeta adotivo. Uma pena o filme não ter usado de easter eggs para futuros filmes de outros heróis que resultaria em um futuro filme da Liga da Justiça.

O Homem de Aço

Man of Steel (143 minutos – Ação)
Lançamento: EUA, 2013
Direção: Zack Snyder
Roteiro: David S. Goyer e Christopher Nolan
Elenco: Henry Cavill, Amy Adams, Michael Shannon, Diane Lane, Russel Crowe e Kevin Costner

Leia mais em: , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

confira

quem?

baconfrito