As melhores histórias estão nos menores personagens
Sim, esse post foi inspirado pelo Homem Formiga. Sim, o filme, não a HQ, embora a HQ tenha muito a ver com esse texto. E sim, esse texto é pra você que fica puto pra caralho quando a galerinha diz que ninguém conhecia Guardiões da Galáxia, Esquadrão Suicida, Luke Cage, Jessica Jones e afins antes deles serem adaptados para o cinema ou TV. Estes personagens e muitos outros são muito superiores a todas as HQs mais conhecidas da Marvel ou DC.
Já faz certo tempo que eu descobri que o segredo para achar boas histórias é ler quadrinhos B. Vingadores, X-Men, Capitão América, Thor, Homem de Ferro, Liga da Justiça, Batman e Superman são carros-chefes. Os escritores não tem muita liberdade para fazer com estes personagens o que realmente querem e mesmo quando estes personagens agem como babacas completos os escritores sempre dão um jeito de justificar a babaquice deles. Mas não nas revistas secundárias ligadas a estes personagens.
Não conseguiu compreender? Lembram quando o Ciclope estava agindo como um ditador louco e resolveu isolar todos os mutantes em Utopia? Então, deram um bom motivo pro cara fazer aquilo, mas se você ler X-Factor, você verá que o motivo para o Ciclope fazer o que fez não passa de conversa fiada. O cara sempre foi um babaca e só resolveu assumir o título agora. O mesmo vale para o Homem de Ferro e o Capitão América durante a Guerra Civil. Você tinha que escolher um lado e odiar o outro, a não ser que você lesse Fugitivos, que mostrava como os dois estavam apenas disputando o título de maior ego e babaca-mor. A verdade é que se você quer conhecer melhor o universo de alguma editora, você precisa ler as HQs de personagens secundários.
Fugitivos, X-Factor, Novos Vingadores (Principalmente quando Luke Cage torna-se o líder), Guardiões da Galáxia de 2008 e Demolidor – O Diabo da Guarda juntos de Novos X-Men de Grant Morrison e Surpreendentes X-Men de Joss Whedon são as melhores mensais que eu li nos últimos 15 anos e Mulher Hulk, Gavião Arqueiro, Magneto, Homem Formiga e Capitã Marvel estão tendo histórias maravilhosas recentemente, mas que acabam sendo canceladas pela desinformação do público.
Vale muito mais a pena você ler apenas o resumo das atuais sagas e arcos das revistas principais e acompanhar as repercussões nas HQs menores do que acompanhar apenas as principais revistas envolvidas na trama. O grande problema aqui no Brasil é que essas revistas acabam saindo em mix com outras revistas que nem valem muito a pena, sem falar das vezes em que elas nem são lançadas. Então fica realmente difícil acompanhar estes quadrinhos menores de forma correta aqui no Brasil, o que é realmente uma pena.
E é claro que o mesmo vale para os filmes. As melhores histórias estão nos menores heróis. Guardiões da Galáxia é excelente e Homem Formiga é o melhor filme solo de super heróis da Marvel. Perdendo talvez pra Capitão América 2, mas acho que Homem Formiga ainda é melhor. E é por isso que eu estou muito mais empolgado pra assistir Doutor Estranho e Capitã Marvel do que Guerra Civil ou Homem Aranha. Lembrem-se sempre, menos é mais.
Leia mais em: DC, Homem-Formiga, Marvel, Matérias - HQs