A Cegueira nos Cinemas
Olha o público brasileiro que frequenta as salas de cinema do nosso circuito exibidor tão dando um trabalho para as distribuidoras nacionais, fica cada vez mais difícil prever o sucesso de um filme nos cinemas. Explico melhor, como um filme de público restrito, dramático e, considerado difícil por 10 entre 10 críticos, resiste no Top 10 Brasil há mais de um mês? Seu nome Ensaio sobre a Cegueira.
Mesmo, ainda, não tendo visto o filme (que pelo andar da carruagem não ocorrerá na telona, mas sim em dvd, infelizmente), sabe-se que Ensaio Sobre a Cegueira é um filme denso, lento, pesado, logo, não é um filme para todas as platéias. No entanto, já levou aos cinemas mais de 650 mil espectadores, no momento, somente outros dois filmes no Top 10 ja arrastaram um público um pouco maior ao cinemas (lembrando que esta época é considerada de “entressafra” no circuito exibidor, pós Blockbusters e pré concorrentes ao Oscar): Mamma Mia e Super-Heróis – A Liga da Injustiça.
RANKING
(semanas em Cartaz) /Título /Público (Semana) / Público (Total)
1 (-) Amigos, Amigos, Mulheres à Parte – 112,824 (112,824)
2 (1) As Duas Faces da Lei – 91,738 (334,499)
3 (2) Super-heróis – A Liga da Injustiça – 86,726 (681,478)
4 (3) Os Mosconautas no Mundo da Lua – 71,885 (324,384)
5 (-) Espelhos do Medo – 52,936 (52,936)
6 (-) Corrida Mortal – 40,243 (40,243)
7 (5) Ensaio Sobre a Cegueira – 38,285 ( 654,606)
8 (6) A Guerra dos Rocha – 33,529 (125,279)
9 (4) Noites de Tormenta – 30,335 (270,230)
10 (7) Mamma Mia! – O Filme – 24,456 (672,181)
Obs.: Notem a diversidade temática entre os 10 filmes, ou o público brasileiro anda com um gosto extremamente eclético ou estamos presenciando um FENÔMENO com o público conferindo o trabalho de Fernando Meirelles na adaptação da obra literária de José Saramago.
Confesso que estes MILAGRES cinematográficos que vez por outra ocorrem no nosso circuito exibidor me enchem de esperança de que bobagens americanóides (principalmente, porque dominam nossas salas) fiquem mais restrita ao público de dvd (para quem quiser assistí-las, por sua conta e risco!) e assim, abrindo espaço para filmes mais conceituais ou mesmo de filmografias de outros países, deixando claro que sou defensor de filmes BONS, não de filmes medíocres, chatos, egocêntricos, sem graça, pseudointelectuais e, simplesmente, ruins.
Leia mais em: Ensaio Sobre A Cegueira