Alvorada, POA e o Pablito Aguiar
Uns tempos atrás, eis que me assalta um carioca uma entrevista em forma de quadrinhos, contando a história de um pescador. Li, gostei, vida que segue… Eis que, pouco depois, descubro que é uma série, a Porto Alegre em Quadrinhos, e que tem mais… Muito mais.
Pablito Aguiar, o autor, nasceu em Alvorada, no Rio Grande do Sul, e depois de decidir fazer quadrinhos resolveu entrevistar um monte de gente da cidade, ainda em 2016, contando suas histórias no que acabou por se tornar o livro Alvorada em Quadrinhos. Misturando fotos e arte, o livro passeia pela vida dessas pessoas, contando um pouco como é que cada uma delas se vira nesse mundo de meu deus.
Não demorou muito pra esse projeto se expandir pra capital do estado, levando então à atual série Porto Alegre em Quadrinhos: Ela começou no Jornal Já, lá em 2018 (O que levanta aquela velha questão de como muita coisa passa batido por nós simplesmente por não ser local), mas com o pouco espaço na mídia impressa… Lá no Instagrão do Pablito cê encontra as duas primeiras histórias, a do Wal e da Janja, ainda no formato antigo.
Com o tempo, a necessidade de mais espaço pra aprofundar mais a história de cada entrevistado levou o projeto pro Instagram: Os outros capítulos já lançados estão lá, mas cê também pode ir checar no Twitter do Pablito (Além de poder ver um pouco dos bastidores de cada uma delas): Amélia, Ildo, Adriana e o Deraldo, do começo do texto.
A ideia pro projeto é entrevistar 12 pessoas de Porto Alegre e, depois, lançar o livro no FIQ chupa CCXP do ano que vem. O festival ainda não tem data definida, e vale lembrar que os últimos anos têm sido meio turbulentos, com o mesmo sendo cancelado e descancelado… Ainda assim, o FIQ é foda e tem muito, muito material de qualidade. Além disso, o Pablito já tem vários outros livros publicados de forma independente (E basta falar como ele em qualquer rede social pra comprar os livros), então a coisa toda tá bem longe de ser um tiro no escuro.
O Porto Alegre em Quadrinhos está na metade (Agora exclusivamente na internet), e além disso, nas redes sociais cê pode também acompanhar o outro projeto do Pablito: Alvoradenses. É uma série de ilustrações, como dá pra perceber, de pessoas de Alvorada… E porra, isso é algo que eu sempre me liguei também: prestar atenção em gente comum, na rua, no ônibus, tocando sua vida. Por que? Sei lá… Acho legal esse recorte da vida dos outros.
Obviamente esses projetos todos partem do Pablito e do interesse dele tanto pelo quadrinho quanto pelo jornalismo, mas também é um reflexo do fato que o Rio Grande do Sul é o estado que mais valoriza sua história, o que, claro, tem seus pontos positivos e negativos… Não há pescadores artesanais exatamente iguais aos gaúchos no resto do país, mas tem pescadores artesanais: É aquela coisa de micro e macrocosmo. Todas essas pessoas, esses personagens, são exclusivos do Sul, de POA e de Alvorada, mas a gente encontra cada um deles no Brasil e fora do país também, cada um a seu jeito, todos iguais mas intrinsecamente diferentes… Conhecer pessoas te faz conhecer mais as pessoas, e o trabalho do Pablito é um bom jeito de começar.
Leia mais em: Alvorada em Quadrinhos, Alvoradenses, Matérias - HQs, Pablito Aguiar, Porto Alegre em Quadrinhos