Aquele que nunca é reimpresso

Analfabetismo Funcional segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Literatura, um mundinho tão simples e que quase não exige nada de você, mas mesmo assim capaz de te deixar triste, frustrado, decepcionado e puto da vida, normalmente tudo isso de uma vez, veja só. Livros são relativamente fáceis de se encontrar se você procura literatura lixo, daquelas que se acha até em semáforos, sendo vendidas juntamente com carregadores de baterias e protetores de volante em um engarrafamento. Não vou entrar em detalhes sobre esses livros, são normalmente aqueles de autores que vocês devem conhecer bem e se tem um mínimo de bom senso, passam longe.
Mas sem definir um lugar para achar literatura boa, vamos ao local que quase todo mundo vai pra comprar seus livros, uma livraria. A cena é a seguinte:
Tá lá você, todo feliz depois de ter saído de uma seção de algum filme recém lançado. Na memória, ainda está a cena inesquecível que foi apresentada na tela, mas que para você nada superaria a idéia que na obra original aquilo estaria melhor. Com o nome do autor, que foi mostrado logo no inicio do filme em que foi baseado o roteiro, você entra em uma livraria com a esperança de que encontrará o livro. Mas nada é assim tão fácil, que coisa.
Essa cena aconteceu faz… sei lá, uns 8 anos eu acho, desde que lançaram o filme Clube da Luta. Impressionado pela história, fiz exatamente o que disse acima e dei de cara com a parede, pois esse livro está ESGOTADO.

esgotado
es.go.ta.do
adj (part de esgotar) 1 Que se esgotou. 2 Gasto. 3 Exausto. 4 Vendido até o último exemplar.

Definição essa do Michaelis, não é muito diferente em outros dicionários. Veja a quarta definição. Ela não é nada boa, tenho que admitir. Ela simplesmente significa que EU NUNCA ACHAREI UMA VERSÃO NOVA DESSE LIVRO PARA COMPRAR!
Nada legal saber disso, mas a busca continuou. Continua, na realidade, porque eu ainda não o encontrei. Nem mesmo uma versão usada, o que torna tudo mais impossível, mas mais gratificante quando conseguir colocar as minhas mãos sujas de pó e cheia de unhas nesse livro (quem tiver um para vender, vamos negociar aí).
Quais são os fatores que impedem um livro de ser reimpresso, de ele ter uma nova edição lançada?
Poderia ser o sucesso do livro? Vou pegar de exemplo esse livro que citei acima, o Clube da luta. Essa mesma edição foi lançada quase com o filme, ela até mesmo tem a capa com Edward Norton e Brad Pitt, os dois que fazem os principais no filme. Então, contando que o filme tem um relativo sucesso no Brasil, isso não seria um motivo ruim para não ter outra edição.
Será que poderia ser por causa de seu autor, que é desconhecido? Chuck Palahniuk não é lá tão desconhecido assim. Talvez ele fosse na época que o livro foi lançado, mas hoje em dia, com o tanto de livros dele que se pode encontrar nas prateleiras, não há sentido em não lançar uma nova edição do livro. Seus contos são conhecidos em quase todos os lugares, e é difícil de ver alguém que não tenha lido o conto Guts. Se nunca leu, conserte esse seu defeito.
Ou será porque o conteúdo do livro não é muito aconselhável? Bom, chegamos numa parte que é meio delicada. Um livro no fim de tudo é só um livro, mas acredito que considerar esse como qualquer outro livro não é algo que possa ser feito. Se você já o leu, sabe que ele é pesado, estranho em algumas partes e os fatos que ocorrem nele poderiam inspirar pessoas de maneira que não tem explicação. Assim como no filme Tyler consegue fazer sua milícia, esse livro poderia fazer o mesmo. mas culpar um livro por algum fato é o mesmo que culpar algum árabe de usar a bíblia pra explodir por aí.
Tudo isso é baseado em coisas que pensei aqui, nada do que disse aqui é concreto, pode ser verdade ou não, mas eu prefiro pensar que um dia esse livro possa ser lançado novamente e eu possa ter uma cópia dele… até lá, fico só na vontade.

Leia mais em: ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

confira

quem?

baconfrito