As aberturas dos desenhos animados
Agora que terminei a série contando a história através dos tempos das animações, vou fazer uma análise sobre os elementos dos desenhos animados.
Nada muito longo, só para esclarecer que aquilo lá que você está assistindo possui muito mais do que trapalhadas, romances, tiradas, dramas, pancadaria, entre outros elementos.
E, para começar, nada melhor do que falar das aberturas dos desenhos.
Infelizmente, a rede mandatária de TV nunca passa a abertura das animações que exibe, simplesmente mostrando um “Rede Globo apresenta…”, vendo aí, o valor que a dita cuja dá aos produtos que adquire só para ganhar uns segundos de comerciais.
Voltando ao assunto, as aberturas das animações geralmente não têm a qualidade de uma de anime, por exemplo, mas, em algumas produções, não devem nada aos japoneses.
A abertura de um desenho animado é seu cartão de visitas, sua apresentação ao mundo, sendo uma idéia do que virá. Caso seja uma bosta, já perde metade de sua credibilidade (e provavelmente a audiência).
Como discutir os tipos de abertura não leva a lugar nenhum, pois vai do estilo da empresa, do tipo de desenho e do público a que se destina, vou apenas listar alguns que sempre se destacaram com aberturas inesquecíveis dividindo por produtoras mesmo.
Hanna-Barbera
As aberturas das animações da Hanna-Barbera seguiam o estilo show especial, justamente por passarem no horário nobre da TV americana.
Por mais que digam que “Os Flintstones” era o principal desenho da HB, “Os Jetsons” tinham a melhor abertura, na minha opinião, que é o que realmente importa.
No Brasil, a que mais marcou foi a do Cavalo de Fogo, eternizada pelo SBT (emissora que exibe os desenhos em toda sua totalidade, embora não respeite ordem cronológica, exibição ou qualquer outra coisa, mas como isso vale para toda programação, então passa).
Filmation
As aberturas dos desenhos da Filmation seguiam a linha da apresentação dos personagens, o que acho mais certo, mas confesso que enche o saco ver todo dia o “Oi, eu sou Adam, príncipe de Etérnia e defensor dos segredos…”
Um porre isso, ainda mais do tanga do He-Man.
Dos desenhos produzidos pela Filmation acho que as melhores aberturas eram do BraveStarr e dos Caçadores de Fantasmas.
Mesmo assim, tinha muito mais do mesmo, o que irritava em algumas produções.
Por enquanto só citarei esses, deixando um bônus nostálgico por aqui.
Semana que vem volto a abordar esse assunto.
Leia mais em: Arrume Tudo e Pare com Isso, Filmation, Hanna-Barbera, Muppets, Os Fantasmas, Os Jetsons