As animações que vão dar o que falar em 2010
O que esperar das animações em 2010? Quais os candidatos a sucesso?
Como não comprei muitos jornais nesse começo de ano e o Google não está ajudando muito, fiz a pesquisa na marra, pesquisando por estúdio. Se faltar algum, avisem que incluo aqui depois.
Agora com a tecnologia 3D a pleno vapor, pode apostar que teremos uma overdose de desenhos explorando esse recurso. Só espero que não esqueçam do roteiro.
Enfim, segue abaixo as animações que vão dar o que falar neste ano:
Astroboy
Ok, esse eu falei que ia estrear ano passado, mas por algum motivo, que não faço ideia e nem quero saber, não estreou. Como o McDonalds já está dando brinquedinhos do desenho com seus lanches, então acredito que dessa vez, sai.
Como estou sem saco para criar um resumo diferente, segue o mesmo do dia primeiro do ano passado:
“Mais uma versão das aventuras do menino robô criado por Osamu Tesuka, praticamente o pai dos mangás e animes. Já contada de várias formas, agora é a vez da computação gráfica hollywoodiana narrar a história do jovem robô que vive em Metro City e se envolve em várias aventuras. A notícia boa para o tanga do Théo é que Nicolas Cage empresta sua voz para a animação. Previsto para outubro.”
Não espero muita coisa.
Toy Story 3D e Toy Story 2 3D
Relançamento das duas primeiras aventuras dos brinquedos de Andy, agora em, adivinhem, 3D.
Vale pela roupagem nova que a Disney/Pixar deve ter dado aos longas para serem exibidos nas telonas especiais. Se você ainda não viu, não sei o que está fazendo aqui é bom para conhecer a animação que mudou o mercado de desenhos animados e deu uma sacudida na Disney. Se você já viu, veja de novo para se preparar para o lançamento mais esperado, que vem a seguir.
Toy Story 3
Andy vai para faculdade e, infelizmente, decide se livrar dos seus brinquedos, que estão esquecidos há algum tempo em um depósito. Woody, Buzz e os outros brinquedos são doados a uma espécie de creche, onde as crianças tocam o terror com eles. Como se adaptar e encarar essa nova realidade é o desafio dos brinquedos.
Tenho um pé atrás com partes 3 – está aí Piratas do Caribe, Shrek e Homem Aranha, para ficar nos mais recentes – mas acredito, como sempre, na Pixar.
Candidato ao melhor do ano, desde sempre.
Como Treinar o Seu Dragão
O longa inédito da DreamWorks. Pelo trailer, tem tudo para incomodar a Pixar, embora, dessa vez, o estúdio da lampadinha venha com uma história já bem conhecida. Já o time da fábrica de sonhos precisa arrebentar depois do ‘marromeno’ Monstros x Alienígenas.
A história é bem interessante, o filho de um viking faz amizade com um filhote de dragão e começa a treiná-lo para ser o herói que sempre sonhou. O problema é que vikings e dragões são inimigos seculares, o que pode acabar com os planos do garoto. Gostei do trailer, mas vamos ver se entrega o que promete.
Batalha por T.E.R.A.
Animação de 2007 que só chega aqui agora.
O pouco que li não é muito animador, mas pela sinopse, dá para notar que estão querendo aproveitar o sucesso de Avatar. Mala (olha o nome) é uma adolescente que vive num planeta pacífico. Mas os habitantes da Terra acabaram com tudo por aqui e resolveram que o planeta de Mala é o ideal para os humanos, que só precisam tirar os habitantes de lá para viverem bem. Obviamente que a galera local não curtiu e que vai enfrentar os terráqueos pela permanência e sobrevivência em seu planeta.
Original não? Detalhe que em inglês o nome do planeta é “Terra”, talvez porque não quisessem lançar por aqui, o que fez a galera do mercado latino mudar para T.E.R.A. Sério, acho bom passar longe desse.
Meu Malvado Favorito
Animação da Universal (não a igreja, noob), dos mesmos produtores da Era do Gelo. Gru é um vilão modafoca que rouba tudo que julga ser importante para todos. Até que resolver fazer o roubo perfeito, que é sumir com a Lua – até aqui, good – aí encontra três garotinhas órfãs abandonadas que dependem dele para viver. Será que sua amada e comparsa esposa vai deixar assim barato.
Pelo teaser trailer, o cara lembra o Pinguim do Batman e parece ser um filme bacana. Pela sinopse, aparentemente está mela cueca demais. Como a voz, no original, é do Steve Carrel, deve ser garantia de boas risadas. Aguardemos.
Guardians of Ga’Hoole
Animação baseada em uma coleção de livros infantis, onde a coruja Soren (quem?) foge de um orfanato e ruma para a Ilha de Ga’Hoole. Até ia ignorar, mas pelo elenco (Hugh Jackman, Ryan Kwanten, Hugo Weaving, Geoffrey Rush, entre outros) deve ser bom e vale dar um voto de confiança.
Around the World in 50 Years
A vida de uma tartaruga marinha nascida em 1959, que sofre com os efeitos do aquecimento global durante os 50 anos em que viaja pelo mundo.
Animação que preenche a cota ecológica do ano.
Shrek para sempre
Ou Shrek 4. Última aventura do ogro (segundo a DreamWorks) que conclui a saga de Shrek, Burro, Fiona e Gato de Botas. Sinopse interessante, o ogro está de saco cheio de ser pai de família e, ao ser levado no bico por Rumplestiltskin, o reino de Tão, Tão Distante muda completamente. Com Rumplestiltskin (nome ruim de escrever) assumindo o trono, os ogros sendo caçados, com Fiona como líder da resistência, o Burro como um animal… burro e o Gato de Botas como um bicho gordo, laranja e preguiçoso (sim, sátira em cima de outro gato assim). Resta a Shrek resolver o problema.
Apesar do terceiro, darei um voto de confiança.
Megamente
Previsto para o fim do ano, tenho quase certeza que Megamente, vai ficar para 2011. Ou será que a DreamWorks lança três filmes no mesmo ano? Como achei a sinopse bem interessante, apesar de lembrar Os Incríveis, acreditarei no cronograma deles e colocarei aqui como promessa para vocês.
Megamente é um vilão típico, quer dominar Metro City, cheios dos discursos, extremamente inteligente e com um herói, Metroman, que sempre o derrota. Após a morte do herói, Megamente, ao invés de comemorar, entra em depressão e vê que sua vida perde sentido sem um herói para enfrentá-lo. Decidido a ter alguém para rivalizar, cria Titan, o novo herói de Metro City. Será que Titan é o herói que o vilão tanto precisa?
Muito bom, segue a fórmula de satirizar a cultura pop, como já fizeram com o mundo das artes marciais (Kung Fu Panda), contos de fadas (Shrek) e sci-fi e terror (Monstros x Alienígenas). Acredito nesse também.
Rapunzel
Após o sucesso de A Princesa e o Sapo, pensei que a Disney voltaria com tudo à animação tradicional. Ledo engano. Rapunzel, que teria tudo para ser um mega sucesso como animação 2D, será em CGI, sendo o primeiro conto de fadas do estúdio produzido em 3D.
Sinceramente, não sei o que dizer. Só vendo filme. Mas meu sexto sentido diz que teria mais impacto se fosse feito à mão, como Branca de Neve, Cinderela, A Bela e a Fera, entre outros. Em 3D pode ser até legal, mas será mais um, não um clássico Disney.
Enfim, isso é que os estúdios nos prometem para este ano. Ao contrário de 2009, nada de encher os olhos. Talvez porque a Pixar não lance nada de novo ou a maioria seja de histórias baseadas em contos, lendas ou livros. Espero queimar a língua como sempre.
O que acharam? Mandem bala logo abaixo.
Leia mais em: Around the World in 50 Years, Astro Boy, Batalha por T.E.R.A., Como Treinar o Seu Dragão, Guardians of Ga'Hoole, Megamente, Meu Malvado Favorito, Rapunzel, Shrek, Toy Story