Cê conhece o Terapia?
Sabem o que é uma webcomic? Então, é uma história em quadrinhos na internet. Um vez que ler quadrinhos e ficar tempo demais na internet não eram suficientemente destrutivos para a vida social da galera, resolveram juntar os dois e ver no que dava. O (A?) Terapia é um webcomic. Um dos melhores que conheço.
Como o nome indica, Terapia é sobre um cara que faz terapia. Em outras palavras, ele tá fodido, leva uma vida de merda, com uma família cuzona, uma namorada que é um saco… Enfim, a parada toda que muita gente conhece de perto. A diferença é que ele tem dinheiro pra pagar um terapeuta.
Não me lembro realmente se esse personagem tem nome e/ou se falam a idade dele, mas para mim ele tem entre 17 e 19 anos… Mesmo que o “sobre” fale que tem uns “vinte e poucos”. Para resumir a história, ele tem, no mínimo, uma depressão-nível-hard. Mas não é isso que importa. Ou é, mas esperem o próximo parágrafo pr’eu explicar melhor.
O Terapia é escrito pelo Rob Gordon (Um cara que é “famoso” na internet pelas crônicas que faz e tals) e pela Marina Kurcis (Que deve ser a que manda de verdade no troço, porque né), sendo que quem desenha é o Mario Cau, que já fez umas paradas legais, mas que eu não lembro de cabeça. A questão é que os três mandam muito bem juntos.
O desenvolvimento que a história teve (E vem tendo) é realmente legal. Estando na página 71, é nítida a diferença entre o personagem agora e quando a HQ começou. Os diálogos são legais, mas é principalmente na narração que a coisa fica foda. Tem também quantidade gigantesca de citações ao bom e velho blues (É sério, são muitas) e as várias técnicas que o Mario Cau usa, que, usando uma frase clichê, dão um “quê” a mais para a coisa. Cê pode até não gostar da história, mas esse troço é uma puta aula de ilustração.
Sinceramente não sei o que falar para vocês. A arte é incrível, o roteiro é legal (Mesmo tendo algumas partes em que fica meio bobo/clichê/melodramático) e, diferente de muitas webcomics, há o compromisso por parte do Rob, da Marina e do Mario que Mário?, tanto em relação à qualidade quanto à pontualidade. Tá, de vez em quando atrasa, mas eles compensam.
Sai uma página nova de Terapia toda quarta-feira, lá no Petiscos, e eu garanto que vocês não vão se arrepender de ir lá checar. Estando no sexto capítulo, vocês terão bastante coisa para ler, e aconselho que leiam (E vejam) com atenção, mas podem ter certeza que vale a pena.
Leia mais em: Marina Kurcis, Mário Cau, Rob Gordon, Terapia, Webcomics