Clássicos em clássicos animados
Em fevereiro do ano passado, fiz uma coluna comentando sobre a ópera Hungarian Rhapsody nº2, de Franz Liszt, ter sido executada por várias animações em episódios clássicos, e com a maioria não tendo, praticamente, relação nenhuma entre si.
Aí lembrei que nunca fiz a lista dos melhores musicais do mundo dos desenhos tradicionais. Afinal, na época que fiz a coluna anterior, estava na casa da minha mãe, usando o note do meu irmão, que apagou todos os favoritos que havia separado para esta coluna. Levou mais de um ano, mas o que interessa é que lembrei, não é?
Segue abaixo os cinco melhores musicais clássicos do mundo das animações.
Pica-Pau – O barbeiro de Sevilha
Um dos clássicos de todos os desenhos do Pica-Pau. Como não é inteiramente musical, fica com a quinta posição.
Mickey & Amigos – The Band Concert
Um dos primeiros desenhos coloridos da Disney. A disputa entre Mickey, tentando reger a orquestra (Ou banda de fanfarra) e Donald, com sua flautinha, dão a tônica do humor simples e divertido para caramba.
Notem que as músicas tocadas pela banda são temas de vários desenhos clássicos da Disney – inclusive os que envolvem tragédias de furacões – que passavam na TV Globinho (Mickey e Donald) e no distante Disneylândia.
Tom & Jerry – Jerry Batterista Jazz
Nem lembro desse passar tanto na TV, mas o jazz executado pela banda do Jerry, arrebentando como baterista, é muito bom. Pena que o Tom não gostou muito, pois queria dormir e sofreu muito com isso, coitado.
Pernalonga: O Coelho de Sevilha
Ao contrário do episódio envolvendo o Pica-Pau, esse é totalmente musical. Dos desenhos que mais lembram minha infância e também dos que mais fazem dar risada. De gargalhar mesmo! Pena que a incorporação do Você Tuba foi desativada.
Pica Pau – Miniaturas Musicais
Rapaz, quem, hoje, enfia Chopin em um desenho animado? Aliás, quem enfia qualquer clássico em desenhos animados? As partituras sendo mostradas antes do desenho é de uma poesia sem igual.
Esse clássico, que está mais para desenho do Andy Panda do que para do Pica-Pau, é sensacional do início ao fim. O encerramento com o incêndio, por causa do burro bêbado e os foguinhos pestes é fantástico.
Por conta do politicamente correto, dificilmente deixariam passar algo semelhante nos dias de hoje, mas é interessante que repete sempre na Record (Com os cortes de sempre, mas repete).
Tem algum que vocês lembram e que não coloquei na lista? Comenta aí embaixo.
A partir da semana que vem, Papo Animado será quinzenal, se revezando com uma nova coluna. Aguardem e verão!
Leia mais em: Disney, Looney Tunes, Mickey Mouse, Pato Donald, Pernalonga, Pica-Pau, Tom e Jerry