Estreias da Semana – 27/03/2025
Novocaine: À Prova de Dor (Novocaine)
Com: Jack Quaid, Amber Midthunder, Ray Nicholson, Betty Gabriel, Matt Walsh, Evan Hengst, Conrad Kemp, Jacob Batalon, Drew Simon e Chioma Antoinette Umeala
Nascido com Insensibilidade Congênita à Dor com Anidrose, Nathan Caine não sente dor [E não transpira]. Funcionário de um banco, ele é gamado em uma colega, que é feita de refém em um assalto. É aí que sua condição se transforma em vantagem, já que ele pro resgate, sem se preocupar em ser machucado.
Obviamente que a parte médica vai deixar a desejar, mas aparenta não ser um filme muito merda.
Resgate Implacável (A Working Man)
Com: Jason Statham, Jason Flemyng, David Harbour, Merab Ninidze, Arianna Rivas, Michael Peña, Noemi Gonzalez, Alana Boden, Andrea Vasiliou, Andrej Kaminsky, Chidi Ajufo, Cokey Falkow, Daniel Lundh, Eddie J. Fernandez, Emmett Scanlan, Eve Mauro, Greg Kolpakchi, Isla Gie, Jonathan Nyati, Jose Conejo Martin, Kenneth Collard, Max Croes, Maximilian Osinski, Piotr Witkowski, Richard Heap, Ricky Champ, Sophie Craig e Wayne Gordon
Trabalhador do setor de construção, Levon Cade só quer manter uma rotina simples. Mas quando a filha do chefe some, ele [ADIVINHA SÓ] vai ter de usar seus conhecimentos de militar com treinamento em operações secretas pra achá-la, e acaba descobrindo uma conspiração criminosa em meio ao rolê.
Essa premissa de “ex-fodão aposentado que volta à ativa” não cansa a galera não?
Quando Chega o Outono (Quand vient l’automne)
Com: Hélène Vincent, Josiane Balasko, Ludivine Sagnier, Pierre Lottin, Garlan Erlos, Sophie Guillemin, Malik Zidi, Paul Beaurepaire, Michel Masiero e Vincent Colombe
Morando em um vilarejo próximo de Borgonha com sua amiga Marie-Claude, Michelle planeja ansiosamente as férias com seu neto, Lucas. O problema é que Michelle acidentalmente envenena sua filha, Valérie, ao servir cogumelos em um almoço, o que gera novos conflitos em uma relação já crivada de mágoas e traumas. Sentindo-se sozinha, Michelle acaba encontrando uma companhia inesperada em Vincent, o filho de Marie-Claude que acabou de sair da prisão.
Se você é leitor frequente, já sabe o que eu acho de comédia francesa. Pelo menos os cogumelos não estão no cartaz sem motivo.
Meu Nome é Maria (Maria)
Com: Anamaria Vartolomei, Matt Dillon, Giuseppe Maggio, Celeste Brunnquell e Yvan Attal
A jovem atriz Maria está numa fase não muito boa, então quando um diretor italiano a chama pra ser protagonista de um filme com Marlon Brando, parece que as coisas vão começar a dar certo. Só que não dão, e o que deveria ser a grande oportunidade da vida de Maria, se torna o começo de um inferno pessoal. Afinal, nós estamos falando de Maria Schneider, estrela de O Último Tango em Paris.
É estranho pensar que a galera faz piada com o uso de manteiga como lubrificante por conta desse filme, mas a parte de não informar sua atriz principal sobre uma cena de estupro até o momento da gravação não foi espalhada igual.
Mundo Proibido
Com: Pierre Bittencourt, Shallana Costa, Giulia de Brito, Alê Camargo, Cassiano Ávila e Camila Carrossine
Um casal de aventureiros espaciais, Fuji e Lydia vão atrás do misterioso Mundo Perdido, onde as lendas indicam que há um tesouro. Acompanhados de um especialista em explosivos e uma nave inteligente, eles enfrentarão uma turminha do barulho e vão causar várias confusões.
Se a sinopse parece genérica, é reflexo do que o filme me parece.
Câncer com Ascendente em Virgem
Com: Suzana Pires, Marieta Severo, Nathália Costa, Fabiana Karla, Maria Gal, Giovana Lima, Mariana Costa, Ariene Souza, Ângelo Paes Leme, Yuri Marçal, Julia Konrad, Heitor Martinez e Carla Cristina Cardoso
Professora de matemática e influencer educacional, Clara descobre um câncer de mama, o que faz com que sua mania de manter tudo sob controle vá pras cucuias, enquanto ela enfrenta os dias bons e os ruins ao lado da família e dos amigos.
Me parece ser um daqueles filmes-espremedor, pra arrancar o máximo de lágrimas possível da audiência.
Oeste Outra Vez
Com: Ângelo Antônio, Antonio Pitanga, Babu Santana, Adanilo Reis, Daniel Porpino, Rodger Rogério e Tuanny Araújo
No sertão de Goiás, Totó e Durval foram abandonados pela mesma mulher e formaram uma dupla sertaneja, o que gera em ambos uma rivalidade intensa e destrutiva, alimentada por uma mistura de honra, orgulho e desespero, aflorando cada vez mais cicatrizes de um passado de desilusão e perda.
O homem não é nada sozinho, mesmo. Nem corno.
A Batalha da Rua Maria Antônia
Com: Pâmela Germano, Isamara Castilho, Caio Horowicz, Juliana Gerais, Gabriela Carneiro da Cunha, Philipp Lavra, Valentina Herszage, Fernando Morais, Clara Buarque e Alexandre Ammano
Durante a ditadura dos milicos, mais especificamente em 1968, um estudante de filosofia da Universidade de São Paulo, também conhecida como USP, se envolve nos conflitos entre estudantes de esquerda dessa mesma USP, mais especificamente da FFCL-USP [Também conhecida como Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo], e estudantes de direita da Universidade Presbiteriana Mackenzie, que faziam parte do Comando de Caça aos Comunistas, também conhecidos como putinhas da ditadura [Essa parte eu inventei], e que foi fundado inclusive por estudantes de direito da USP. Essa treta, que teve literalmente tiro, porrada e bomba, ficou conhecida como Batalha da Maria Antônia.
É meio desequilibrado quando um lado usa armas de fogo e incendeia prédios e o outro não, hein? Eu acho.
Parthenope – Os Amores de Nápoles (Parthenope)
Com: Celeste Dalla Porta, Stefania Sandrelli, Gary Oldman, Isabella Ferrari e Luisa Ranieri
Nascida no pós-guerra em Nápoles, Parthenope compartilha do mesmo nome da sereia da mitologia grega, que também era cultuada como divindade pelos antigos napolitanos. E como a criatura dos mitos, ela afeta toda a cidade com sua busca insaciável por liberdade e amor.
É um filme sobre uma pessoa ou sobre uma cidade que teve seus rumos alterados por uma pessoa? Existe diferença? Hoje eu tou filosófico.
Onda Nova
Com: Carla Camurati, Tânia Alves, Walter Casagrande, Regina Casé, Luiz Carlos Braga, Ênio Gonçalves, Sergio Hingst, Cida Moreira, Cristina Mutarelli, Caetano Veloso e Vera Zimmermann
Nesse flme passado [E gravado] em 1983, onze mulheres formam o Gayvotas Futebol Clube, time feminino patrocinado por um clube profissional, após um período de 40 décadas de futebol feminino sendo banido no Brasil. E além das tretas futebolísticas, o filme acompanha os dramas pessoais das jogadoras enquanto se preparam para um importante jogo internacional.
Pelo visto a galera descobriu que remasterizar filme [Além de meter uma polêmica de “filme proibido”] dá um trocado.
Estranhas Cotoveladas
Com: Domingos Meira, Eliandra Caon Marcolino e Rafael Montassier
No interior paulista, a médica Ella Triste tenta dispensar Pedro Álvares, agroboy, pra cair nos braços de Tiê Paixão, agrônomo hippie que tá transformando seu sítio Itapedra [Pedra pedra, que nome burro] em uma unidade de agricultura familiar e orgânica. Mas em meio à tudo isso, vários grupos se movem: índios, negros, quatrocentões [?], imigrantes.
Não entendi foi nada, e nem sei se quero entender.
Mário de Andrade, O Turista Aprendiz
Com: Rodrigo Mercadante, Dora Freind, Dora de Assis, Lorena da Silva e Pedro Miguel
Mario de Andrade fez uma viagem pelo rio Amazonas em 1927, antes de soltar seu livro mais consagrado: Macunaíma. Durante essa viagem, ele fez anotações que ele só foi passar a limpo em 1943, e que foram publicadas finalmente em 1976, com o título de O Turista Aprendiz. Adivinha só do que se trata esse filme?
Parece documentário mas não é, apesar de ser um pouco.
Leia mais em: A Batalha da Rua Maria Antônia, Câncer com Ascendente em Virgem, Estranhas Cotoveladas, Estreias, Mário de Andrade O Turista Aprendiz, Meu Nome é Maria, Mundo Proibido, Novocaine: À Prova de Dor, Oeste Outra Vez, Onda Nova, Parthenope: Os amores de Nápoles, Quando Chega o Outono, Resgate Implacável