Homenagens nos desenhos animados
Comum nos Simpsons, muitos artistas fazem participações especiais em diversas animações, sendo mais comum visitarem Springfield, e atualmente, Quahog.
Essa coluna meio que complementa a anterior, sobre os músicos que viram desenhos, mas com um destaque especial.
Para quem acha que tudo começou no fim da década de 90, com a família de Springfield, fique sabendo que bem antes, lá para meados da década de 40, quase no fim da Segunda Guerra Mundial, a brasileira Carmem Miranda aparecia no longa “Alô Amigos”, contracenando com Zé Carioca e Pato Donald. Anos depois, sua irmã, Aurora Miranda, fez uma participação especial no filme “Você já foi à Bahia?”, com os mesmos personagens.
Só a sombra da Carmem e, quem diria, politicamente incorreto total hehehe
Claro que há tudo foi uma baita politicagem, com o governo americano encomendando os desenhos ao velho Walt para fazer uma política de boa vizinhança com os latinos vira-latas e ter apoio durante a guerra.
Se você faltou à aula de história, vale lembrar que Getúlio Vargas, na época presidente da nossa nação varonil, tinha uma queda pelo nazismo e ultra-nacionalismo, moda em países como Alemanha, Itália e Japão que, por sinal, eram inimigos dos EUA (e resto do mundo) na guerra.
Não foi por causa dos desenhos da Disney que Brasil, México, Argentina e os outros viraram aliados dos Aliados (rá!), mas ajudou um pouco. Se quiser saber mais, consulte um site de história ou frequente as aulas, noob.
Enfim, está certo que a maioria dessas animações mostrava os convidados em carne e osso, diferente do que ocorre hoje, mas não deixam de ser participações.
Aliás, para quem acha que isso acabou, no filme do Bob Esponja, o ator David – Super Máquina – Hásselhoff faz uma participação bem especial, embora ligado à outra série que protagonizou, no caso Baywatch.
Algumas figuras históricas, como Einstein, Hitler, Gandhi, etc, são presenças constantes em várias animações, seja em carne e osso ou animados.
Einstein se estressando com os Animaniacs
Adam West
Vou confessar, toda essa história aí em cima foi só para preparar vocês ao maior homenageado nos desenhos animados: Adam West.
Se não conhece o cara, então pare de ler e vá catar conchinhas na praia ou ser escoteiro.
Sim, se esperava alguém de algum quilate, como Os Beatles, Marlon Brando, Keith Richards ou Tarcisio Meira, esqueça. Principalmente o último.
Adam West, também conhecido como o viadinho do Batman, é o maior homenageado dos desenhos simplesmente por ser… Adam West.
Veja bem, ele faz o papel dele mesmo em Family Guy, onde é o prefeito corrupto de Quahog.
Enfrenta vilões em Dimmsdale, de Padrinhos Mágicos, como o Catman, sendo um herói meio burro e totalmente caricato (clara alusão ao Batman que interpretou).
Também fez duas participações em Os Simpsons, interpretando ele mesmo no episódio “Homer Escavadeira” e, é claro, o Batman no episódio “Grande Marge”.
E por último, mas não menos importante, fez vozes em desenhos do Batman, Super Amigos, Space Ghost de Costa à Costa, Johnny Bravo, Kim Possible e resolveu suas diferenças com Burt Ward no Celebrity Deathmatch.
Fica registrado aqui essa homenagem acidental.
Leia mais em: Adam West, Alô Amigos, Aquarela do Brasil, Bob Esponja, Family Guy, Os Simpsons, Você já foi à Bahia