O cinema aqui de Ouro Preto estava fechado comercialmente por causa da licitação da loja da pipoca, então os boiolas os caras do curso de jornalismo da UFOP inventaram um projeto muito legal: Passar só clássicos de graça na tela. Certo dia, estava eu, passeando quando vi um papel de ofício com o nome do filme que me chamou atenção: Fahrenheit 451 (Temperatura em que o papel é incinerado). Logo pensei que era o documentário do 11 de setembro e como era de graça e eu tento assistir de tudo resolvi entrar. Cometi o melhor erro da minha vida. continue lendo »
O filme desta coluna se enquadraria muito melhor no Bogart é Tanga! do que Filmes Bons Que Passam Batido, sendo que ele é um dos filmes mais importantes da história do cinema, por ser o primeiro filme noir feito, mas como eu escrevo para um bando de noobs adolescentes aversos a filmes antigos e preto e branco, o texto vai ser postado aqui mesmo.
Ei, vocês aí, noobs que pensam que filmes como os de Hollywood prestam. Leiam com atenção este texto.
Diferentemente do cinema americano, o cinema europeu entende que filmes não são apenas uma forma de entretenimento, mas uma mescla de entretenimento e pensamento crítico. Não é a toa que o cinema é chamado de sétima arte, tendo em vista que arte é aquilo que se aprecia e faz refletir. continue lendo »
Ei, vou falar algo a meu respeito que vocês não sabem (ou ligam): me formei no ensino médio em 2000, Dezembro. Isso quer dizer que se eu morasse nos EUA, 2010 seria o ano da fatídica reunião de formandos da turma de 2000. Rever velhos colegas, trocar figuras e etc. Eu na verdade não conheço tanto assim da cultura norte-americana (fora o que vi em filmes), mas sério, quem quer fazer uma merda dessas?
Hey yo, i am back again… sinto pela ausência na coluna no quadro, algumas coisas aconteceram:
– Théo, meu parceiro de coluna, entrou em HIATO CRIATIVO, me deixando sozinho por aqui.
– Mês passado quebrei minha mão esquerda, o que realmente impossibilitava qualquer tentativa de comunicação escrita digitada. Ok, eu poderia tenter digitar com a direita só, mas não queria. Muito cansativo.
Voltamos então com seu amado, idolatrado e não lido quadro: FILMES BONS QUE PASSARAM BATIDO. O filme dessa semana se chama “Como enlouquecer seu chefe”. continue lendo »
Que Anthony Hopkins é o cara, todo mundo tá cansado de saber. Imagina esse dinossauro em um filme com Chris Rock quebrando tudo? Pois é, esse filme EXISTE!
Após um talentoso agente ser morto em ação, a organização decide contratar seu irmão gêmeo para concluir sua missão. O problema é que ele é Jake Hayes (Chris Rock), um malandro das ruas que não tem o menor jeito para agente secreto. Para minimizar este problema a CIA coloca ao seu lado Gaylord Oakes (Anthony Hopkins), um agente experiente que tem por missão lhe ensinar como fala, anda e age um agente da CIA.
Imagina a merda: Anthony Hopkins e Chris Rock lado a lado chutando bundas. Chutando até mesmo suas próprias bundas. É bunda chutada pra todo lado. Não tem POR QUE um filme com esses dois caras passar batido, é FATO. Isso só prova o quanto vocês são noobs.
Fresh é um garoto negro de 12 anos, que vive em um gueto (os infames projects) norte-americano. Apesar de não demonstrar, ele odeia o lugar em que vive e quer sair de lá logo que puder, mas sabe que pra isso precisa de grana. Como um garoto de 12 anos faz pra ganhar grana fácil na favela? Ele vira avião de traficante. E Fresh é um bom avião, todos percebem isso. Todos sabem que Fresh vai longe se seguir a carreira de traficante.
Mas ele não quer isso. Ele só quer levantar uma grana suficiente pra vazar de lá o mais rápido possível e nunca mais voltar. continue lendo »
Nos anos 90, graças ao sucesso de Pulp Fiction e Cães de Aluguel, ambos do diretor/maluquete/nerdcinematográficomór Quentin Tarantino, filmes sobre o crime tornaram-se enormemente populares. Esse tipo de filme já tinha encontrado muito sucesso nas mãos de gente como Francis Ford Coppola (com a série dos filmes d’O Poderoso Chefão) e Martin Scorcese (Os Bons Companheiros). Mas tanto os filmes do Coppola quanto os do Scorcese tinham algo em comum entre sí: tratavam sobre a máfia, mas sobre a máfia italiana. continue lendo »
Eu diria que esse filme é um crássico, mas… é meio difícil encontrar quem conheça, mas provavelmente você já ouviu falar dele. Vamos ver se vocês ficam conhecendo, agora. Afinal, o que esperar de um filme dirigido por QUATRO diretores?