Estréias da semana – 12/12

Cinema quinta-feira, 11 de dezembro de 2008 – 1 comentário

Carga Explosiva 3 (Transporter 3)
Com: Jason Statham, François Berléand, Natalya Rudakova, Robert Knepper, Jeroen Krabbé, Alex Kobold, David Atrakchi, Yann Sundberg, Eriq Ebouaney, David Kammenos
Continuação da saga de Frank Martin, que é um ex-militar especializado em transportar coisas. Agora ele é obrigado a transportar a filha de um politico ucraniano, já que o cara que ele havia indicado pro trabalho não guentou.
Até o théo, que é ranzinza, deu 10. Demorou pra ir ver essa joça!

Madagascar 2 – A Grande Escapada (Madagascar: Escape 2 Africa)
Com: Herman Almendarez, Sacha Baron Cohen, Cedric the Entertainer, Kathryn Feller, Elisa Gabrielli, Zachary Gordon, Bryceson Holcomb, Tommy ‘Tiny’ Lister, Bernie Mac, Tom McGrath
Os animais que fugiram do zoológico de Nova York agora querem voltar pra lá, mas ao tentarem sair da savana africana acabam caindo… na África. Pra dar um clima cuti-cuti, o leão Alex acaba se aproximando da sua familia. Ou algo assim.
Continuação de uma animação divertidona. Se gostou do primeiro, vai na fé.

Rebobine, Por Favor (Be Kind Rewind)
Com: Jack Black, Mos Def, Danny Glover, Mia Farrow, Melonie Diaz, Irv Gooch, Chandler Parker
Jerry trabalha em um ferro-velho, por onde passa uma rede elétrica. Ele tem dores de cabeça que acha que são causadas pelos fios, e numa tentativa falha de sabota-los, acaba magnetizando seu cérebro. Por causa disso, ele acaba com as fitas de vídeo da locadora de seu amigo, e, pra agradar a cliente mais velha leal da loja, eles acabam regravando [Com a ajuda de uma galera da cidade] cenas de grandes clássicos.
Sátiras de filmes clássicos sempre são maneiras, apesar do clima de “filme bonitinho”.

O Menino do Pijama Listrado (The Boy in the Striped Pajamas)
Com: Asa Butterfield, Zac Mattoon O’Brien, Domonkos Németh, Henry Kingsmill, Vera Farmiga, Cara Horgan, Zsuzsa Holl, Amber Beattie, László Áron, David Thewlis
Bruno é um garotinho de oito anos de idade, filho de um oficial nazista que é promovido, levando toda a familia de Berlim para uma área vazia, onde Bruno não tem amigos para brincar nem nada pra fazer. Como é curioso, ele acaba indo para uma “fazenda” que viu nos fundos da casa onde mora, onde encontra Shmuel, um garoto de sua idade e que usa um “pijama listrado”. Ao conviver com o carequinha, Bruno é levado à uma profunda reflexão sobre o mundo adulto, que acabam levando a amizade dos dois à um ponto sem volta.
Filme de mimimi sobre amizade. Leve a gordinha e aproveita pra dar uns pegas.

Eu sou Juani (Yo soy la Juani)
Com: Verónica Echegui, Dani Martín, Laya Martí, Gorka Lasaosa, José Chaves, Mercedes Hoyos, Marcos Campos, Manuel Santiago, Ferran Madico, Benito Sagredo
Juani é a mulher espanhola de hoje: prostituta vinda do terceiro mundo livre, sensível e liberada. Ela, que era noiva desde os quinze anos, discute com o maluco e vaza do pequeno vilarejo onde nasceu. Decidida a virar atriz, ruma pra Madri, onde conhece um grupo de tunadores de carro.
Eu não arrisco recomendar esse filme, principalmente por esse pôster. Sério, parece um traveco!

Carga Explosiva 3 (Transporter 3)

Cinema quinta-feira, 11 de dezembro de 2008 – 5 comentários

Agora temos uma trilogia! O novo diretor é Olivier Megaton, que foi “diretor de segunda unidade” de Hitman. Bom, até aí nada demais, e o cara não dirigiu filmes muito conhecidos. Louis Terrier dirigiu o primeiro e o segundo filme de uma maneira espetacular, FATO. E agora? Vai sobrar pro Jason Statham carregar o filme nas costas ou Megatron vai CHUTAR BUNDAS também?

Abaixo a sinopse da bagaça. Mas, quer saber? Eu recomendo a NÃO-leitura da bagaça. Ela tem um certo teor de spoiler, infelizmente.

Em Carga Explosiva 3 encontramos Frank Martin forçado a transportar Valentina, a filha seqüestrada de Leonid Vasilev, cabeça da Agência de Proteção Ambiental da Ucrânia. Ela a leva de Marselha, passando por Stuttgart e Budapeste, até acabar em Odessa, no Mar Negro.
Ao longo do caminho, com a ajuda do Inspetor Tarconi, Frank precisa lutar com as pessoas que o forçaram a aceitar a tarefa, agentes enviados por Vasilev para interceptá-lo, além da falta de cooperação de Valentina. Apesar do comportamento cínico dela e da resistência dele em se envolver, Frank e Valentina se apaixonam, enquanto fogem de seguidas situações que ameaçam suas vidas.

CLICHÊZÃO DETECTED. MIMIMI em um filme desta franquia é algo praticamente INADMISSÍVEL, véi! O jeito é deixar o lado xiita de lado, junto com o cérebro, e ver no que vai dar.

Essa foto já diz que vai ser do caralho, falaí.

Bom, em uma época onde Jason Bourne e James Bond saem na porrada praticamente sozinhos, já era hora de Frank Martin aparecer pra falar quem manda ali. Não tem jeito, o cara chuta a bunda até do cramunhão. Só não chuta a bunda da ruivinha que ele tem que carregar, o que resulta em uma cena PERTURBADORA de MIMIMI que dura quase uns 10 minutos, se bobear. Dava pra ver mel escorrendo pela tela.

Mas eu não estou criticando. Eu reconheço que é realmente difícil manter uma franquia sempre no mesmo nível, sem escorregar E soar repetitivo. Frank Martin ia amolecer alguma hora, e a hora foi essa. A ação continua eletrizante, ainda é um filme orgasmático de se ver. Quer saber? Porra, ousaram em colocar uma historinha, um mimimi ali no meio. E foram bons nisso. MUITO bons.

Clichês? Cara, é um filme de ação onde o protagonista só falta desviar de balas, esqueça os clichês. Eu diria que Carga Explosiva 3 é o filme mais envolvente da franquia. Sério, eu não me empolgava tanto no cinema desde Homem de Ferro. É MUITO do caralho. Se você ainda não viu Quantum of Solace, você ainda tem a chance de não se decepcionar com aquilo e assistir a este filme espetacular.

ES-PE-TA-CU-LAR!

Parabéns aos produtores, e obrigado por fazerem não só o filme de ação do ano, mas também o melhor filme da trilogia Carga Explosiva. Acertaram até na trilha sonora!

Carga Explosiva 3

Transporter 3 (100 minutos – Ação)
Lançamento: França, 2008
Direção: Olivier Megaton
Roteiro: Luc Besson
Elenco: Jason Statham, Françóis Berléand, Robert Knepper, Natalya Rudakova

Carga Explosiva 2 (Transporter 2)

Cinema quarta-feira, 10 de dezembro de 2008 – 3 comentários

O primeiro foi espetacular. E agora? Teremos uma decepção ou Louis Leterrier e Jason Statham vão mostrar que quando o assunto é chutar bundas eles SABEM o que estão fazendo?

Frank Martin (Jason Statham) é um ex-agente das Forças Especiais que trabalha atualmente como transportador de itens valiosos. Frank atualmente trabalha para a poderosa família Billings, como favor a um amigo. Aos poucos ele fica próximo ao pequeno Jack Billings (Hunter Clary), de 6 anos, a quem leva e traz da escola. Quando Jack é sequestrado Frank é obrigado a mais uma vez pôr suas habilidades em ação, partindo em uma tentativa de resgate.

Sim, agora o cara não é mais o “fugitivo” da coisa. Percebam que um certo clichê foi incluido na trama, chamando a decepção pra bagaça logo na sinopse. Ainda bem que os filmes não são sinopses.

Neo QUEM?

Com MAIS porrada e MENOS esteja com seu cérebro por perto que o primeiro filme, Carga Explosiva 2 chuta bundas logo no início, numa das cenas mais “Então tá” dos últimos tempos: A crássica como arrancar uma bomba… ok, sem spoilers. Aliás, esse filme é feito de crássicos, como a pancadaria com uma mangueira de incêndio e o salto de pernas abertas em cima de dois carros se chocando de frente.

Carga Explosiva 2 segue exatamente a mesma linha do primeiro. Ação de primeira, humor fino e efeitos especiais espetaculares. Como eu disse, este filme vai ALÉM disso, superando o primeiro. Até a trilha sonora melhorou. Empolgante do início ao fim, definitivamente.

E a inclusão da gostosa que chuta bundas? Foi muito boa, é claro. Só é triste ter que ver o Frank tendo que dar umas palmadas nela, mas tudo bem. Ela poderia ter preferido virar churrasquinho logo no início. Eu comia.

E, por favor (eu REALMENTE preciso dizer isso): Se você é fã de Titanic, mantenha-se longe deste filme. A última coisa que eu quero ler/ouvir é “AIIIIN TEIN MUINTA MINTIRA NECI FIUME”.

Carga Explosiva 2

Transporter 2 (87 minutos – Ação)
Lançamento: EUA/França, 2005
Direção: Louis Terrier
Roteiro: Luc Besson e Robert Mark Kamen
Elenco: Jason Statham, Alessandro Gassman, Amber Valletta, Katie Nauta, Matthew Modine, Jason Flemyng, Keith David, Hunter Clary, Shannon Briggs, François Berléand

Carga Explosiva (The Transporter)

Cinema terça-feira, 09 de dezembro de 2008 – 4 comentários

E finalmente Jason Statham pode começar sua carreira de melhor ator de ação dos últimos tempos. Essa poderia ser a resenha, aliás.

Frank Martin (Jason Statham) é um ex-soldado do exército norte-americano, que agora trabalha transportando cargas e vive em uma vila tranquila, na costa do Mediterrâneo. Martin segue sempre à risca o lema de nunca saber o que está transportando nem para quem é a carga, a fim de evitar problemas. Até que, após ser contratado por um americano apelidado de Wall Street (Matt Schulze), ele se envolve em uma grande problema. Após o pneu de seu carro furar Martin percebe que a carga que transporta está se mexendo. Passando por cima de suas regras, ele abre o porta-malas e descobre que lá está presa uma bela garota (Lai Kwai). Martin a solta, mas logo precisa fugir com ela de um poderoso chefão do crime asiático, Sr. Kwai (Ric Young), além de um policial (François Berléand), que investiga Martin por estar desconfiado que ele realiza o transportes de cargas ilegais.

Cavalheirismo.

Olha, o conceito “explosivo” da coisa remete mais a ação do que… uma carga explosiva. O filme não é uma espécie de Velocidade Máxima, os tradutores do nosso país que são uma merda. Então, deixando o nome do filme de lado, é bem aquilo que eu disse no início da resenha: Enfim Jason Statham começa a chutar bundas. Chega a ser um absurdo, mas é lógico, estamos falando de um filme desligue seu cérebro e divirta-se. Eu diria que Statham é o Steven Seagal E o Chuck Norris dessa geração. O cara bate DEMAIS.

A única coisa que me perturbou muito neste filme foi a maldita trilha sonora. As músicas são ruins DEMAIS, pelo que eu me lembre não há exceções. Em algumas cenas, a música não tem NADAVÊ com a cena. Em outras, elas estragam toda a sua empolgação. Triste.

Mas apesar disso, eu não boto defeito algum neste filme. Pra mim ele é perfeito pro gênero, além de superar expectativas. Sabe aquele filme empolgante que você tanto fala? Você vai esquecer ele após ver Carga Explosiva. Não estamos falando de pancadaria e explosões, estamos falando de pancadaria PRA CARALHO, explosões E situações geniais. É um filme de ação, afinal. Se você aposta em filmes do Oscar, este filme não é pra você.

Dica: Você vai precisar de fôlego. E tente não sair com o carro após o filme.

Carga Explosiva

The Transporter (92 minutos – Ação)
Lançamento: EUA, 2002
Direção: Louis Leterrier, Corey Yuen
Roteiro: Luc Besson, Robert M. Kamen
Elenco: Jason Statham, Qi Shu, Matt Schulze, François Berléand, Mr. Kwai, Doug Rand, Didier Saint Melin

Destaques da Semana em DVD – 01 à 05/12

Cinema sexta-feira, 05 de dezembro de 2008 – 1 comentário

Wall E: Com certeza um dos melhores filmes do ano, não somente como animação. Claro que estamos falando de mais uma obra-prima da Pixar (que, no ano passado, lançou outra inesquecível animação, Ratatouille). Os grandes diferenciais da Pixar são o contexto da trama e os incríveis personagens. Não há somente “gracinhas” e personagens “fofinhos”, a Pixar cria roteiros onde os sentimentos e tramas são o grande achado dos filmes, não esquecendo a riqueza da tecnologia aplicada à animação. Na trama, a humanidade abandonou o planeta Terra depois de entulhar tanto lixo nele que a vida ficou impraticável. Com isso, todos vivem em uma gigantesca nave. Porém, no planeta, ainda vive Wall-E, um simpático e solitário robozinho, que vive tentando limpar a sujeira que os seres humanos fizeram. Certo dia, uma robozinha bem moderna desembarca na Terra a procura de vida e Wall-E acaba se apaixonando por ela. Mais uma animação que muitos consideram uma obra-prima, já que conta uma história engraçada e humana, nos moldes de sucessos como Procurando Nemo, com apelo para agradar espectadores de todas as idades, além de passar uma mensagem contra o consumismo excessivo de nossa época. Confira a crítica.

Arquivo X – Eu Quero Acreditar: Não sei explicar o sentimento conflitante de ver Arquivo X anos após seu término da telinha (2002). Se a alegria de rever Mulder e Scully é inenarrável, fica um sentimento de desperdício dos personagens numa trama meia-boca. Claro que Chris Carter (sumido desde o término da série) parece se esforçar em criar um filme para um público amplo e, ao mesmo tempo, os fãs da série, mas focar somente a ação em “um caso isolado” parece, como disse antes, um desperdício (sorte de Gilliam Anderson que pelo menos teve um maior destaque, com sua personagem sendo confrontada pela sua crença religiosa, assunto recorrente na série). Na trama, o súbito desaparecimento da agente Monica Bannan (Xantha Radley) faz com que a agente Dakota Whitney (Amanda Peet) recorra à ajuda do padre Joe (Billy Connolly), um homem que abusou sexualmente de 37 coroinhas no passado e que alega ter visões. Para ajudá-la na busca, já que não conta com experiência em acontecimentos fora do comum, a agente Whitney busca o apoio de Fox Mulder (David Duchovny), que não é mais agente do FBI. O contato é feito através de Dana Scully (Gillian Anderson), que também deixou a organização e agora trabalha como médica em um hospital católico. Inicialmente relutante, Mulder decide cooperar e, aos poucos, passa a acreditar cada vez mais nas palavras do padre Joe.

Promessas de um Cara de Pau: Acredito que Kevin Costner tenha encontrado seu rumo no cinema novamente após alguns fracassos seguidos. Se apoiando em papéis mais diversificados (e, em alguns filmes, coadjuvantes) e deixando de lado o posto de galã, que não lhe pertence mais (em filmes como A outra Face da Raiva e Instinto Secreto). Aqui Kevin Costner é Bud, um pai solteiro que está mais preocupado em assistir televisão, pescar e tomar seus porres de vez em quando. Sua filha é uma jovem esperta e sonhadora que sempre está em busca de aprender algo novo e a cada dia tenta fazer com que seu pai mude o estilo em que vive. Numa dessas tentativas ela acaba colocando Bud em uma tremenda enrascada e o futuro de todo o país fica em suas nada responsáveis mãos. Agora, para sair dessa, ele terá que, depois de muitos anos, olhar a vida de uma maneira diferente e encarar a situação com menos sarcasmo. Confira a crítica.

Torturado: Inédito nos cinemas, este suspense, sem fugir do título a la Albergue e outras cópias, tem uma trama instigante e um elenco competente, com nomes como Laurence Fishbourne (futuramente em CSI) e o veterano ator australiano James Cromwell. Na trama, um homem é contratado pelo chefão do crime organizado para obter uma confissão de um contador. O chefão é um cara invisível, que ninguém sabe realmente quem é. Na verdade, o homem que deve obter a confissão do contador é um agente do FBI que está infiltrado para descobrir a identidade do bandido e impedir que ele se infiltre no FBI e acabe com os agentes. Porém, essa missão não é nada fácil, colocando em jogo a integridade moral e física de seus participantes.

Como Viajar com O Mala de seu Pai: Além do absurdo título, este filme deve ficar conhecido como o fundo do poço do comediante Martin Lawrence, que ficou bastante conhecido como parceiro de Will Smith em Os Bad-Boys e protagonista de inúmeras comédias, mas que acabou errando em diversos projetos e parece seguir o caminho de Eddie Murphy rumo ao esquecimento. Aqui o comediante precisa dividir os créditos com a novata Raven (muito conhecida do público por sua série juvenil, As Visões de Raven), sinal de que seu nome já não sustenta um filme sozinho. Na trama, ambiciosa e confiante, Melanie Porter não vê a hora de dar o seu primeiro passo rumo à independência – uma viagem somente com meninas para visitar escolas. Mas esse ritual de passagem erra o caminho quando seu pai superprotetor insiste em acompanhá-la. O sonho de Melanie se transforma em um pesadelo cheio de curvas e confusões.

Queime Depois de Ler (Burn After Reading)

Cinema sexta-feira, 05 de dezembro de 2008 – 10 comentários

John Malkovich é casado com Tilda Swinton, que tem um caso com George Clooney, que pega a Frances McDormand, que não sabe que ele é casado com Elizabeth Marvel. Nesse filme, todo mundo pega todo mundo (menos John Malkovich, que é corneado; e Brad Pitt, que gosta de tomar sucos energéticos e dançar ao som de músicas suspeitas).

O paint ainda funciona!

Mas não é essa a história do filme… Vamos começar de novo.

John Malkovich interpreta Osbourne Cox, um simpático senhor que é despedido da CIA. Ozzie resolve usar o tempo livre pra escrever um livro de memórias. Por acaso do destino, um CD com rascunhos do tal livro acaba parando numa academia de ginástica, onde Linda Litkze (Frances McDormand) e Chad Feldheimer (Brad Pitt) trabalham. Os dois desconfiam dos números e telefones e números e telefones e números [/spoiler] no CD e ali veem uma forma oportunidade de arrancar dinheiro do ex empregado da CIA. Mas é claro que eles não tem a menor noção de como fazer uma boa chantagem (noobs…) e isso, por mais clichê que seja, acaba arrancando umas boas gargalhadas.

A direção fica por conta de Ethan e Joel Coen, os mesmo de Onde os fracos não tem vez. Diz a lenda que os irmãos escreveram os dois filmes alternadamente durante o mesmo período. Particularmente, acredito que eles escreveram “Onde os fracos não tem vez” enquanto dormiam ou…sei lá, jogavam paciência e “Queime depois de ler” no resto do tempo. Enquanto o fodão do oscar desse ano não tem nenhum clímax, o novo filme é rápido e cheio de clichês momentos marcantes.

No final, você vai chegar a mesma conclusão que uns personagens do filme chegaram: que não tem como tirar uma moral dali. Dá pra pensar em toda uma crítica à sociedade consumista, em como vivemos num mundo que só liga para aparências ou em como a humanidade tem facilidade de varrer a sujeira pra debaixo do tapete, mas fazendo isso você vai acabar perdendo algumas boas piadas do filme, tipo as dancinhas e gags do Brad Pitt e a cara de “OMG” da personagem de Frances McDormand ao ver George Clooney num banquinho de praça, depois de pegar altos dragões em encontros cegos. Então acho que o melhor é desligar o cérebro e se divertir.

Queime depois de ler

Burn after reading (96 minutos – Comédia)
Lançamento: EUA, UK, França
Direção: Ethan e Joel Coen
Roteiro: Ethan e Joel Coen
Elenco: George Clooney, Frances McDormand, John Malkovich, Tilda Swinton, Elizabeth Marvel e Brad Pitt

Cinema Subversivo

Primeira Fila sexta-feira, 05 de dezembro de 2008 – 21 comentários

Atrás de idéias pra escrever um texto com urgência, um amigo sugeriu escrever sobre a decadência e o ressurgimento do “Cinema Subversivo”. Meu primeiro pensamento foi: Q

MOMENTO HOUAISS

sub.ver.são s.f. 1 Revolta contra ordem estabelecida 2 Pertubação

Traduzindo pra quem tem problemas com dicionários, Cinema Subversivo é aquele que foge do padrão “American Way of Life” no cinema.

AUGE(s) E DECADÊNCIA(s)

A própria invenção do cinema foi uma coisa subversiva, então é natural que os primeiros subversivos sejam os primeiros roteiristas e diretores da sétima arte. Entre eles, destaco Luis Buñuel. Um Cão Andaluz (Un Chien Andalou, 1929) e A Idade do Ouro (L´âge d´or, 1930) são filmes que me deixaram de queixo caído quando os assisti num museu em Madri. Foi como se nunca tivesse visto um filme antes na vida, e como se todos os outros filmes fossem ridículos perto dele. Isso é subversão. Claro que parei de desenhar corações com o nome do Dalí umas horas depois, mas com certeza os filmes me pertubaram.

Depois dos anos 30 o cinema descambou pros musicais e houve a primeira decadência. Não que eu não goste de musicais, na verdade gosto muito, mas isso é só porque tenho personalidade bipolar. O que interessa é que o subversivo foi deixado de lado, em produções menores. Foi então que surgiu um diretor marcante: Stanley Kubrick. Laranja Mecânica (A Clockwork Orange, 1971)apresentou Alex, um anti-herói na medida pro Cinema Subversivo. O mundo ficou chocado com a imagem de um jovem que achava divertido espancar pessoas, falando uma língua diferente e que acaba sofrendo uma lavagem cerebral do governo pra se tornar bom.

Imagine se o Kubrick tivesse mencionado que ele só tem 15 anos

Depois que Kubrick partiu pro suspense, o Cinema Subversivo amoleceu de novo. Nos anos 90 é que veio uma boa safra do gênero, tendo seu ápice em Trainspotting (1996). A história de Renton, um escocês que escolheu não escolher, faz qualquer um querer chutar a própria televisão, largar o emprego e ir pra um bar ligar o foda-se. Três anos depois, mais uma ótima adaptação de um livro. O diretor David Fincher lançou o mais famosinho da minha lista, O Clube da Luta (Fight Club, 1999). Tyler Durden é tudo que o narrador do filme quer ser, e então ele foge da vida convencional que tinha pra ir morar no meio do nada, achando finalmente um sentido: o clube da luta (dâh!). Rá, eu sabia que você já tinha visto um filme subversivo, mesmo que nem você soubesse disso.

Você viu, mesmo que tenha se concentrado só no Brad Pitt

Atualmente, um dos maiores diretores de obras subversivas é o mexicano Alejandro González Iñárritu. Mesmo com esse nome difícil de escrever, o cara dirigiu filmes que dão voltas e mais voltas até chegar ao mesmo final que uma narrativa comum teria chegado, só que de uma forma BEM mais interessante, tipo 21 gramas (21 grams, 2003) e Babel (Babel, 2006), além de ter produzido Amores Brutos (Amores Perros, 2000). Em comum em todos eles está a fuga dos personagens do convencional.

Antes de pesquisar sobre Cinema Subversivo e depois do Q, perguntei pro meu amigo do início do texto o que diabos era aquilo, e pra minha surpresa ele usou como exemplo exatamente todos alguns dos meus filmes favoritos. Nem sabia que esses filmes tinham um rótulo, mas pelo menos eu vou ter uma resposta pronta da próxima vez que me perguntarem qual é o meu tipo de filme favorito.

Estréias da semana – 05/12

Cinema quinta-feira, 04 de dezembro de 2008 – 4 comentários

Appaloosa – Uma Cidade Sem Lei (Appaloosa)
Com: Bobby Jauregui, Jeremy Irons, Timothy V. Murphy, Luce Rains, Jim Tarwater, Boyd Kestner, Gabriel Marantz, Ed Harris, Viggo Mortensen, Benjamin Rosenshein
Appaloosa é uma pequena cidade que tá dominada por um fazendeiro que não liga pra lei. Por conta disso, dois pistoleiros são chamados e ficam de puliça na cidade. Até ai tudo bem, o problema é quando uma viúva gostosa chega na cidade e atrapalha todo mundo.
Faroeste? Vai com fé, véi!

Colegiais em Apuros (College)
Com: Drake Bell, Andrew Caldwell, Andree Moss, Carolyn Moss, Wendy Talley e outros tantos pirralhos que ninguém conhece.
Três nerds amigos de colégio visitam o campus de uma universidade local, onde pretendem ser calouros. Só que, pra variar, os “fodões” [que sempre são uns babacas] resolve dar acesso às festas, em troca de humilhações. O que ninguém contava [Fora os espectadores] é que eles vão virar a mesa, criando um esquema pra contra-atacar, e o que parecia um fim de semana ferrado se torna o melhor das vidas desses pentelhos.
Comédia pastelão de qualidade duvidosa. Tá esperando o que pra ir assistir?

Quando Você Viu seu Pai pela Última Vez? (And When Did You Last See Your Father?)
Com: Jim Broadbent, Colin Firth, Juliet Stevenson, Gina McKee, Sarah Lancashire, Elaine Cassidy, Claire Skinner, Matthew Beard, Bradley Johnson, Chris Middleton
O pai de Blake Morrison tava morrendo, e que que o filho faz? Escreve um livro que vira um filme. Vai ficar com ele e a mãe, compartilhando experiências, segredos e problemas de relacionamento pai-filho. E quando o véio morre, ele começa a se questionar.
Se você tá a fim de drama, achou o que queria.

Entre Lençóis (Entre Lençóis)
Com: Reynaldo Gianecchini, Paola Oliveira
Nesse filme que aparentemente não tem mais ninguém no elenco, dois jovens se conhecem numa boate. Ela tá pra casar e ele tomou um pé na bunda saiu de uma relação duradoura. No fim, os dois vão varar a noite no motel, trepando e discutindo.
Cê corre o risco de ver o Gianecchini pelado, mas também tem chances de ver a Paola. Se fosse só pelo filme, eu não arriscaria.

Memória para Uso Diário (Memória para Uso Diário)
Documentário sem pôster sobre o grupo “Tortura Nunca Mais”, criado por ex-presos políticos da ditadura brasileira e seus familiares. Mas não é porque a ditadura acabou que a tortura acabou. O grupo continua lutando contra a Rota, o RBD e programação de domingo na TV.
Recomendado pra… você ae, masoquista enrustido.

Vicky Cristina Barcelona

Cinema quinta-feira, 04 de dezembro de 2008 – 4 comentários

Vicky (Rebecca Hall) e Cristina (Scarlett Johansson) se conheceram na faculdade e são amigas desde então. A primeira está prestes a se casar e acha que o ápice de uma relação é a estabilidade. A segunda… não sabe o que quer, só o que não quer. As duas vão pra Barcelona juntas, cada uma com um objetivo. Lá conhecem Juan Antonio, um pintor espanhol que as aborda em um restaurante convidando para uma viagem, para ver uma estátua e fazer amor. Simples e direto assim.

Conversa vai, conversa vem, Cristina convence a amiga e eles vão pra Oviedo. Lá, quem acaba indo pra cama com Juan Antonio é a certinha Vicky. Eles voltam para Barcelona e é a vez de Cristina com o latin lover. A loira acaba indo morar com Juan Antonio depois de pouco tempo, sem saber que a amiga não consegue esquecer aquela noitada com o cara em Oviedo. Numa bela noite, Juan (cansei de escrever o nome duplo…aff!) recebe uma ligação, sai atônito de casa e volta com a ex-mulher de baixo do braço. Fica claro que os dois ainda têm uma ligação muito forte, de amor e ódio. A princípio Cristina fica enciumada, mas depois os três se resolvem bem direitinho. No meio da história Vicky se casa, mas isso não vem ao caso.

Se eu assistisse somente as cenas de Maria Elena (Penélope Cruz), juraria que o Almodóvar lançou outro filme com ela. Mas a tabelinha repetida de diretor/atriz favorita vêm de outro par: Scarlett Johansson e Woody Allen. No terceiro filme dos dois juntos começa a ficar chato ouvir algum ator babão dizendo pra Scarlett “Já te disseram que você tem lábios muito sensuais?”. No quarto filme vou acabar respondendo em voz alta “Já, caramba, você não assiste os filmes do Woody Allen??”. Mas ela realmente convence no papel de americana gostosona na Europa, sem saber muito bem o que quer da vida além de ir pra cama com o protagonista (depois de fazer charminho por 2 minutos e meio). Não assisti Scoop, mas posso apostar que ela interpreta o mesmo papel de Match Point e Vicky Cristina.

“Então… Vamos pro quarto?”

Javier Bardem assusta um pouco na primeira aparição, por conta do excesso de bronzeamento artificial, mas vende bem seu peixe mais uma vez. Patina um pouco no inglês, mas no caso desse filme era justificável já que ele estava mesmo no papel de amante latino. Juan Antonio é um cafajeste, mas não dos piores, já que não tenta enganar ninguém.

A outra atriz? Tentei me lembrar em que outro filme ela aparece, mas não consegui. Depois de olhar novamente o pôster do Vicky Cristina (volta na imagem lá em cima!) não me senti culpada, já que nem lá ela aparece, mesmo sendo protagonista. O filme devia se chamar Juan Antonio Cristina Maria Elena Desconhecida Barcelona.

No mais, a trilha do filme é bem legal e Barcelona é encantadora dentro e fora das telas. A cidade, com Javier Bardem e Penélope Cruz me fizeram ir assistir esse filme. Tá, a Scarlett Johansson também. E pra quem tava esperando Vicky, Cristina e Juan Antonio na cama, não se preocupem… Tem muito mais gente nesse sopa de nomes duplos.

Vicky Cristina Barcelona

Vicky Cristina Barcelona (96 minutos – Comédia / Drama / Romance)
Lançamento: EUA, 2008
Direção: Woody Allen
Roteiro: Woody Allen
Elenco: Javier Bardem, Scarlett Johansson, Rebecca Hall, Penelope Cruz

Destaques da Semana em DVD – 24 à 28/11

Cinema sexta-feira, 28 de novembro de 2008 – 4 comentários

Kung Fu Panda: Neste ano a Dreamworks não arriscou muito e lançou uma animação “prima” de Shrek, com um personagem bonachão e engraçado por natureza, efeito facilitado pela dublagem do ótimo Jack Black, mas o roteiro é superficial e trabalha muito pouco os personagens secundários. Apesar de a animação ter cenas fantásticas, fica abaixo do que vem apresentando a Pixar, por exemplo, nestes dois últimos anos com Ratatouille e Wall E. Na trama, o entusiasmado, grande e um pouco desajeitado panda Po é o maior fã de kung fu da região. Mas isso não ajuda muito no emprego que tem no restaurante de macarrão da família. Surpreendentemente escolhido para cumprir uma antiga profecia, os sonhos de Po tornam-se realidade quando ele entra no mundo do kung fu e passa a treinar ao lado de seus ídolos – os lendários Mestres Garça, Tigresa, Louva-Deus, Víbora e Macaco – sob a liderança de Mestre Shifu. Agora Po tem a importante missão de salvar o Vale da Paz de uma ameaça terrível. Confira a crítica.

O Procurado: A maior bobagem da temporada blockbuster 2008, diverte e entretém como uma ação vertiginosa e vazia. Com ótimo elenco, vale a pena pela performance física da magra demais, Angelina Jolie e os eficientes efeitos visuais. Na trama, um homem um tanto neurótico leva uma vida cheia de ansiedade e desconfiança. Para tentar combater isso, ele vive tomando algumas pílulas em doses cada vez maiores. Certo dia, ao entrar em uma farmácia para comprar medicamentos, ele acaba encontrando uma mulher que irá mudar para sempre a sua vida. Ela é Fox (Angelina Jolie, de O Preço da Coragem), uma mulher que foi mandada para protegê-lo do mesmo cara que assassinou seu pai. É quando ele descobre que seu pai era membro de uma fraternidade de assassinos. Fox decide treinar seu protegido para que ele libere os mesmos poderes sobre-humanos que herdou de seu pai, e logo se torne um assassino poderoso. Confira a crítica.

Titio Noel: Mais uma comédia natalina que chega diretamente em dvd em nossas bandas, esta foi exibida no Natal passado nos Eua, com o comediante Vince Vaungh (de Penetras Bons de Bico) e o ótimo ator Paul Giamatti. Na trama, o Papai Noel (conhecido nos EUA como Santa Claus) tem um irmão, Fred Claus, que viveu sua vida inteira atrás da grande sombra de seu irmão. Ele tentou, mas nunca poderia preencher as expectativas do exemplo deixado pelo mais novo Papai Noel. Agora o trambiqueiro Fred acabou na cadeia e, após ter sua fiança paga, ele precisa ir para o Pólo Norte pagar sua dívida fabricando brinquedos.

Star Wars – The Clone Wars: Para quem quiser ajudar a aumentar mais um pouco a fortuna de George Lucas com a franquia Star Wars, já bastante desgastada pelo criador/produtor, aí está uma nova oportunidade, agora como animação. Na trama, enquanto as guerras clônicas varrem a galáxia, os heróicos cavaleiros Jedi lutam para manter a ordem e restaurar a paz. Anakin Skywalker e sua Padawan, Ashoka tano, estão em missão de grande alcance, que os leva a encarar o senhor do mal, Jabba, The Hutt. Na linha de frente das guerras clônicas. Obi-Wan Kenobi e Mestre Yoda lideram um grande exército para resistir às forças do lado negro.

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