RocknRolla – A Grande Roubada (RocknRolla)

Cinema domingo, 09 de novembro de 2008 – 0 comentários

Não sou um grande fã de Guy Ritchie. Esse foi o primeiro filme dele que eu assisti do início ao fim e posso dizer que, se todos os outros forem iguais a esse, o cara sabe o que faz. Trilha sonora foda, edição rápida e com imagens intercaladas, diálogos ácidos e repletos de humor negro. Tudo o que eu gosto em um filme pipoca.

Tem 10 trocado?

A sinopse do filme é a seguinte: “A comédia de ação é uma viagem perigosa pelo mundo do crime organizado e pelo submundo da Londres dos dias de hoje, quando as drogas configuram um mercado mais forte do que o imobiliário, e os criminosos são seus audaciosos empresários. Mas, para qualquer um que vise entrar nesse negócio – desde o bandido mais inexperiente como One Two (GERARD BUTLER) ao misterioso bilionário russo Uri Omovich (KAREL RODEN) – só existe um homem a procurar: Lenny Cole (TOM WILKINSON). “

A história em si fala sobre o submundo das drogas em Londres. É o típico ladrão que rouba ladrão. Sai o glamour da máfia italiana e entra uma gangue de larápios, liderada por Gerard Butler. Uma verdadeira salada de frutas que envolve gansters russos, ingleses, viciados rockeiros, produtores musicais e até uma contadora financeira. Vale citar também que um dos bandidões é gay. Sim, um tanguinha que poderia muito bem ter sido interpretado pelo Théo.

Filme para quem gosta de ação rápida e sem a necessidade de pensar demais. Trilha sonora com o bom e velho rock britânico e humor de primeira qualidade. O filme não é o melhor do gênero, mas é uma diversão garantida se você não tiver nada melhor para fazer. O roteiro tem alguns buracos e alguns acontecimentos ficam sem explicação, mas se você relevar essas coisas, o ingresso vale o preço. Ou se quiser esperar, daqui a pouco deve chegar em DVD.

RocknRolla – A Grande Roubada

RocknRolla (114 minutos – Ação/Aventura/Comédia)
Lançamento: Reino Unido, 2008
Direção: Guy Ritchie
Roteiro: Guy Ritchie
Elenco: Gerard Butler, Tom Wilkinson, Thandie Newton, Idris Elba

Destaques da Semana em DVD – 03 à 07/11

Cinema sexta-feira, 07 de novembro de 2008 – 1 comentário

Fim dos Tempos: Desta vez Shyamalan conseguiu chutar de vez o balde do bom senso e da paciência alheia. Claro que sempre terão defensores do trabalho do diretor/roteirista, no entanto, a partir de agora lavo minhas mãos. O filme se leva a sério demais e tenta, pelo menos no início consegue, criar um clima de tensão e inquietação, mas depois de ver um marmanjo conversando com plantas e as outras coisas ecológicas o filme se perde por completo. Na trama, em questão de minutos, estranhas mortes ocorrem em várias das principais cidades dos Estados Unidos. Elas coincidem em dois pontos: desafiam a razão e chocam pelo inusitado com que ocorrem. Sem saber o que está ocorrendo, o professor Elliot Moore (Mark Wahlberg) apenas quer encontrar um meio de escapar do misterioso fenômeno. Apesar dele e sua esposa Alma (Zooey Deschanel) estarem em plena crise conjugal, os dois decidem partir para as fazendas da Pensilvania juntamente com Julian (John Leguizamo), um professor amigo de Elliot, e Jess (Ashlyn Sanchez), a filha dele de 8 anos. Lá eles acreditam que estarão a salvo, o que logo se mostra um equívoco. Confira a crítica (positiva).

Mais do que Você Imagina: Comédia que passou rapidamente nos cinemas sem grande estardalhaço, deve ser completamente esquecível. Também, convenhamos, Meg Ryan e Antonio Banderas, como par, não combinam. Na trama, a obesa Martha (Meg Ryan) sempre foi um grande peso na vida de seu filho Henry (Colin Hanks). Após três anos ausente em uma missão ultra-secreta do FBI no exterior, Henry volta para casa para apresentar sua noiva Emily (Selma Blair) à sua mãe e descobre que seus problemas só aumentaram. Marty, ex-Martha, agora tem um corpão, um novo namorado, Tommy (Antonio Banderas), e uma vida amorosa selvagem. Tommy, por sua vez, tem um interesse especial em uma certa obra de arte além de, é claro, em Marty. Agora, Henry e todo o FBI terão que espionar as bizarrices da vida amorosa dos pombinhos.

Entre a Vida e a Morte: Suspense que ficou inédito nos cinemas, tem Paul Walker, se afastando de bobagens como Velozes e Furiosos, Lambert Wilson, Piper Perabo e Linda Cardelini no elenco. O que mais chama a atenção é a instigante sinopse criada pelo novato John Glenn (também roteirista de Controle Absoluto): homem toma uma injeção letal, depois de ser condenado à morte, e acorda em uma pequena cidade. Acreditando que Deus lhe concedeu uma segunda chance, ele tenta levar uma vida normal, trabalhando como jardineiro em uma instituição para doentes mentais.

Enquanto Ela Está Fora: Completamente desconhecido para mim, este suspense chega em dvd inédito nos cinemas, com Kim Basinger, Lukas Haas e um elenco desconhecido. Na trama, é natal e uma dona de casa decide ir até o shopping para fazer suas compras. Ao chegar lá, ela se irrita quando precisa deixar o carro afastado e deixa um bilhete para um carro que ocupa 2 vagas. Dentro do prédio, a mulher fica ainda mais nervosa com a multidão e o barulho das compras de final de ano. Quando ela volta para pegar o carro, nota que ele está bloqueado. Ela vai ao encontro do motorista cujo carro está bloquando a sua saída e dá de cara com quatro arruaceiros. Para tentar escapar, a fugitiva chama a atenção de um segurança, que é atingido por um dos bandidos. Então, ela consegue fugir, mas acaba perdida em uma escura floresta. Na natureza selvagem, algo se transforma nela e de caça ela passa a ser caçadora, partindo para cima dos criminosos.

A Ilha da Imaginação: Aventura bem familiar, que chama a atenção do público adulto pelo excelente elenco reunido: o novo galã Gerald “Spartaaa” Butler, a seletiva Jodie Foster e a gracinha do momento Abigail “Miss Sunshine” Breslin. Sobre o filme em si nada muito espetacular, mas dá pra encarar como uma Sessão da Tarde competente. Na trama, a jovem Nim (Abigail Breslin), uma garota cheia de imaginação, mora com seu pai Jack (Gerard Butler) numa ilha remota. Seu prazer predileto é viajar pelas páginas dos livros, sobretudo as história com o maior de todos os aventureiros, Alex Rover. Nim, no entanto, não faz idéia de que Alexandra (Jodie Foster), a autora dos livros de Rover, tem uma vida solitária na cidade grande. Mas o destino das duas irá se cruzar quando o pai de Nim desaparece misteriosamente da ilha. Agora, Alexandra e a pequena Nim terão de reescrever a história do herói Alex Rover e encontrar forças uma na outra para salvar a vida do pai da menina e também da ilha.

Cadê os Filmes de Ficção?

Primeira Fila sexta-feira, 07 de novembro de 2008 – 5 comentários

Numa época onde os efeitos especiais vão além da imaginação e o dinheiro nem sempre é problema, é de estranhar que o gênero de ficção/ficção científica esteja em coma. Quase não há produções qualificadas do gênero, além daqueles Bzões medonhos, e Hollywood pouco aposta em roteiros que já criaram clássicos como 2001 – Uma Odisséia no Espaço, Mad Max e Blade Runner – Caçador de Andróides, somente para citar alguns exemplos.

Para exemplificar neste ano de 2008, talvez com exceção do bom Eu Sou a Lenda, os demais exemplares do gênero com certeza estarão em listas de piores do ano, e no caso das próprias distribuidoras saberem disso, acabam lançando-os diretamente em dvd. E mais estranho é observar que o grande destaque do gênero seja a animação da Pixar, Wall.E, que no entanto não possui atores de carne-e-osso, apostando no gênero com uma trama simples e muito poética, uma chinelada nos roteiristas do gênero.

Iniciamos o ano com o abacaxi da marca maior (ou seria pior?) Alien vs. Predador 2, um legítimo produto da ganância hollywoodiana em busca de uma franquia, que já não se apresentava bem no primeiro filme. Daí os produtores insistem em tentar “roubar” os infelizes fãs de figuras icônicas do cinema de ficção, Alien e o Predador.

Somente dez meses depois outro exemplar do gênero chega aos cinemas, Missão Babilônia. Com expectativa já afundada, pois até o próprio diretor da película, Mathieu Kassovitz (francês que na década de 90 estourou no circutio alternativo com o filme O Ódio, depois se perdeu em adaptações comerciais como no ok Rios Vermelhos), renegou o filme, junto ao seu astro, Vin Diesel (que também já viveu dias melhores no gênero com o excelente B, Eclipse Mortal), em virtude da manipulção dos produtores nos cortes finais do filme. A lamentar, pois o filme poderia ser um resgate do curioso tema do recente já clássico Filhos da Esperança, talvez última ficção de destaque mundial, dirigida pelo mexicano Alfonso Cuáron.

E só! Os demais lançamentos ficaram restritos aos dvds (depósito do grosso da produções hollywoodianas), sendo A Era da Escuridão – Mutant Chronicles o destaque, mesmo que o roteiro não seja grandes coisas, mas sabe como é fã, aceita migalhas para saciar o vício. Do que estava prometido para este ano faltou Juízo Final (dirigido pelo, até então, competente Neil Marshall, que ficou bastante conhecido no circuito terror pelo ótimo Abismo do Medo), reagendado incontáveis vezes pela distribuidora Europa Filmes, mal sinal. E com razão, o filme é um misto de Mad Max e Resident Evil que não leva à lugar algum, e o elenco é rísivel.

No nosso futuro, isto é, para 2009, haverá maior número de opções, entretanto, em sua maioria roteiros de refilmagens e/ou continuações de franquias. Veja alguma delas:

O Dia em que a Terra Parou: Keanu Reeves volta ao seu melhor gênero (Matrix), junto à belissíma Jennifer Connelly.
Sinopse: Um alienígena chega à Terra, acompanhado por um imenso robô, para pedir paz aos governantes, pois o constante estado de guerra em que vivemos está colocando outros planetas em perigo. Refilmagem de “O Dia em que a Terra Parou” (1951), de Robert Wise.

Efeito Borboleta 3: Não, você não leu errado. Depois da catastrófica continuação lançada diretamente em dvd nos Eua, ainda vão tentar sugar um pouco de dinheiro da trama instigante do original, que até era legal. Sem ninguém no elenco dos filmes anteriores, bom pra nós, se isto serve de consolo!
Sinopse: Depois de se salvar de um incêndio na infância, Sam Reed ganhou de maneira misteriosa a capacidade de viajar no tempo, dom que é utilizado para ajudar na luta contra o crime. Mas quando volta no passado para salvar um inocente do corredor da morte, Sam começa a perseguir o verdadeiro assassino de uma antiga namorada, o que muda a vida de todos os envolvidos.

O Exterminador do Futuro – A Salvação: Mesmo a série televisiva não fazendo muito sucesso vão, finalmente, retratar o que ocorreu durante a dominação da Skynet. No elenco, o sempre eficiente Christian “Batman” Bale e Helena Bonham Carter.
Sinopse: No pós-apocalíptico ano de 2018, John Connor é o homem destinado a liderar a resistência humana contra a Skynet e seu exército de Exterminadores. Mas o futuro no qual Connor foi criado para acreditar foi parcialmente alterado pela chegada de Marcus Wright, um estranho cuja última memória é a de estar no corredor da morte. Connor precisa determinar se Marcus foi enviado do futuro ou resgatado do passado. Conforme a Skynet prepara seu massacre final, Connor e Marcus embarcam numa odisséia que os levará até o coração das operações da Skynet, onde eles descobrirão o terrível segredo por trás da possível aniquilação da raça humana.

Jornada nas Estrelas 11: Ganhando bastante hype da mídia, principalmente por estar nas mãos de Midas de J.J.Abrahms, Star Trek (para os trekkies) retorna com muito fôlego, mesmo estando afastada da telinha há anos. Elenco jovem, personagens já conhecidos e a vontade de ressuscitar a franquia, será isto o bastante?
Sinopse: Voltando na linha do tempo da série, veremos como o Capitão Kirk e o Sr. Spock se conheceram na Academia e a primeira missão da tripulação da Enterprise.

Estréias da semana – 07/11

Cinema quinta-feira, 06 de novembro de 2008 – 4 comentários

007 – Quantum of Solace (Quantum of Solace)
Com: Daniel Craig, Olga Kurylenko, Mathieu Amalric, Judi Dench, Giancarlo Giannini, Gemma Arterton, Jeffrey Wright, David Harbour, Jesper Christensen, Anatole Taubman
Continuação do Cassino Royale, noobs.
E 007 sempre é divertido, véi.

Leonera (Leonera)
Com: Martina Gusman, Elli Medeiros, Rodrigo Santoro, Laura García, Tomás Plotinsky
Do nada, Julia acorda no seu apartamento, mais exatamente na sua cama, e nota que está cercada de sangue, além dos corpos de Ramiro e Nahuel, seus amantes. Se bem que Ramiro está vivo. E ela tá grávida. Com isso, ela vai pra cadeira, e fica lá autistando. Quando nasce o pirralho, Ramiro visita a doida e eles se lembram do que aconteceu na noite da morte.
Parece meio confuso, mas até fiquei com vontade de assistir.

O Silêncio de Lorna (Le Silence de Lorna)
Com: Arta Dobroshi, Jérémie Renier, Fabrizio Rongione, Alban Ukaj, Morgan Marinne, Olivier Gourmet, Anton Yakovlev, Grigori Manukov, Mireille Bailly, Stéphanie Gob
Lorna é a namorada de um belga, e quer abrir uma lanchonete com ele. Como não é uma pessoa normal, arruma um rolo com mafiosos pra levantar a grana, ao invez de pegar no banco: Casar-se com um capanga do mafioso Fabio, Claudy, pra ela pegar cidadania belga. E depois casar com um russo que vai pagar bem pela cidadania. Mas pra isso vão ter que matar o capanga. Ou seja, ela vai ter que ficar quietinha [Por isso o nome do filme, dã].
Apesar de parecer filme-cabeça, tem mafiosos, o que costuma ser maneiro, pelo menos pelas mortes.

Meu Nome é Dindi (Meu Nome é Dindi)
Com: Djin Sganzerla, Gustavo Falcão, Carlo Mossy, Nildo Parente, Maria Gladys, Tereza Maron, Cláudio Mendes
Uma moça, chamada Dindi, que é dona de uma quitanda quase falindo, no Rio de Janeiro. E enquanto ela luta pra não morrer de fome, é perseguida por um agiota e um cara estranho.
Sinceramente, não parece grandes bosta.

Orquestra dos Meninos (Orquestra dos Meninos)
Com: Priscila Fantin, Murilo Rosa, Othon Bastos, Laís Corrêa, Gustavo Gasparani, Carlos Meceni, Olga Machado, Jaime Leibovitch, Orlando Vieira, Gideon Rosa
Pernambuco, década de 80. Um maestro resolve mostrar a batuta pra criançada que trabalha no campo. Com isso, elas largam de trabalhar, o que deixa os donos das terras bem putos. Baseados em fatos reais.
Filme pra pedófilo.

Diretor de um gênero

Primeira Fila sexta-feira, 31 de outubro de 2008 – 3 comentários

Como Hollywood é uma fábrica de produzir filmes, isto sem contar os demais filmes produzidos pelo mundo, vez por outra desponta nos holofotes algum diretor que acaba ganhando reconhecimento por seu trabalho, depois disso, vem outro filme, mais outro e quando se percebe, este diretor se especializa em filmes do mesmo gênero, virando referência dentro dele. Isto já aconteceu com Alfre Hitchcock, mestre do suspense; Steven Spielberg, cinema fantasia; Wes Craven, terror; Martin Scorsese, filmes sobre máfia, e outros diversos exemplos.

Estreando neste findi, RocknRolla – A Grande Roubada, é a mais nova incursão do promissor diretor inglês Guy Ritchie, hoje em dia mais conhecido como ex-marido de Madonna. Mesmo tendo uma filmografia ainda pequena, 5 filmes, Guy Ritchie já é referência dentro de um gênero bem específico, os filmes policiais, no caso, tipicamente ingleses, isto é, são filmes cheios de personagens à margem da lei como mafiosos, ladrões, trapaceiros, assassinos, policiais corruptos envolvidos em tramas com muita violência, dinheiro, humor e sarcasmo. O cineasta possui um enorme talento para extrair humor de situações particularmente violentas e de personagens bizarros, todos com roteiro de sua autoria.

Na verdade, RocknRolla – A Grande Roubada representa “a volta por cima” de Guy depois de dois fracassos estrondosos: Destino Insólito, onde o diretor refilmou uma comédia romântica italiana, como veículo para sua “musa”, Madonna, resultado, um equívoco sem tamanho e um fracasso tão estrondoso que Guy quase sumiu do mapa, acabou virando o marido de Madonna; e Revolver, filme que já apontava uma volta ao gênero que lhe consagrou, mas, não funcionou, fracassou nas bilheterias e, ainda, permanece inédito no Brasil, tanto nos cinemas quanto em dvd.

Se você ainda não ligou o nome à pessoa, talvez tenha visto seu filme mais popular, Snatch – Porcos e Diamantes, que trazia no elenco Brad Pitt como um pugilista irlândes que não se entendia uma palavra que pronunciava. Na trama, o fio condutor da história está na busca de uma pedra preciosa roubada de um joalheiro da Antuérpia. Daí em diante personagens diferentes se envolvem numa trama labiríntica em busca do diamante perdido. De um lado estão os amigos e sócios Tursky (Jason Statham) e Tommy (Stephen Graham), que se unem a Mickey (Brad Pitt), um pugilista irlandês decadente. Mickey ajuda os dois a se infiltrar na gangue do lunático Brick Top (Alan Ford), que também procura a tal pedra. Do outro lado estão os gangsteres Boris (Rade Shebedgia) e Frank Quatro Dedos, todos interessados em achar o diamante, mesmo que para isso sejam obrigados a usar de violência.

Este foi o segundo filme de Ritchie, já com uma produção maior (mais dinheiro), elenco mais reconhecido, mas o espírito da trama ainda é o mesmo do seu primeiro filme, o ótimo Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes.

Este acabou ficando mais conhecido entre o público cinéfilo, ainda da era do VHS, hoje também disponível em DVD. A estréia de Ritchie já está perto de fazer 10 anos, e mesmo assim, o filme permanece um verdadeiro achado de ação com muito humor, mas não do tipo besteirol, aquele humor mais inglês, irônico e negro. No filme, você pode encontrar nomes que hoje são facilmente encontrados em superproduções americanas como o careca fodão, Jason Stathan (Adrenalina e Carga Explosiva), Jason Flemyng (Liga Extraordinária e, no recente, Espelhos do Medo) e o grandão com cara de mau, Vinnie Jones (o Fanático de X-Men, 60 Segundos e Os Condenados). Se você ainda não viu este filme, não perca a dica!

Na trama de Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes, o charmoso e malandro Eddie (Nick Moran) e seus três amigos, Tom (Jason Flemyng), Bacon (Jason Statham) e Sabão (Dexter Fletcher), entram numa grande aposta, investindo todo o seu dinheiro. Eddie é o mais habilidoso jogador de cartas da praça, mas o jogo é uma armação e ele sai devendo meio milhão de libras ao proprietário da casa. Os quatro têm uma semana para aparecer com a grana, ou terão que se entender com gente que pega pesado. Tentando salvar suas peles, os amigos decidem roubar um traficante, mas a história dá muitas reviravoltas e eles se envolvem com malfeitores e personagens do submundo londrino, numa trama ágil e violenta.

Estréias da semana – 31/10

Cinema quinta-feira, 30 de outubro de 2008 – 2 comentários

Jogos Mortais V (Saw 5)
Com: Julie Benz, Scott Patterson, Tobin Bell, Betsy Russell, Costas Mandylor, Samantha Lemole
Dispensa sinopse, mesmo porque é só um monte de gente morrendo em armadilhas maneiras.
Recomendado para sádicos e maníacos em geral.

RocknRolla – A Grande Roubada (RocknRolla)
Com: Gerard Butler, Gemma Arterton, Jamie Campbell Bower, Jeremy Piven, Thandie Newton, Tom Wilkinson
Uma negociata de um mafioso russo dá merda, e com isso uma porrada de dólares fica mais solta que azeitona em boca de banguela. O submundo de Londres entra em ebulição por conta da grana, incluindo ae um chefão do crime e uma contadora gostosa, já que todo mundo quer ficar com a grana fácil [Até eu, que sou mais bobo, quero].
Pipocão na cabeça, bom pra esquecer da vida e se divertir.

Eu, Meu Irmão e Nossa Namorada (Dan In Real Life)
Com: Steve Carell, Juliette Binoche, Dane Cook, Emily Blunt, Amy Ryan, Norbert Leo Butz, John Mahoney, Dianne Wiest, Alison Pill, Brittany Robertson.
Viúvo, pai de três filhas, Dan Burns escreve pra um site desconhecido [Oi?] uma coluna de comportamento no jornal local. Com essa descrição, cê já nota que o cara deve ser tipo um Monk da vida, com TOCs e coisas do gênero, sendo guiado por diversas “normas internas”. Mas ele manda tudo pra vala quando se apaixona por Marie, que, por acaso, é namorada de Mitch Burns, irmão mais novo de Dan. Caçula só se fode mesmo.
Comédia com jeitão de ser engraçadona, acho que vale a pena o ingresso.

Um Segredo Entre Nós (Fireflies in the Garden)
Com: Ryan Reynolds, Julia Roberts, Willem Dafoe.
Filme baseado em um poema semi-autobiográfico [Putaquepariu, isso é um termo complexo!] de Robert Frost, que conta sobre a dificuldade de um escritor em conviver com seu pai pentelho, quando volta pra sua cidade natal pro enterro de sua mãe.
Draminha tanga, evite se possivel.

Procedimento Operacional Padrão (Standard Operating Procedure)
Com: Christopher Bradley, Sarah Denning, Joshua Feinman
Documentário sobre aquelas torturas que rolaram em Abu Graib [Ou algo assim], executadas pelo exército americano em meio à guerra do Afeganistão.
Recomendável pra insônes. Documentários tendem a ser mais chatos que o théo.

Dias e Noites (Dias e Noites)
Com: Naura Schneider, Antônio Calloni, Dan Stulbach
Clotilde, uma putinha relaxada mulher de coragem, quebra o pau com a família e o resto do mundo, depois de mandar o marido que espancava ela pra puta que pariu. Perdeu os direitos e os filhos, mas recuperou tudo e mimimi. Baseado em uma história real.
Passe longe, se você não for crítico de cinema baba-ovo de filme nacional.

[Rec]

Filmes bons que passam batidos quarta-feira, 29 de outubro de 2008 – 24 comentários

Olha só: fazia MESES que eu não botava um filme novo nessa seção, desde “El Orfanato” . Sabem por que isso acontece? Porque só tem filme de bosta por aí.

Sério, meu. Semana passada eu tava vendo o novo Indiana Jones e dormi na primeira cena de briga. Filme chato da porra. Eu simplesmente não tenho mais saco pra esses filmes com cena de carro batendo, perseguição de carro, carro voando, carro mergulhando ou carro virando nave espacial. Coisa chata do carái.

Devido à minha falta de paciência, acabo me envolvendo mais com filmes fora do esquemão hollywoodiano. Não que eu eu só goste de filmes alternativos, longe disso. Aliás, o especialista em cinema europeu aqui é o Pizurk, o Estagiário especialmente enviado para todos os filmes cabeça que o théo não quer assistir.

Portanto, é com extrema satisfação que após este hiato de meses, hoje trago a vocês:

[Rec] (2007)

Cara, eu simplesmente amo a sensação de pegar um filme completamente sem expectativas e ser surpreendido por ele. [Rec] é um filme que começa devagar, parecendo mais uma bostinha na linha de Cloverfield, com aquele lance de fazer o filme com uma câmera só e sempre do ponto de vista de quem está filmando. E dá-lhe correria pra tudo que é lado.

Essa moda toda começou com a Bruxa de Blair (lembram?), que foi totalmente emocionante na época. Lógico que, pra variar, o hype matou o filme. Mas como já faz ANOS que eu não assisto trailer de filme me salvei e pude assistir a parada de forma neutra, me divertindo pra cacete com o negócio dos adolescentes perdidos na floresta.

Desde a Bruxa de Blair, essa fórmula de filme em primeira pessoa foi aperfeiçoada e acho que agora estamos num ponto estável, onde os filmes são feitos sem pretensão e deixando espaço para o lado mais criativo dos diretores. Isso gera experiências interessantes ocasionalmente, principalmente nos gêneros “suspense” e “horror”.

A maior qualidade de [Rec] é o seu ritmo. Ao invés de virar tudo de cabeça pra baixo DO NADA, o filme vai se construindo devagarinho, com a história passando do tédio total inicial (totalmente intencional) até te levar a se encolher na poltrona com o final. Normalmente os filmes vão me dando sono conforme vão se aproximando do fim. Com [Rec] aconteceu o contrário: comecei a assistir numa madrugada aí, pensando em só assistir o começo e ir dormir pra ver o resto no outro dia. Foi impossível parar depois dos primeiros 20 minutos.

“Meu, a gente vaisifudê nesse filme. Filma tudo aí, vlw.”

Também contribui muito a simplicidade do ambiente onde foi filmado; tudo se passa em dois ou três andares de um prédio pequeno, onde só mora gente boçal. Como os cenários se repetem com frequência é muito fácil acreditar e entrar no clima do filme, e você começa a se sentir parte daquele ambiente.

E eu realmente espero que você consiga “se entregar” para o filme, porque essa imersão é justamente o que vai te dar a maior diversão na sequência final. Os caras abusam do maior clichê do mundo para filmes de horror: sequências com luz apagada, onde os protagonistas precisam fugir da porra do lugar sem ver pra onde estão indo. Mas, puta merda, em [Rec] isso funciona que é uma maravilha.

Ah sim, vou dar um spoilerzinho final pra convencê-los a assistir [Rec]:

Boo!

É FILME DE ZUMBI, MANO!!

Não preciso dizer mais nada.

(Aviso aos desavisados: aparentemente [Rec] foi refilmado para o mercado americano como “Quarantine”. Não sejam otários e corram atrás do filme certo.)

[Rec]

[Rec] (85 minutos – Horror)
Lançamento: Espanha, 2007
Direção: Jaume Balagueró, Paco Plaza
Roteiro: Jaume Balagueró, Luis Berdejo
Elenco: Manuela Velasco, Ferran Terraza

Assista ao teaser trailer do novo Sexta-Feira 13!

Cinema terça-feira, 28 de outubro de 2008 – 1 comentário

Você já deve ter visto por aí, tendo em vista que faz quase uma semana que ele saiu e o responsável por notícias sobre cinema daqui NÃO SE MANIFESTOU! É uma tristeza, esse site.

Pra um teaser, até que tá bom. Mas o que me dá mais medo é olhar pra trás e ver os dois últimos filmes dessa franquia, aqueeeeles que destruíram de vez com o personagem. Também olho em volta e vejo todos esses remakes ou tentativas de reviver alguma coisa e fico com mais medo ainda. Bom, ao menos, esse novo Sexta-Feira 13 já está causando medo.

Estréia na sexta-feira 13 de fevereiro de 2009!

PS: Eu vi o escudo do Capitão América no canto inferior direito aos 22 segundos…?

A Cegueira nos Cinemas

Primeira Fila sexta-feira, 24 de outubro de 2008 – 3 comentários

Olha o público brasileiro que frequenta as salas de cinema do nosso circuito exibidor tão dando um trabalho para as distribuidoras nacionais, fica cada vez mais difícil prever o sucesso de um filme nos cinemas. Explico melhor, como um filme de público restrito, dramático e, considerado difícil por 10 entre 10 críticos, resiste no Top 10 Brasil há mais de um mês? Seu nome Ensaio sobre a Cegueira.

Mesmo, ainda, não tendo visto o filme (que pelo andar da carruagem não ocorrerá na telona, mas sim em dvd, infelizmente), sabe-se que Ensaio Sobre a Cegueira é um filme denso, lento, pesado, logo, não é um filme para todas as platéias. No entanto, já levou aos cinemas mais de 650 mil espectadores, no momento, somente outros dois filmes no Top 10 ja arrastaram um público um pouco maior ao cinemas (lembrando que esta época é considerada de “entressafra” no circuito exibidor, pós Blockbusters e pré concorrentes ao Oscar): Mamma Mia e Super-Heróis – A Liga da Injustiça.

RANKING
(semanas em Cartaz) /Título /Público (Semana) / Público (Total)
1 (-) Amigos, Amigos, Mulheres à Parte – 112,824 (112,824)
2 (1) As Duas Faces da Lei – 91,738 (334,499)
3 (2) Super-heróis – A Liga da Injustiça – 86,726 (681,478)
4 (3) Os Mosconautas no Mundo da Lua – 71,885 (324,384)
5 (-) Espelhos do Medo – 52,936 (52,936)
6 (-) Corrida Mortal – 40,243 (40,243)
7 (5) Ensaio Sobre a Cegueira – 38,285 ( 654,606)
8 (6) A Guerra dos Rocha – 33,529 (125,279)
9 (4) Noites de Tormenta – 30,335 (270,230)
10 (7) Mamma Mia! – O Filme – 24,456 (672,181)

Obs.: Notem a diversidade temática entre os 10 filmes, ou o público brasileiro anda com um gosto extremamente eclético ou estamos presenciando um FENÔMENO com o público conferindo o trabalho de Fernando Meirelles na adaptação da obra literária de José Saramago.

Confesso que estes MILAGRES cinematográficos que vez por outra ocorrem no nosso circuito exibidor me enchem de esperança de que bobagens americanóides (principalmente, porque dominam nossas salas) fiquem mais restrita ao público de dvd (para quem quiser assistí-las, por sua conta e risco!) e assim, abrindo espaço para filmes mais conceituais ou mesmo de filmografias de outros países, deixando claro que sou defensor de filmes BONS, não de filmes medíocres, chatos, egocêntricos, sem graça, pseudointelectuais e, simplesmente, ruins.

Destaques da Semana em DVD – 20/10 à 24/10

Cinema sexta-feira, 24 de outubro de 2008 – 0 comentários

O Melhor Amigo da Noiva: Uma das incontáveis comédias românticas que assolam os cinemas todo ano, veículo pro sucesso de Patrick Dempsey, galã de Grey’s Anatomy, o filme é quase uma refilmagem masculina de O Casamanto do Meu Melhor Amigo, com Julia Roberts e Cameron Diaz, pelo menos, há a presença da gatinha Michelle Monaghan. Na trama, um homem vive de maneira satisfatória, sem ter do que reclamar. Até que, certo dia, ele nota que está apaixonado por sua melhor amiga. As coisas saem do controle no instante em que ela anuncia que está noiva de um escocês elegante e, para piorar, pede ao melhor amigo que seja a sua madrinha de honra. Ele se mete na confusão em um mundo cheio de coisas femininas, como chá de panela, damas de honra furiosas e muito mais. Mas ele faz tudo isso com um único propósito: roubar a noiva.

O Guru do Amor: Parece que o comediante Mike Meyers não conseguiu assegurar um público fiel por nossas terras, sua última comédia chega agora em dvd inédita nos cinemas. Na trama, Pitka (Mike Myers, de Austin Powers) é um homem que nasceu nos EUA, mas saiu de lá para se tornar um guru no Oriente. Quando ele volta a seu país de origem, decide que vai aplicar a sua filosofia no segmento de auto-ajuda. Sua primeira tarefa não é nada fácil: ajudar um famoso jogador de hóquei a recuperar a sua carreira profissional e amorosa depois que sua esposa o deixou por um jogador rival. No elenco, Jessica Alba e Justin Timberlake.

Romulus, Meu Pai: Filme que passou rapidamente nos cinemas, vindo da Austrália, traz o ator Richard Roxburgh, de Moulin Rouge, como diretor e no elenco, Eric Bana (Hulk) e Franka Potente (Corra Lola, Corra e A Identidade Bourne). Na trama, Romulus (Eric Bana) e sua esposa Christina (Franka Potente) vivem com o filho Raimond (Kodi Smit-McPhee). Ao enfrentar as mais variadas dificuldades o garoto tenta equilibrar a rígida moral de seu pai em contrabalanço com a ausência e a negligência de sua mãe depressiva.

As Strippers Zumbi: Filme Bezão total vem na onda destes recentes filmes de zumbis, obviamente, não abrindo mão da comédia trash. Na trama, quando uma agência secreta do governo acaba liberando um vírus capaz de reanimar os mortos, na pequena cidade conservadora de Sartre, Estados de Nebraska, nos EUA, o primeiro lugar a ser afetado é um clube de strip-tease alternativo chamado Rhino´s. Quando uma das strippers se contamina com o vírus, ela se transforma numa dançarina sensual e sobrenatural que se alimenta de carne humana – a maior sensação do local. Como as demais dançarinas resistirão à tentação de se tornar uma estrela como a zombie stripper sabendo que não há como voltar atrás? Confira a crítica.

confira

quem?

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