Continuando os preparativos para a nova temporada que se inicia a partir de setembro, hoje chegou a vez de dar uma olhada nas estréias e retornos do canal ABC, mais conhecido como o canal das dramédias e de Lost. Nesta temporada, o canal enfrentou uma dura queda nos seus números de audiência. Poucas séries conseguiram se sustentar, com exceção de Grey’s Anatomy que viu seus números aumentarem na reta final da temporada, e com o expressivo sucesso do reality show Dancing with the Stars, sempre com forte audiência.
A DC Comics, como todos aqui devem saber, é detentora dos dois dos melhores selos de HQs do mundo: Wildstorm e o fodástico Vertigo.
Há algum tempo, esses selos estavam sendo um tanto quanto negligenciados pelas editoras. A Pixel tentou, sem muito sucesso, dar continuidade a esses selos, mas não obteve muito êxito. Ao ponto de, para se conseguir volumes de grande qualidade de séries de grande sucesso, como Sandman, era necessário desembolsar quantias astronômicas de dinheiro. Um volume de “Prelúdios e Noturnos”, por exemplo, não sai da mão de um colecionador por menos de R$ 200 (os da Conrad principalmente, que eram de qualidade embasbacante).
Não mais.
Como diz o título, a Panini acabou de obter os direitos de publicação dos dois maiores selos da DC, que inclui preciosidades como Sandman, Transmetropolitan, Preacher, Ex Machina e o magnífico Fábulas, que ainda hei de resenhar aqui algum dia.
Mundo do Comercial de Margarina: um belo dia ensolarado, pessoas de branco, num bairro de classe média com casas grandes e bonitas. Homens sorridentes de terno beijam suas belas esposas e os filhos antes entrar em seus carros 0 km e rumar para seus empregos estáveis e bem remunerados. Um senhor sorridente, com seu labrador premiado, é ultrapassado pela vizinha gostosa que faz seu cooper matinal. continue lendo »
Não vou me alongar muito aqui, principalmente, por dois motivos:
1. Não falarei de HQs, que é a minha alçada. Devo ser breve antes que o Pizurk sinta o distúrbio na Força e solte os chow-chows.
2. Vou chutar cachorro morto (falar mal da série Twilight/Crepúsculo), o que só tem graça no comecinho. Depois que seus pés ficam cobertos de sangue e vísceras em avançado estado de decomposição, é um trabalho infeliz para tirar o mau cheiro do tênis. Errr… bom… deixa pra lá.
Publicação de mais webcomics exclusivas no AOE/Bacon Frito. O théo já tentou fazer isso antes, mas, por motivos os quais me recuso a acreditar caso os rumores sejam verdadeiros (alguma coisa sobre latas de Pringles, lubrificante industrial para retroescavadeiras e anões albinos besuntados em molho barbecue), a publicação das novas tiras não deu certo. Tanto que, hoje em dia, só temos o Piratão e, às vezes, o Toucinho Calhorda (as tiras do “Boa Cabelo” não são exclusividade nossa, apesar de isso aqui provavelmente ser o único site com coragem de publicar algo tão trash).
Uma Nova Esperança surgiu por sugestão do Vassourada, e aqui estou eu, enrolando para informá-los de que: Estou iniciando um novo concurso para escolher uma nova webcomic a ser publicada, se não no site mais quente da galáxia, pelo menos aqui no Bacon Frito. Isso se o théo não der piti, claro.
Vou logo avisando que, apesar das aparências, isso aqui não é uma putaria tão grande como vocês pensam, não. Temos um calendário rígido a ser seguido, não ache que você vai produzir e publicar seu material (se for escolhido) quando bem entender. Se for estabelecido a publicação de uma tira por quinzena, semana ou hora, se rale pra produzir ou RUA!
Concluído o animador parágrafo acima, interessados mandem seus trabalhos para o meu e-mail de contato do Bacon (se você chegou até aqui, provavelmente vai conseguir encontrá-lo facilmente).
Muitas vezes, ao ler HQs, eu costumo simplesmente deixar de lado as tramas, personagens e falas para mergulhar nos detalhes das imagens e, com alguma esperança, encontrar referências ocultas ou easter eggs escondidos no meio dos eventos principais.
Elas são grandes, belas e inúteis. Um acessório bastante comum a muitos protagonistas de HQs que, na maioria esmagadora dos casos, não serve de nada, NADA!
Sim, falo das capas que adornam os uniformes e costas de tantos personagens por aí. Vejamos quem tem: Superman, Batman, alguns dos heróis de Watchmen, Capitão Marvel, uma porrada de mutantes em X-Men… até mesmo Morpheus usa uma capa!
Criaturas da Noite é uma quadrinização de dois contos da coleção Fumaça e Espelhos, com ilustrações de Michael Zulli.
Na primeira história, “O Preço”, um escritor de meia-idade que vive com a família na zona rural da Inglaterra adota um gato preto da rua. Toda noite, o gato aparece mostrando sinais de luta que, com o passar do tempo, acabam se tornando feridas sérias. Quando o escritor resolve ficar uma noite acordado para ver com o que o gato está lutando, ele vê uma criatura demoníaca, capaz de mudar de forma, se aproximar da casa e ser escorraçada com dificuldade pelo gato preto. A história termina com o escritor imaginando até quando o gato preto ainda pode se manter na defesa da casa e da família.
Semana passada, falei sobre a agonia das editoras em atrair leitores pelo método de estupro da nossa sanidade. E agora, tratemos da única diferença real entre HQs e livros comuns: o uso de imagens como algo essencial na narrativa.
Sim, isso mesmo: eu estou afirmando que a única diferença entre livros e HQs se resume ao uso da imagem. Se você, fanboy maldito de Crepúsculo, Código Da Vinci, Recruta Zero ou Superman discorda disso, clique no pequeno X ali no canto superior direito da sua tela e seja feliz.
Semana passada, dei uma pincelada nas origens das HQs e o tratamento recebido destas pela sociedade. Agora, vamos dar uma analisada em um âmbito mais reservado: editoras e roteiros.