Os caras do Foo Fighters estavam (e estão) muito, mas MUITO longe de parar. Com a formação definida, There Is Nothing Left to Lose é o terceiro álbum da banda.
Stacked Actors abre o álbum da melhor maneira possível: Som putamente EMPOLGANTE. Lembra do som que te chama pra porrada? Esqueça de todos, esse esclarece tudo que eu disse até então. Você pode perder a vida antes que a faixa acabe, o que seria uma pena, afinal, você perderia outra sonzeira: Breakout. O som está na trilha sonora do filme Eu, eu Mesmo e Irene, uma comédia sensacional com o Jim Carrey. Se você sobreviveu com o primeiro som, vai ficar rouco com esse. Sem dúvidas, essas duas faixas são as melhores do álbum.
Learn To Fly é uma das músicas mais chatas do Foo Fighters, e uma das mais conhecidas também. E não sou só eu quem não gosta dessa música, o próprio Dave Grohl não gosta dela. Então, quem sou eu pra dizer o contrário? Mesmo assim, me empolgo com ela, é incrível. Gimme Stitches é um dos sons mais divertidos do álbum, que segue uma linha diferente do álbum anterior da banda. Ou seja: eles definiram o estilo, e agora já estão começando a inovar. Isso é legal, mas só quando a banda continua a mesma – o que acontece com o Foo Fighters, uma das pouquíssimas bandas que seguem o mesmo estilo desde o começo. É foda ver uma banda do mainstream assim.
Generator é uma baladinha bacana, assim como a maioria das baladas da banda. Enfim, a maioria das músicas da banda são baladinhas, mas quem liga ou se lembra disso quando Dave Grohl é o “frontman” da banda? Não dá pra levar o cara a sério. Aurora, outra baladinha, dessa vez mais melosa. O ritmo do álbum começa a cair nessa parte, eles deixaram toda a empolgação pro começo. Mas nem por isso o álbum ficou uma merda, só ficou mais calmo. E outra, você ficou rouco na segunda música, devia agradecer. Aí vem Live-In Skin pra dar uma animadinha, mas não vá se empolgando. Ou não vá se empolgando muito. Enfim, é o tipo de música “padrão” da banda. Ou seja, é BOA. Então tá, pode se empolgar.
Next Year, pra mim, é uma das melhores baladinhas da banda, pelo menos musicalmente falando. Eu sempre gosto da interação do baixo com a bateria, e esse som segue esse estilo, o que quebra toda a monotonia que uma baladinha causa. Headwires já é mais calma, com um refrão mais empolgante. O gozado é que, antes de começar a resenhar os álbuns, eu considerava este o álbum mais chato da banda. Em termos, ele se torna chato pela sequência de baladinhas, mas agora eu estou tendo uma visão diferente dele.
Ain’t It The Life, sinceramente, é uma música deveras chatinha e até um pouco repetitiva, o que prova que nem Dave Grohl é perfeito. M.I.A, então, fecha o álbum, deixando mais uma vez aquele gostinho de “quero mais”, por mais idiota que isso pareça. É aquela coisa, eu não sou muito fã de baladinhas, e provavelmente quem não gosta vai achar o álbum chato. Porém, como fã de Foo Fighters, eu gostei do álbum. Orra, me empolgo até com a música que eu considero a mais chata.
There Is Nothing Left to Lose – Foo Fighters
1. Stacked Actors
2. Breakout
3. Learn To Fly
4. Gimme Stitches
5. Generator
6. Aurora
7. Live-In Skin
8. Next Year
9. Headwires
10. Ain’t It The Life
11. M.I.A
Depois de quebrarem tudo por aí, ninguém segura o Foo Fighters. Não existe mais “banda do ex-baterista do Nirvana”, existe “PUTA QUE PARIU, que banda foda”. Ainda mais depois deste álbum.
All My Life abre o álbum e, sinceramente, não tinha como o álbum ter uma abertura melhor. Este som é simplesmente o MELHOR da banda, véi, mas é claro que isso varia de gosto pra gosto. Tá, talvez não seja o melhor, mas tá no top 3 da banda. Enfim, primeiro o suspense, depois o peso, aí vem o refrão e você provavelmente já quebrou algo, tipo um osso. Simplesmente EMPOLGANTE. Low segue uma linha diferente de música que os caras estão acostumados a fazer. Misture um ritmo dançante e ao mesmo tempo pesado com influências Grunge e Stoner Rock, e você terá essa maravilha. Mas só ouvindo pra saber do que eu estou falando, o refrão é de arrebentar. Have It All é o tipo de música que você deve ter no seu MP3 Player pra ouvir nos dias mais estressantes. Eu venho de uma família que o stress tá no sangue, e comprovo pra você que, mais desestressante que esse som, só o som do sexo. Se você fizer sexo ouvindo essa música, provavelmente vai entrar em coma de tão relaxado que vai ficar, por menor sentido que isso faça.
Times Like These não passa de uma música mela-cueca legalzinha. É legal pra tocar no violão ou ouvir no carro enquanto viaja, mas se torna chata se você ouvir muito. Disenchanted Lullaby começa calma e depois vira aquele som empolgante que vai te obrigar a ficar rouco se você é mesmo fã da banda. Eu fico rouco só de respirar, então não conta. Mas é impossível não gritar o refrão com o Dave Grohl. Tired Of You trás Brian May, do Queen, nas guitarras, mas nem por isso a música é ruim. Bom, se você não gostar dela, vai odiar, é daquele tipo de som que dá sono em uns e empolga outros. Me dá sono, mas eu gosto.
Halo é quase igual ao primeiro som citado no parágrafo acima, com a diferença que este som tem um refrão pesado, ou pelo menos próximo a isso. Eu te DESAFIO a ouvir esse som sem acompanhar a bateria ou a letra. Aí vem Lonely As You, que começa como uma baladinha mela-cueca, depois rola um suspense e vem o refrão sensacional, com direito a backing vocals femininos, ou quase-femininos, sei lá. Enfim, do caraleo, sem falar nos solinhos e riffs sensacionais.
Overdrive, taí um som dançante. Mas é claro que você não vai ouvir um Rockabilly, estamos falando de Foo Fighters. Enfim, nenhuma surpresa, mais um som com selo Foo Fighters de qualidade. Burn Away, pra mim, é um dos melhores sons do álbum. Sim, também não tem nenhuma novidade como a faixa anterior, e ainda tem um refrão que muitos acham chatos. Deve ser por isso que é um dos meus favoritos, eu sou chato pra cacete. E vocês não têm bom gosto. E, falando em um dos melhores sons, Come Back fecha o álbum com mais de 7 minutos de música bem trabalhada e empolgante. Sério, se essa não for a música mais bem trabalhada dos caras, no mínimo empata com a primeira. E devemos agradecer ao Queens Of The Stone Age por isso, o álbum já estava pronto antes de Dave Grohl gravar o álbum Songs For The Deaf com os caras, inspirando o puto e fazendo-o regravar o One By One em dez dias. E essas são as obras primas do incansável Dave Grohl.
One By One – Foo Fighters
1. All My Life
2. Low
3. Have It All
4. Times Like These
5. Disenchanted Lullaby
6. Tired Of You
7. Halo
8. Lonely As You
9. Overdrive
10. Burn Away
11. Come Back
Yo-ho, marujos! Venho ao convés para expandir vossa cultura piratesca sonora, aye? E, por mais que achar o espírito pirata na música não seja tão difícil quanto dizem ser, eu devo privilegiar certos seres lendários que assolam os sete mares com seu som, percebe? E, é claro, não existe no mundo inteiro pessoa mais apta a ser homenageada no dia de hoje quanto Shane MacGowan. Com mil lulas endiabradas! Se existe alguém que fala como um pirata nesse mundo, esse alguém é o infame vocalista dos Pogues, aye?
Certo, pois os Pogues são uma banda irlandesa. O que me leva, claro, a citar outros piratas irlandeses que marcaram a história. Podem-se citar, por exemplo, o rei e pirata Niall dos Nove Reféns, a rainha Grace O’Malley, que se revoltou contra a própria coroa inglesa, ou a terrível Anne Bonny, que era mais macho que teu pai, aye? Notem vocês, maltrapilhos imundos, que por falta de piratas a Irlanda não morre. Mas a história não acaba aí. Apesar da banda ser irlandesa, Shane Patrick Lysaght MacGowan (vulgo Cão DESOSSANDO manga) nasceu na Inglaterra, terra de ninguém mais, ninguém menos que Edward Teach, o Barba Negra.
Após essa breve menção ás raízes piratenses da banda, vamos ao que importa: A cachaça. Shane MacGowan é conhecido por beber em quinze minutos álcool o bastante pra matar uma baleia azul de cirrose, aye? O sujeito só não sobreviveu a um enema ainda porque enfiar qualquer coisa no cu é coisa de FOCA. E, é claro, as músicas dos Pogues são divididas em quatro tipos: As sobre cachaça, as sobre briga com cachaça no meio, as sobre sexo com cachaça no meio e as que misturam os temas já citados. O que já deveria ser o suficiente para que vossa excremência fosse ouvir imediatamente o som dos caras.
Por outro lado, eu sei que vocês, corsários que são, não vão aquietar esses traseiros imundos antes de andar na prancha ou de eu falar sobre o que os marujos tocam, aye? Pois bem, optarei por falar sobre o som dos caras pra evitar a superlotação da prancha.
Os Pogues surgiram em 1982, com o singelo nome de Pogue Mahone – uma anglicização do irlandês póg mo thóin (beije meu FURO). Tocavam uma mistura sanguinária de folk irlandês com o punk rock inglês, algo que você provavelmente já ouviu com o Dropkick Murphys ou com o Flogging Molly, que surgiram uma porrada de tempo depois. Seu primeiro álbum, Red Roses for Me, incendiaria o convés do próprio William Kidd, com as versões foderosas de músicas tradicionais irlandesas, como Greenland Whale Fisheries, por exemplo, que eles fizeram. O álbum seguinte, Rum, Sodomy and the Lash (cuja capa é uma corruptela da Balsa da Medusa de Théodore Géricault, com os rostos dos membros da banda no lugar dos cidadãos da balsa) também chegou como uma bala de canhão no convés de uma fragata sarracena. O álbum foi o número 93 na lista dos cem melhores álbuns ingleses de todos os tempos lançada pela Q Magazine, em 2000, e foi eleito pela Rolling Stone o álbum de número 445 dos 500 maiores de toda a história. À primeira vista pode parecer pouco, mas cê tem noção do tanto de tanguice famosa que os caras tiveram que jogar lá pra cima pra agradar os leitores? Aliás, pra uma banda que mostra a cara de Shane MacGowan sem nem um pingo de vergonha, só de chegar no top 500 já é uma grande vitória.
“And they ruined my good looks in the Old Main Drag.”
Em 1991, Shane MacGowan, incontrolável, acabou deixando a banda, para a infelicidade de muitos marujos pelo mundo afora. Joe Strummer (O cara do Clash, mesmo) se tornou o vocalista dos Pogues por algum tempo, mas Spider Stacy (Que, nos discos iniciais, era o encarregado dos backing vocals e de bater uma bandeja de cerveja na própria cabeça) acabou ocupando o “cargo” até 1996. Depois disso, a banda se separou, cada músico indo pra um canto. Spider Stacy ainda tentou continuar a bagaça com a Boys From the County Hell, uma banda em tributo aos Pogues, mas as coisas só voltaram a melhorar após a reunião em 2001, quando MacGowan voltou a tocar com os camaradas. Aliás, a tour de 2007 deles tá uma maravilha.
No fim das contas, ao longo de toda a história da banda, pode-se acompanhar obras fantásticas como Hell’s Ditch, do álbum de mesmo nome, onde MacGowan narra de modo inigualável a vida na prisão, Fairytale of New York, que é considerada por muitos a melhor canção de natal já feita ou a ótima descrição da vida na rua de The Old Main Drag. Bêbado como for, Shane MacGowan foi e ainda é um gênio musical.
Claro, eu não deixaria vocês, marujos, sem o gostinho de ouvir pelo menos uma música dos caras, aye? Aliás, como eu sou um capitão misericordioso, darei três exemplos da genialidade dos Pogues.
Abaixo, o primeiro vídeo, com quatro músicas: A Pair of Brown Eyes, Sally MacLennane, The Battle of Brisbane (que, aliás, é do caralho) e Transmetropolitan, que, como a HQ, é tão boa quanto atirar num pescador em dia de saque.
Arhh! No próximo vídeo, o que você esperava ver há quatro parágrafos: Um clássico dos Pogues, com a empolgante performance de Spider Stacy com a bandeja. E é sério, aye? A bandeja foi uma adição empolgante pra cacete á música.
Por fim, a genial Hell’s Ditch. Uma das melhores músicas dos caras. A entonação do MacGowan nessa música é a melhor entonação que se pode dar a um prisioneiro sem esperança, aliás.
Bom, tá rolando um especial sobre uma das bandas mais foda da galáxia, Foo Fighters, disso todo mundo tá sabendo. Enfim, fazer um top 10 com as melhores músicas da banda seria extremamente óbvio. Em todos os top 10 com esse assunto você encontraria as mesmas músicas, provavelmente nas mesmas posições. Então, eu tentei dar uma diferenciada, vamos ver como fica.
Ah, antes de mais nada: Não vou citar músicas do novo álbum, ele nem foi lançado ainda. Então, fica pra próxima.
10 – This Is A Call (Foo Fighters)
Uma das melhores do primeiro álbum da banda. Calma, depois agitada, e aí a empolgação domina a bagaça e você só fica parado se tiver tomado quatro comprimidos de laxante pra fazer um exame de colonoscopia no dia seguinte. Uhh…
9 – Resolve (In Your Honor)
O que você esperava? Orra, o som é sensacional, e o clipe também é. Se eu fosse TANGA, cantaria essa música no chuveiro.
8 – DOA (In Your Honor)
DOA é empolgante, é o tipo de som que você devia ouvir quando estiver puto. Principalmente no fim de um namoro, ou algo do tipo. Ouça, véi. Ouça. E se liga no clipe.
Não tem como não se empolgar.
7 – My Hero (The Colour And The Shape)
Exatamente, sétimo lugar. My Hero não é tudo isso que falam. A música é boa, empolgante e tudo mais, não é atoa que é top 10 da banda. Mas, sinceramente, a banda não se resume a esse som. Ao menos, se tratando de clipes, My Hero seria um dos primeiros.
6 – Best Of You (In Your Honor)
Véi, século 21, em um tempo que todos desistiram do sonho de ouvir alguma música boa no rádio. Até os filhos da puta do Foo Fighters terem a idéia filha da puta de lançarem mais um álbum, e divulgarem esse single. A sensação foi a melhor, e é essa a resposta que eu tenho para os indies que falam que essas bandinhas aí são as “salvadoras do Rock”:
A não ser que seja “salvar o Rock de uma morte menos dolorosa, tornando tudo mais difícil e fazendo com que o puto sofra e morra quinze vezes”. Foo Fighters salva, véi.
5 – Breakout (There Is Nothing Left To Lose)
Acho que essa foi a música que me fez conhecer a banda. Claro que eu já havia escutado outras, mas com ouvidos de quem não tá nem aí pra o que tá escutando. Enfim, uma das músicas mais empolgantes dos caras.
4 – Everlong (The Colour And The Shape)
O maior clássico da banda. Baladinha sensacional, um pouco grudenta, e empolgante (pra variar). Alguns acham brega, mas é legal ser brega. Eu sou brega. Cês não me acham legal?
Agora vem a parte mais difícil, o top 3 da banda. Por mim, as três músicas a seguir ficariam em primeiro lugar. Mas não dá, né. Enfim, seja o que Dave Grohl quiser.
3 – Stacked Actors (There Is Nothing Left To Lose) HEY, HEY NOOOW, can you fake it! Can you make it LOOK like we WAAANT! HEY, HEY NOOOW, can you take it! And we cry when they all die BLOOONDE! STACK dead actors, stacked to the rafters, line up the BASTARDS all I want is the TRUTH! É o refrão viciante deste som. Cara, sério, não dá pra falar de Foo Fighters sem falar “empolgante”. E não dá pra deixar uma música dessas fora das primeiras posições.
2 – All My Life (One By One)
Nem preciso falar da letra, 1 a cada 0,3 fã se identifica com ela. O som é uma pedrada só, com direito a suspense em umas partes. Enfim, não tá no top 3 da banda por acaso.
1 – Wattershed (Foo Fighters)
A PEDRADA do Foo Fighters, o som MAIS EMPOLGANTE da banda. É tão empolgante que até o Dave Grohl fica sem saber se toca ou canta, no vídeo abaixo. E, convenhamos, que bigode deprimente.
Taí, acho que alguns sons da lista podem ser considerados supresas, mas é aquela coisa: É meu gosto. É errado falar que essas são as melhores músicas da banda, já que se trata apenas de uma opinião. O meu top 10 é o meu top 10, e o top 10 da BBC é o top 10 da BBC. Então, a pergunta é: Qual é o SEU top 10? Deixa de preguiça e comenta com ele aí, AGORA.
Se você já assistiu Assassinos por Natureza ou Cabo do Medo, com certeza sabe quem é a Juliette Lewis. Sabe também que esses filmes são do começo da década de 90 quando ela era uma meninota e que de lá pra cá você não lembra de mais nada que ela tenha estrelado. Você deve estar se perguntando porque estou falando de cinema numa resenha sobre um cd, certo?
Pois bem, Juliette montou uma banda, virou hype, tem amigos legais como o Dave Grohl que passa pra fazer uns takes na gravação de Four on the Floor e acaba gravando o cd todo porque o batera antigo pede o bonézinho e sai. Se você prefere ver o copo meio vazio, deve achar que a carreira dela virou água e ela tentou se virar de outro jeito fazendo música, se você tem um bom humor irreparável e prefere ver o copo meio cheio, deve acreditar que ela achou novas maneiras de expressar sua arte de maneira mais pessoal yadda yadda yadda. Seja como for, segue o review de um cd que parece político em época de campanha: promete muito e com o passar do tempo decepciona profundamente.
SMASH AND GRAB: O cd começa em alta velocidade, com guitarras que lembram o Queens of the Stone Age, Dave martelando a bateria, Juliette gritando como uma desvairada e aquela sensação de que essa é a última coisa que eles vão fazer na vida e estão se esforçando pra fazer bem feito. Bom, posso dizer que eles conseguiram.
HOT KISS: Imagine a Pink sem aquele nariz de porquinho. É a mesma voz, o mesmo pop descartável que faz você cantar o refrão mesmo que você o odeie e que vai ficar na sua cabeça até que eles toquem Sticky Honey.
STICKY HONEY: Consegue ser ainda mais grudenta. É de uma popice redonda e desavergonhada que vai ficar marcada a ferro na sua cabeça de um jeito que daqui uns dez anos – quando metade da banda já estiver morta no esquema drogas, sexo e rock’n’roll – e você nem lembrar que eles foram a salvação do rock outono/inverno de 2007, você vai se pegar cantarolando o refrão e perguntando pro seu sobrinho nerd de quem é isso mesmo.
KILLER: Não é seu cd que está riscado. (aliás, alguém aqui ainda compra cd’s?). É só a repetição exaustiva de sílabas como – ha ha ha ha ha ha ou bang bang bang bang bang – que deixa a música chata par cacete.
DEATH OF WHORE: Começa lentinha, Juliette nos contando uma pequena historieta num ritmo crescente que vai te empolgando e… chega num refão digno da Sheryl Crow. Ela percebe a cagada e o ritmo da segunda estrofe continua aumentando, fazendo você pensar que ela vai acabar essa batendo com o microfone na platéia e, porra a Sheryl Crow ataca novamente? Come on bitch or should I call you a whore! Ela entende o recado e começa a pular nas paredes e quebrar tudo…
…pra acabar imitando a Alanis Morissette. Sério desconsiderem tudo o que vier dessa música quando ela completar 3 minutos.
PURGATORY BLUES: Não tem muito o que falar dessa aqui. A cozinha é bem arrumada, os riffs são assobiáveis, o vocal de Juliette embora seja irregular (como alguém pode parecer Joan Jett, Pink, Alanis e Sheryl Crow no mesmo cd, sem ser tão ruim quanto elas?). PS: Eu devo estar ficando bitolado com Foo Fighters. Lá pros 02:30 de música, surge uma ponte muito parecida com a de My Hero. Presta atenção e imagine Dave Grohl pulando de trás da bateria, dando uma rasteira na Juliette e emendando a música do Foo Fighters? Ok, não imaginem isso.
GET UP: Se você estiver distraído vai acabar achando que é um b-side do Foo Fighters das antigas até reparar que tem uma mulher cantando. Simplezinha, mas bonitinha, vai abrir caminho pra você ficar chacoalhando a cabeça na canção seguinte.
MINDFULL OF DAGGERS: Sabe quando você não consegue se conter com uma música? Fica batendo o pé acompanhando o ritmo da bateria ou então chacoalhando a cabeça fazendo com que as pessoas ao seu redor achem que você é só um maluco que não sabe se comportar em público. Bem, você é um desses tipos mesmo, porém se eles estivessem ouvindo Mindfull of Daggers estariam fazendo exatamente a mesma coisa.
BULLSHIT KING: Essa é a trilha ideal para aqueles filmes de garotas que partem numa aventura muito louca aprontando altas confusões, naqueles momentos onde os roteiristas colocaram os cérebros numa jarra e escreveram um medley de cenas idiotas e sem nenhuma relevância como garotas dirigindo alegres e cantando numa auto-estrada ou garotas dançando alegres e chacoalhando a cabeleira numa festa qualquer. Feche os olhos e imagine, sei lá as gemêas Olsen e a Paris Hilton numa cena dessas. Ok, vou parar com a sugestões de pensamentos ruins.
INSIDE THE CAGE: My Precioussss. Tudo o que eu NÃO precisava nessa altura do disco era de alguém gemendo. Pior, gemendo parecendo o Gollum. Eu pularia pra próxima logo se esse cd não acabasse aqui. Alguma coisa se perdeu depois de Mindfull of Daggers e você pode chamar de pegada, paciência, senso crítico ou o que quiser. O cd que parecia promisso no começo acabou descabando pra uma chatice sem fim, que nem a bateria de Dave Grohl e nem o carisma de Juliette Lewis conseguiram superar.
1. Smash and Grab
2. Hot Kiss
3. Sticky Honey
4. Killer
5. Death of a Whore
6. Purgatory Blues
7. Get Up
8. Mind Full of Daggers
9. Bullshit King
10. Inside The Cage
Sabe, hoje em dia escutar rádio é um saco. Você perde a maior parte do tempo tentando sintonizar numa estação que não esteja dando interferência com uma rádio pirata de crentes, e quando consegue só tá tocando merda. MERDA! Ou então é sempre a mesma coisa, manja? Até que você pára em uma sintonia e tem um cara falando que houve um pequeno incidente, e citando um tal de “Songs for the Deaf”.
É, cê tava ouvindo um álbum do Queens of the Stone Age. E a coisa começa a FODER GERAL agora.
You Think I Ain’t Worth a Dollar, But I Feel Like a Millionaire começa arrebentando tudo na voz de Nick Olivieri, mandando ver no Scream e, é claro, Dave Grohl arrebentando na bateria. É claro que estamos falando do melhor álbum do século, então já era de se esperar que Grohl comandasse as baquetas. Tente permanecer vivo após essa faixa acabar pra não perder No One Knows, primeiro single da banda, som que me OBRIGOU a virar fã dos caras. A pitada de suspense no início dessa faixa até o refrão é sensacional e, porra, refrão? Se você ficou vivo após ouvir a primeira faixa do álbum, você morre aqui. Saca uma PEDRADA? Então, imagine uma METEORADA, agora. E isso que ainda não chegamos no solo, que vai fazer você pular da cova só pra fazer um air guitar. Não tente cantar NENHUMA música deste álbum, você NUNCA será melhor que Josh Homme, então fica na sua e não tente estragar essa obra prima.
Nick Olivieri, definitivamente, ARREBENTA no baixo, que disputa a sua atenção pau a pau com a bateria. First It Giveth é uma apelação, seu cérebro vai trabalhar pela primeira vez na sua vida pra dar o máximo de atenção a esses dois instrumentos nesta música. Aliás, cê tá curtindo, né? Então parabéns, você tem mesmo um cérebro. E vai perdê-lo quando a faixa A Song for the Dead começar, arrebentando com um riff de guitarra daqueles que te chama pra porrada, já te avisando que você não tem a mínima chance. Um dos sons mais bem trabalhados do álbum (rá, piada, o álbum inteiro dá um show de “sons bem trabalhados”), conta também com um solo sensacional que dá um toque de “improviso” na faixa. E a música não termina, os caras só vão parar de tocar quando Grohl arrebentar com a bateria inteira, mas até lá você já morreu de novo. Mas a introdução de The Sky Is Fallin’ é quase um ritual, cê vai voltar a respirar mais uma vez. Um show de Stoner Rock com um puta suspense, convenhamos, essa música dá medo. Close your eyes and see the sky is fallin’, bastard. Dá vontade de estuprar o próprio umbigo, puta merda.
Uma das partes mais bacanas do álbum são as “passagens por emissoras de rádio” que os caras fizeram. Nesta aqui tem um cara com a voz do Sílvio Santos, sensacional. Six Shooter trás Nick Olivieri mais uma vez nos vocais, e já chega arrebentando tudo. Gritaria e peso é com esse cara. Faixa rápida, já abrindo caminho pra Mark Lanegan tomar conta dos vocais em Hangin’ Tree, mais uma faixa com suspense, mas não vá correr pra debaixo da cama, frango. A voz desse cara é a mesma de uma pessoa em estado terminal falando as últimas palavras de sua vida, junte isso com uma música com um ritmo que provavelmente seria trilha sonora de uma investigação no inferno com o Jason Statham, Van Damme e Steven Seagal. O Diabo vai entrar no seu quarto com uma galera pra jogar TRUCO, véi.
Go with the Flow é a música mais animadinha do álbum, a gente merecia isso após a música anterior. Aqui você já vai estar arrumando um jeito de aumentar o seu som além do máximo, e tentando arrancar a sua avó da cadeira de rodas pra dançar. Em Gonna Leave You Josh Homme vai querer sussurrar no seu ouvido, então dê uma VOADORA no peito dele e pegue sua gordinha. É hora de mandar ver, véi, aposto que ela terá orgasmos múltiplos só com a trilha, esse ritmo é sensacional. Aliás, finalmente ela terá um orgasmo, né? Seja rápido, Do It Again já corta o clima com riffs gritantes e… gritos que vão fazer todos os cães da sua rua começarem a latir sem parar. Depois do refrão talvez ela volte a se empolgar, tendo em vista que ele é uma ótima trilha pra um bom amasso. Então, agora é hora do sexo selvagem, taí sua chance de enfim receber um elogio da patroa.
A não ser que ela seja religiosa. God Is in the Radio trás, de novo, Mark Lanegan nos vocais. Mais suspense, mas dessa vez com um toque sensual. Tá, a voz de um cara em estado terminal falando as últimas palavras de sua vida pode não ser sensual, mas você pode ignorar essa parte prestando atenção apenas na melodia da bagaça. Pra encerrar o repertório de músicas pra levar sua gordinha a loucura, Another Love Song já é um som mais animado, com direito a teclado e batida pra não deixar ela parada. Sua gordinha nunca foi tão feliz.
Mas agora fodeu.
A Song for the Deaf, o melhor som do álbum, o mais bem trabalhado, o com mais suspense, enfim, o som MAIS FODA da galáxia, que ainda leva o nome do álbum, chega DESAFIANDO você a não desenvolver uma síndrome do pânico nos primeiros 30 segundos. Sweet, soft, and low / I will poison you all / Come closer, racing to your turn. Não há como se salvar da morte, véi. Who are you hiding / Is it safe for the deaf / Beautiful cancer / Infiltrate and forget / And I saw you coming / And I heard not a thing / A mistake not to listen / When I knew where you’d been. Empolgante pra cacete, Nick Olivieri ainda começa a gritar no finzinho da faixa, você vai se CAGAR. Aí vem um trecho da música Feel Good Hit of the Summer após alguns segundos de silêncio, com os caras possuídos, e tal.
Mosquito Song é a prova de que esses filhos da puta não brincaram em serviço, conseguiram fazer um som só no violão sem monotonia, e ainda chamaram um gaúcho pra tocar sanfona num trecho do som. O som é uma melancolia do carái, mas mesmo assim, mesmo sendo com um VIOLÃO, o som é empolgante. Não, você não vai começar a pular sem parar ou bater a cabeça na parede, mas vai ENTRAR no ritmo da música, sendo a trilha sonora dele. E eu não me droguei pra escrever isso. Enfim, Everybody’s Gonna Be Happy encerra o álbum com um riff irritante e um som dançante, com direito a palmas no refrão. Você só vai ficar parado se tiver morrido, de novo. Hm… cê tá aí?
Songs for the Deaf – Queens of the Stone Age
1. You Think I Ain’t Worth a Dollar, But I Feel Like a Millionaire
2. No One Knows
3. First It Giveth
4. A Song for the Dead
5. The Sky Is Fallin’
6. Six Shooter
7. Hangin’ Tree
8. Go with the Flow
9. Gonna Leave You
10. Do It Again
11. God Is in the Radio
12. Another Love Song
13. A Song for the Deaf
14. Mosquito Song
15. Everybody’s Gonna Be Happy
Já havia feito um “faixa-a-faixa” deste álbum na época em que o AOE era um blog, você pode vê-lo aqui. Como as coisas mudam, não?
Milking the Sacred Cow será o nome da nova coletânea do Dead Kennedys. Lançamento? 9 de Outubro. O que vai ter? 10 faixas gravadas em estúdio e 2 ao vivo.
Antes de passar a capa e o trackilist pra vocês babarem, só digo uma coisa: Dead Kennedys é DO CARÁIO. Pra você que não conhece, segura três vídeos:
Holiday In Cambodia, ao vivo. E aqui você viu uma versão fodona com os caras do Foo Fighters com Serj Tankian nos vocais.
Riot, a mais foda dos caras (que não estará na coletânea, não acredito):
California Uber Alles, hit da banda:
Sensacional.
Milking the Sacred Cow – Dead Kennedys
1. California Uber Alles
2. Police Truck
3. Kill The Poor
4. Holiday In Cambodia
5. Nazi Punks Fuck Off
6. Too Drunk To Fuck
7. Viva Las Vegas
8. Moon Over Marin
9. Halloween
10. MTV Get Off The Air
11. Soup Is Good Food (ao vivo)
12. Jock-O-Rama (ao vivo)
In Utero, mais um álbum com Dave Grohl na bateria. Então, vamos evitar enrolações: É Nirvana.
Serve the Servants tem um “quê” de Stoner Rock, o que é normal pra uma banda Grunge, tendo em vista que as influências caminham ali, lado a lado. A faixa abre o álbum de uma forma foderosa, ela é simplesmente sensacional. Não é lá empolgante, mas é daquelas que te fazem aumentar o volume e acompanhar a letra. Scentless Apprentice já é um som mais pesado, com direito a gritaria e chiadeira no refrão. Deve dar medo ouvir esse som no escuro, ainda bem que faço reviews com a luz acesa. E talvez eu vá dormir com a luz do quarto acesa também, espero que o fantasma do Kurt não goste de luz. Enfim, ignorem isso, a música é foda. GOOO AWAAAAYYY!
Heart-Shaped Box, começo calmo com refrão pesado. É o que o Kurt conseguiu fazer após ganhar uma caixa vazia em formato de coração de Courtney Love. Puta inspiração, eu queria ganhar mais presentes, quem sabe eu poderia estar fazendo algo melhor nesse momento. Se bem que ouvir um cd do Nirvana não é ruim, e olha que eu detestava essa banda por causa dos fãs. É, cabeça dura, mas eu já me perdoei por isso e PORRA, eu devia estar falando sobre o cd. Enfim, esse refrão dá um bom bate cabeça, vai por mim. Rape Me é um clássico da banda e já foi líder de piadinhas que eu prefiro não citar por aqui. Acho que um refrão com a frase “Rape me my friend” já diz muita coisa. Bom, a letra é fraca, mas eu odeio citar letras em reviews. O som é bom, e o fim é empolgante. Pena que é curto.
Frances Farmer Will Have Her Revenge on Seattle, ou “Carái, vamos colocar um título ENORME nessa aqui”, é daquelas que fazem você balançar a cabeça, se for uma pessoa normal. Caso contrário, você só vai aumentar ainda mais o volume e acompanhar o Kurt, fazer performances e envergonhar a sua família. Dumb, um som pra viajar. Aposto que o Kurt “queimou todos” quando escreveu essa letra, aliás. Mas mesmo sem ela, a música em si tem um ritmo que desliga seu cérebro. E vai ser uma merda quando ele voltar a funcionar e você ver que está lendo este site.
Very Ape tem um riff sensacional e viciante, ele fica ecoando no seu ouvido. Bom, o Kurt era um cara doidão, creio que ele quis passar como ele se sente quando está… enfim, “ó, ouve aí. Ééé, eu me sinto assim quando to noiado!”. Algo do tipo. Milk It, outro som que dá medo. E, puta que pariu, que som FODA. As pausas antes dos gritos do refrão são as melhores partes da música, tente elevar o volume ao máximo nelas, é empolgante. E ensurdecedor, claro. Pennyroyal Tea, taí um refrão que vicia e faz você cantá-lo no caminho inteiro pro trabalho, ou pra escola, ou, sei lá, pro raio que o parta. O que importa é que a bagaça gruda. Quando Radio Friendly Unit Shifter começar, diminua o volume pra não ficar louco e surdo, conselho de amigo. Com o volume baixo, você vai ficar só louco. Essas chiadeiras entram no cérebro e derretem os neurônios. Eu me sinto assim quando to noiado. Hm, peraí, eu não faço isso.
Véi, sério: AUMENTA O VOLUME. Tourette’s é uma das melhores, senão a melhor música do Nirvana. Pancadaria com direito a scream, Kurt Cobain precisou de uma garganta nova depois de ter gravado esse som. A única coisa que estraga é o baixo, como eu disse no review de Nevermind, eu não gosto desse baixo. Mas enfim, é EMPOLGANTE esse som, e, mas uma vez: Pena que é curto. Então, All Apologies fecha o álbum com classe. Som “leve” com refrão pesado, quase um modelo padrão de músicas do Nirvana. Espera, encerra o álbum? Não, aguarde mais 20 minutos e a faixa Gallons of Rubbing Alcohol Flow Through the Strip, quase um “Easter Egg”, vai rolar. Bom, é um som totalmente cru, com algumas partes pesadas e outras que te deixam doidão. Enfim, este álbum vai derreter seu cérebro, é isso. Então, coloque no repeat, você não vai perder nada mesmo.
In Utero – Nirvana
1. Serve the Servants
2. Scentless Apprentice
3. Heart-Shaped Box
4. Rape Me
5. Frances Farmer Will Have Her Revenge on Seattle
6. Dumb
7. Very Ape
8. Milk It
9. Pennyroyal Tea
10. Radio Friendly Unit Shifter
11. Tourette’s
12. All Apologies
13. Gallons of Rubbing Alcohol Flow Through the Strip
Pra início de conversa, eu não gosto do baixista do Nirvana. Não da pessoa em si, mas sim do estilo. Sei lá, não curto o baixo da banda. Enfim…
Smells Like Teen Spirit, clássico da banda, e um dos sons mais conhecidos também. Eu não sou fã de Nirvana, mas já escutei tudo da banda e posso dizer que este é uma das melhores músicas da banda. É empolgante, e se você tiver uma banda, experimente tocar, é do carái. In Bloom, outro clássico, mas vamos tentar evitar a palvra “clássico” aqui, tendo em vista que TODAS as faixas deste álbum são clássicas. Essa faixa é daquelas que obrigam você a acompanhar o vocal e a bateria, manja? Eu to fazendo isso agora, por exemplo. Come As You Are, pra você que toca violão, inesquecível. Tipo, 99% dos aprendizem aprendem a tocar pelo menos o riff dessa música. Enfim, a música é sensacional, se você não se empolgar vai pelo menos balançar a cabeça e bater com os pés no chão.
Breed tem um ritmo e um riff muito bom. É uma das minhas favoritas, e é empolgante. Mas o baixo não é legal, eu simplesmente não consigo gostar desse baixo. Sei lá, o som não me agrada. Mas a música é foda. Lithium, outra foda, começa calma e explode no refrão. Mas o YEEEEAH YEEEEEAH YEEEEEEAH no refrão não é nada original, convenhamos. E esse som poderia ser bem empolgante se não fosse esse estilo de som que o Nirvana segue, “peso sem muito peso”, não sei se vocês me entendem. Polly, no violão, é um som… interessante. Daqueles que você canta quando tá bêbado, ou coloca no repeat quando quer dormir. Territorial Pissings, dá-lhe PEDRAAADA! Mais uma das minhas favoritas, é ótima pra se ficar rouco, surdo, aleijado, essas coisas. Aqui sim eles capricharam, sem essa de “peso sem muito peso”.
Drain You é daquelas que você acorda cantando após uma noite de sexo selvagem, mas eu não estou falando de zoofilia. Tá, sem sexo selvagem, senão você acordaria quebrado e cantando Polly, então, apenas sexo. Enfim, isso tudo pra dizer que o som é empolgante, do carái, vai tomar no cu. Lounge Act não está deixando eu escrever essa resenha, é difícil não acompanhar a bateria com esse som rolando. E nem as desafinadas de Kurt me desanimam, e só agora fui lembrar de que o baterista é nada menos que Dave Grohl. Agora sim vai ser difícil não acompanhar. Aí chega Stay Away e você continua acompanhando a bateria, e o vocal também. Não dá pra ficar parado, mais um pra lista de sons empolgantes. Gritaria e chiadeira no fim, uma beleza.
On a Plain, I’M ON A PLAIN! I CAN’T COMPLAIN! – O refrão fica PRESO na mente. Esse é daqueles sons em que você decora a letra quando ouve pela segunda vez, e não é só porque a letra é fácil, mas porque é uma beleza de se acompanhar. Quando Something In The Way começa, dá sono. Sério. Orra, é uma canção de ninar. Mais pra frente a coisa melhora, mas o som é calmo do começo ao fim. Isso não é Nirvana. Mas é a faixa que encerra o melhor álbum da banda, que também é considerado por muitos o melhor álbum da história. E pra você, o que é melhor?
Nevermind – Nirvana
1. Smells Like Teen Spirit
2. In Bloom
3. Come as You Are
4. Breed
5. Lithium
6. Polly
7. Territorial Pissings
8. Drain You
9. Lounge Act
10. Stay Away
11. On a Plain
12. Something In The Way
O Festival Planeta Terra, também conhecido como “CHUUUPA, TIM!”, já disponibilizou os ingressos pro povo comprar. E, adivinha? É, vai ser caro. Mas vendo o show do concorrente, vai ser BARATO PRA CARÁI!
80 contos é o preço do primeiro lote de ingressos (confira aqui). Só isso já é o show do Devo, então você teria Lily Allen, Kasabian, Cansei de Ser Sexy, Datarock, The Rapture, Supercordas e mais SEIS nomes que eu confirmo depois DE GRAÇA.
O show será no dia 10 de Novembro. Isso mesmo, num Sábado. Você sabe quando o show vai ser bom quando ele é num SÁBADO ou numa SEXTA FEIRA À NOITE, não no DOMINGO. Quero saber quais serão as outras atrações, aí já garanto o meu ingresso. O festival já tem site, dá uma olhada: