Apesar de ter gente que não gostou do texto anterior sobre as aberturas das animações, retomo o assunto, já que faltaram algumas considerações antes de partir para outra praia.
Primor nas aberturas da Disney
Afinal, falar de aberturas de desenhos animados e não citar a Disney é a mesma coisa que falar de internet e não saber o que é o Google.
Não se sabe o porquê, mas as aberturas dos desenhos da empresa do velho Walt geralmente são bem elaboradas, às vezes sendo bem melhores que os próprios desenhos em si.
Se liga na sincronia com a música
Acredito que eles aproveitam a equipe que cria (ou criava) os números musicais nos longas-metragens, pois a qualidade e a dublagem eram impecáveis. Inclusive a brasileira.
A abertura destes desenhos não apresentava apenas os personagens, mostrava o que se esperar do desenho, com a música e a ação já preparando o espectador para o que assistir e criando uma boa expectativa.
Aliás, a dublagem brasileira era um caso à parte, sendo muitas vezes melhor que o original. Infelizmente, para nós, a qualidade vem decaindo cada vez mais.
Essa do Tico e Teco, em português era muito boa, mas a Disney daqui mandou tirar
Voltando às aberturas das animações da Disney, no caso dos antigos, era interessante o fato de seus desenhos serem com personagens clássicos (tanto personagens da TV, como os de filmes), mas em roupagens diferentes.
Como sempre, isso é assunto para outra história.
TV Quack (Quack Pack), Turma do Pateta, Tico e Teco e os Defensores da Lei, Duck Tales, Darkwing Duck e Esquadrilha Parafuso (Tale Spin) possuíam aberturas que de tão perfeitas mereciam até ir para um CD, só por conta da mistura pop/rock que compunham, além da excelente montagem das imagens.
Hoje, tanto a Disney, quanto a dublagem brasileira não vão tão bem das pernas assim. As próprias aberturas carecem de um algo mais, sendo bobas e sem-graça, passando a impressão de que falta alguma coisa e, por conseqüência, transferindo esse sentimento para o programa.
A melhor, das que passam por aí, é a de Brandy e o Senhor Bigodes e a de Kim Possible, mas não chegam nem aos pés da TV Quack, por exemplo.
Aliás, um bônus para quem nunca viu essa na Globo.
Apresentando a Warner
A Warner possuía um estilo mais “apresentação de personagens e história”, mas no mesmo estilo empolgante da Disney, só que descambando para o infantil e pastelão, sem ser chato e nem criando aquela sensação de vergonha terceirizada.
Tiny Toon é um clássico
O interessante da Warner é que antigamente ela fazia paródias com suas próprias aberturas, como ocorreu no caso de Freakazoid em relação aos Animaniacs.
Se bem que hoje em dia, ocorre isso com os Cartoon, Cartoons, mas como eles preferem ser encarados como empresas diferentes, vamos deixá-los felizes.
Tiny Toon e Pinky e Cérebro também possuíam aberturas surreais e bem divertidas, mostrando a dinâmica do desenho e preparando o espectador para boas risadas.
Abertura original de Freakazoid
Menções honrosas
Para encerrar, comentar sobre as aberturas que não eram ligadas aos grandes conglomerados, mas que também primavam pela qualidade e criativadade, como a de Doug (antes da Disney), Fantástico Mundo de Bobby e de As Aventuras de Tintim, em minha modestíssima opinião, que é o que importa, a melhor de todas.
Empolgante demais véio
Enfim, me despeço com mais uma que ninguém deve ter visto por conta da Globo.
Semana que vem estou de volta.
Mais bônus, não é abertura mas ri pracarai com isso e isso.
Numa temporada que promete não ficar na memória da maioria dos espectadores, só se for pelos diversos fracassos e baixas audiências em geral, mais uma série consegue fechar uma temporada muito boa se juntando assim a The Closer – 4ª temporada (únicas até agora, pelo menos, enquanto não termino True Blood), esta comédia, também exibida na tevê a cabo americana, no caso, canal HBO, Entourage.
Uma pena a série não ser exibida num canal mais popular por aqui (afinal quem tem HBO no seu plano de tevê por assinatura?), assim acaba sendo conhecida somente por série maniácos e curiosos do sucesso da série nestes 5 anos. Para os desinformados Entourage mostra os bastidores de Hollywood através das aventuras de Vincent Chase, ator em ascedência, e seus amigos (Eric ou E, seu empresário, Drama, seu irmão mais velho também ator mas de séries televisivas, e Turtle, motorista e faz tudo da turma) além do desbocado agente Ari Gold que defende a carreira de Vincent com unhas e dentes.
A trama da 5ª temporada desenvolveu diversos arcos, cada personagem teve seu momento: Vincent teve que arcar com o fracasso de público e crítica do seu filme Medelin, filme independente que Vincent apostou seu prestígio e dinheiro, mas acabou saindo com a imagem arranhada e sem nenhum trabalho à vista (inclusive a falta de trabalhos fez com que Vincent tivesse que aceitar fazer participação numa festa de 15 anos, hilário!); Eric monta seu próprio escritório com novos clientes e precisa ajudar Vince em seu difícil momento; Drama continua na televisão somente e precisa lhe dar com o fim do seu namoro virtual com a francesinha da temporada anterior; Turtle acaba finalmente se dando bem e arrebata o coração da atriz Jaime Lynn Sigler (a Meadow Soprano da série The Sopranos) para inveja de Drama; e Ari Gold, o melhor personagem de todos, recebe um convite tentador , assumir a direção de um estúdio cinematográfico.
Sempre retratando os bastidores da indústria cinematográfica com bastante humor, ironia e sarcasmo (claro que não deixando de lado a crueldade e artificialidade do meio), o grande destaque voltou a ser o personagem de Jeremy Piven, mais conhecido como o papa-prêmios do Emmy na categoria de ator coadjuvante em comédia, o incansável e hilariante agente Ari Gold, que sempre tem as melhores subtramas e o humor mais engraçado da série (como no 5º episodio da temporada Three Trippers, quando todos da turma, incluindo Ari, devidem fazer uma viagem para decidir se Vince deve ou não aceitar fazer o novo filme de Benji, sim aquele do cachorrinho). Enfatizo que não me surpreenderá se novamente Jeremy Piven papar os prêmios desta categoria no ano que vem.
Ari e seu secretário-capacho, Lloyd
Além de se auto-refenciar e brincar com todo os mitos do cinema, outro destaque de Entourage são as participações mais do que especiais de figuras importantes da indústria (produtores, diretores e cantores) interpretando a si mesmos ou atores ilustres fazendo participações. Nesta temporada a lista é enorme, tendo inclusive, diretores do calibre de Martin Scorsese, Gus van Sant e Frank Darabont, o manda-chuva Harvey Weinstein, os cantores Tony Bennett e o rapper Bow Wow, e os atores Seth Green, Jason Patric, Stellan Skarsgard, Carla Gugino, Beverly D’Angelo, Leighton Meester (a Blair de Gossip Girl), Jeffrey Tambor, Alan Dale (onipresente na telinha, como Charles Widmore de Lost, e o sr. Meade de Ugly Betty), Dennis Hopper, Giovanni Ribisi e Mark Walhberg (também produtor da série, inclusive, num episódio no qual o prórpio faz refererência ao fracasso do seu filme O Segredo de Charlie).
Pelo gancho a 6ª temporada promete bastante agito e conflitos para Vince e sua turma sobrevivendo ao conturbado mundo de aparências de Hollywood, sempre com bom humor.
Agora que terminei a série contando a história através dos tempos das animações, vou fazer uma análise sobre os elementos dos desenhos animados.
Nada muito longo, só para esclarecer que aquilo lá que você está assistindo possui muito mais do que trapalhadas, romances, tiradas, dramas, pancadaria, entre outros elementos.
E, para começar, nada melhor do que falar das aberturas dos desenhos.
Exemplo de abertura que cativa
Infelizmente, a rede mandatária de TV nunca passa a abertura das animações que exibe, simplesmente mostrando um “Rede Globo apresenta…”, vendo aí, o valor que a dita cuja dá aos produtos que adquire só para ganhar uns segundos de comerciais.
Voltando ao assunto, as aberturas das animações geralmente não têm a qualidade de uma de anime, por exemplo, mas, em algumas produções, não devem nada aos japoneses.
Tipo de abertura que a Globo faz bem em não mostrar
A abertura de um desenho animado é seu cartão de visitas, sua apresentação ao mundo, sendo uma idéia do que virá. Caso seja uma bosta, já perde metade de sua credibilidade (e provavelmente a audiência).
Como discutir os tipos de abertura não leva a lugar nenhum, pois vai do estilo da empresa, do tipo de desenho e do público a que se destina, vou apenas listar alguns que sempre se destacaram com aberturas inesquecíveis dividindo por produtoras mesmo.
Hanna-Barbera
As aberturas das animações da Hanna-Barbera seguiam o estilo show especial, justamente por passarem no horário nobre da TV americana.
Melhor abertura dos desenhos da HB
Por mais que digam que “Os Flintstones” era o principal desenho da HB, “Os Jetsons” tinham a melhor abertura, na minha opinião, que é o que realmente importa.
No Brasil, a que mais marcou foi a do Cavalo de Fogo, eternizada pelo SBT (emissora que exibe os desenhos em toda sua totalidade, embora não respeite ordem cronológica, exibição ou qualquer outra coisa, mas como isso vale para toda programação, então passa).
Filmation
As aberturas dos desenhos da Filmation seguiam a linha da apresentação dos personagens, o que acho mais certo, mas confesso que enche o saco ver todo dia o “Oi, eu sou Adam, príncipe de Etérnia e defensor dos segredos…”
Um porre isso, ainda mais do tanga do He-Man.
Dos desenhos produzidos pela Filmation acho que as melhores aberturas eram do BraveStarr e dos Caçadores de Fantasmas.
Fala a verdade, tirei do baú essa
Mesmo assim, tinha muito mais do mesmo, o que irritava em algumas produções.
Por enquanto só citarei esses, deixando um bônus nostálgico por aqui.
O clima nos bastidores da tevê americana não deve estar nada bom, o mês de novembro, sempre considerado um mês especial pois nele se realiza a medição oficial da audiência (junto com fevereiro e maio) para comercialização dos intervalos das séries, passou em branco com poucos eventos especiais (principalmente, em participações nos episódios, talvez com exceção de 30 Rock – Oprah Winfrey e Jennifer Aniston – e Criminal Minds – Jason “George de Seinfeld” Alexander), sinal de que a temporada está sendo considerada regular, com poucas séries expressivas em termos de audiência.
Outro motivo que sugere esta crise é a forte campanha de alguns canais (Fox e ABC) para o retorno, antecipado, do midseason já em janeiro. A Fox, normalmente, mexe em sua grade nesta época pois é quando estréia seu programa de maior audiência, American Idol, assim seus programas mudaram de horários e dia em virtude da entrada do show no horário nobre, com isto Prison Break fica temporariamente fora do ar, até meados de abril ou maio, acredito eu, quando deve retomar sua 4ª temporada e, por ser melhor devido ao desgate da trama, encerrar sua história definitivamente. A Fox estréia neste mês Dollhouse, Lie to Me e a nova temporada de 24 Horas.
Já a ABC tá num desespero sem limites, acaba de cancelar 3 séries de uma só vez (Pushing Daisies, Dirty Sexy Money e Eli Stone), e aproveita o retorno de Lost para mexer em sua grade, estreiam as novas temporadas de Scrubs e According to Jim e o reality The Bachelor neste midseason.
O canal NBC, ainda gerenciando a crise Heroes, e o fracasso de suas séries estreantes (Knight Rider, Crusoe e My Own Worst Enemy) ainda tem como “trunfos” para o midseason: The Philanthropist , mesmo anunciado não sei se vinga pois ainda está sem protagonista definido, a série gira em torno de um rebelde milionário, que após a morte do filho, passa a usar seu poder e dinheiro para ajudar pessoas necessitadas; Merlin, já conhecido na internet, vai contar a história de como o mago Merlin e o rei Arthur se tornaram lendas. Anthony Head (Buffy, A Caça-Vampiros) está no elenco da série, formado por atores britânicos. O motivo: é uma co-produção da rede BBC; e Kings, o canal promete mostrar uma fábula moderna baseada na história bílbica de Davi versus Golias. Christopher Egan (Eragon) e Ian McShane (Deadwood) estão no elenco deste projeto de Michael Green (Heroes). O piloto terá direção e também produção de Francis Lawrence (Eu Sou a Lenda). Além destes está prometido o retorno de Medium e alguns outros realitys shows porcarias, marca do canal.
O canal FX, o americano, traz o retorno da 5ª temporada de Nip/Tuck que ficou inacabado devido a greve dos roteiristas, mas, a grande expectativa é pelo retorno de Damages, sem sombra de dúvida a melhor série estreante da temporada 2007/2008, com grande elenco Glenn Close, Rose Byrne e a entrada de nomes como William Hurt, Tymothy Olyphant (de Hitman) e Marcia Gay Hardem (do recente O Nevoeiro).
Muitos podem alegar preguiça, mas essa é a coluna que, praticamente, encerra a saga histórica dos desenhos animados.
– Mas bolinha Bonilha, como assim? Nas outras levou umas três semanas para terminar, por que nos anos 2000 você só irá fazer uma?
A resposta é simples, pequenos gafanhotos. Até agora, nos anos 2000, não teve nenhuma inovação em matéria de desenhos animados. Só mais do mesmo. Embora a criatividade continue a mesma.
– COMO OUSA DIZER ISSO? (coloque tom ameaçador, como se tivesse falado mal de Linux, Senna, Apple ou Beatles).
Nas outras décadas sempre havia alguma inovação ou novidade para a área de animação. Por incrível que pareça, justamente nos anos 2000, que representa o novo século/milênio, não apareceu nada de novo até hoje.
Engraçadinho… e só
O mais perto que o novo milênio mostrou de novidades foram desenhos em 3D (representados por Beast Wars e Max Steel) e desenhos em Flash (Mucha Lucha e Happy Tree Friends) e nacionais (Fudêncio e Megaliga de VJs).
Mesmo assim, essas animações só foram novidades de momento, pois não são e nem devem ser alçadas ao posto de clássicos de tão ruins ou razoáveis que são.
Quanto aos outros, continuou a mesma coisa, com uma variação aqui ou ali.
Acredito que a culpa seja a popularização da TV por assinatura. Como disse na coluna anterior, o único canal, no final dos anos 90, totalmente dedicado às animações, era o Cartoon Network, já, nesta década, além do Cartoon, há o Disney Channel, Discovery Kids, Nickelodeom, Jetix e Boomerang.
Ou seja, muito canal, para pouca novidade.
Mas vamos destrinchar com o que mais marcou de cada um.
Em time que está ganhando…
O Cartoon apostou na mesma fórmula – de sucesso – que o consagrou na década passada, com animações próprias e idéias para lá de bizarras em alguns de seus desenhos.
Até a morte toma banho para levar as almas sujas deste mundo
Guerras Clônicas (George teve inveja de Steve?), Samurai Jack, A Turma do Bairro (KND), Mucha Lucha, Ben 10 e As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy são os principais desenhos lançados pelo canal. O último, na minha opinião, é o melhor de todos, mas, o que faz mais sucesso é o penúltimo.
Cartoon também reviveu as aventuras de Scooby-Doo – com dois desenhos, um com traço bem estranho – e Tom & Jerry, mesmo assim, prefiram os originais.
Nicktoons
O Canal Nickelodeon (nome chato para escrever) pode-se dizer que foi o melhor que surgiu nesta década.
Além da produção própria (assim como o Cartoon), também faz desenhos para outros canais, principalmente para o Discovery Kids.
Juro, me mijo de rir com esse desenho
As principais produções do canal são Bob Esponja, Os Padrinhos Mágicos, Jimmy Neutron, Danny Phantom e Avatar (dizem que não é Anime, sei…). Neste caso, os dois primeiros são os que fazem mais sucesso, com preferência pelo segundo como mais engraçado (sim, enjoei de Bob Esponja).
Se você tem cérebro de três anos, você gosta disso
Dos desenhos, digamos, mais infantis, que são exibidos pelo Discovery Kids, destaque para Dora, a Exploradora, Bob, o Construtor, Roary, o Carrinho de Corrida e, o sucesso do momento, os Backyardigans (copiei e colei). Que para crianças é maravilhoso, mas, no meu caso, não agüento três minutos.
Infantil demais para adolescentes…
… e adulto demais para as crianças. Assim são os desenhos produzidos pela Disney hoje.
Mesmo dividindo suas produções entre seu canal homônimo e o Jetix (ex-Fox) seus desenhos não são tão empolgantes assim.
Tão bom que nem parece Disney
Kim Possible, Jake Long, Os Substitutos e George, o Rei da Floresta são bem fraquinhos, com um destaque maior para Brandy e o Senhor Bigodes, Lilo & Stitch e Yin, Yang e Yo, que é o mais engraçadinho entre todos.
Mesmo assim, para o padrão Disney, se esperava mais.
Resto dos outros
Para variar, faço uma menção honrosa aos que não se encaixam nos padrões acima, como As Aventuras de Jackie Chan, Chaves, Três Espiãs Demais (horrível esse título, mas desenho muito bom), Os Oblongs, American Dad, Drawn Together e X-Men Evolution.
Manuela, Sandrine e Camila, nossas revisoras como Três Espiãs
Assim encerro essa série contando em poucas palavras – e semanas – a evolução da animação.
Para as próximas colunas, ainda vou ver o que farei, mas já tenho umas idéias na cabeça.
Agora é ver o que o futuro das animações nos reserva.
Em alguma coluna passada, eu havia comentado que não existia mais séries com temáticas similares ao inesquecível Arquivo X (1993-2002). No entanto, nesta temporada, duas séries se apresentam com temas bastante familiares para os excers, Eleventh Hour e Fringe.
Ambas séries pertencem, por nossas bandas, ao canal Warner. Inclusive Eleventh Hour já está em exibição pelo canal às segundas no horário de 22h, enquanto Fringe ficou para o ano que vem.
Ambas trabalham, principalmente, com o lado científico que Arquivo X mostrava em suas investigações semanais, pelo menos por enquanto, não há menção de eventos sobrenaturais e, muito menos, de extraterrestres. A maior diferença até aqui entre as séries é que Elenveth Hour não evoluiu sua trama além do formato caso da semana enquanto, Fringe, mesmo um pouco abaixo do esperado, já ilustrou em seus episódios a possibilidade de uma grande conspiração e, a princípio, corporativa e não governamental.
Eleventh Hour é a nova produção de Jerry Brukheimer, responsável por CSI e Cold Case. Não se trata de uma série criada por ele, mas de uma versão americana de uma produção inglesa de 2006 (de fracasso retumbante), exibida pelo canal ITV e estrelada por Patrick Stewart, de “Jornada nas Estrelas: A Nova Geração”. Eleventh Hour, no entanto, é uma série complicada de se assitir, não pelas questões abordadas nos episódios (como, por exemplo, criogenia, manipulação de vírus e agrotóxicos), mas pela qualidade e ritmo da série. Até o momento, a dupla formada pelos atores Rufus Sewell e Marley Shelton, é de uma infelicidade ímpar, principalmente, por Marley. A agente do FBI, Rachel Young, não tem função na trama, além de servir de babá para o biofísico Jacob Hood, falta um aprofundamento de ambos personagens.
Com dois problemas graves dentro de uma série (elenco e roteiros) fica difícil indicar a Eleventh Hour para alguém, no máximo, dá pra comentar e quem tiver interesse ou curiosidade, dê uma espiada. Você pode se perguntar então porque eu ainda assisto a série, e eu, no máximo, posso responder curiosidade quanto às questões cientifícas mostradas em cada episódio, mas sem maior vínculo ou expectativa.
Quanto à Fringe ocorre o oposto, mesmo ainda não tendo estourado, pelo menos em audiência, Fringe já conseguiu ultrapassar as barreiras da televisão (especialidade de seu criador J. J. Abrahms, de Lost), com discussões na internet sobre detalhes da cada episódio. Não esqueçam que Fringe mesmo tendo casos isoldados a cada episódio possui uma grande conspiração sendo construída, chamada de Padrão. Um dos grandes destaques para mim são as aberturas dos episódios, não lembro de ter observado isto em outra série, as sequências são alucinantes e muito tensas, fantásticas mesmo.
No entanto, Fringe, tem um grande problema em suas mãos, a protagonista Anna Torv, não possuiu muito carisma e nem mesmo talento para encarnar a agente Olivia Dunham, a atriz não consegue escapar muito da meia dúzia de caras e bocas que tem. Isto sem contar com o sorrisinho sempre sarcástico de Joshua “Pacey” Jackson, menos mal, que os veteranos Lance Reddick (de Lost) e John Noble (O Senhor dos Anéis) carregam o elenco menos qualificado nas costas.
Depois de falar sobre os desenhos que não deixaram saudades da década de 90, chegou a hora de falar sobre aqueles que marcaram a época, seja pela criatividade, ousadia ou pela irreverência.
Ainda dividindo por temas, para vocês não se perderem.
Desenhos adultos
Não punheteiros, não são desenhos eróticos ou da famosa série “Histórias que as babás não contam”. São animações com temática adulta e que tratam de temas que não são pertinentes às crianças, com um humor mais ácido, negro e político, com muita insinuação sexual e violência. Pode parecer brincadeira, mas são esses desenhos remetem ao início da história da animação, quando os desenhos só eram direcionados aos adultos.
Beavis e Butthead faziam a MTV valer a pena
Neste tema, podemos encaixar Os Simpsons (que é de 89, mas estourou na década de 90 e que está mais infantil hoje), Ren & Stimpy, Beavis and Butt-Head, South Park, King of the Hill (O Rei do Pedaço), Futurama, Mission Hill, Family Guy (Uma Família da Pesada), Aeon Flux, entre tantos outros.
South Park é um dos desenhos mais polêmicos de todos os tempos
Alguns destes desenhos passam até hoje, inclusive com episódios inéditos (como Os Simpsons e Family Guy) ou repetindo à exaustão (o que rola com Ren & Stimpy e King of the Hill).
Fuuuuuuu…são!
Com a popularização dos canais por assinatura, surgiu um canal específico de desenhos animados, o Cartoon Network, do grupo Turner Broadcasting System (também dono da TNT). Logo no início da década de 90, o grupo Turner também adquiriu a Hanna-Barbera, que já estava para quebrar e foi salva por essa aquisição.
Até mais ou menos a metade da década de 90, o Cartoon Network exibia os clássicos da Hanna-Barbera, Warner Bros e também da MGM até um novo negócio mudar tudo no mundo da animação, de novo.
Depois de He-Man, Atillah agora ataca de Johnny Bravo
Em 1996, a Time Warner adquiriu o grupo Turner, criando um dos maiores conglomerado de comunicação do mundo. Neste balaio, acabou nascendo o Warner Cartoon Network Hanna-Barbera Studios, gerando muitas críticas por conta da fusão de dois dos maiores rivais em animações: Hanna-Barbera e Warner Bros.
Como a vida continua e os alto-executivos dos estúdios não estavam nem aí para críticas – apenas para a grana no bolso – logo trataram de inovar e buscar mais gente competente para tocar novos projetos, o que resultou na mudança das críticas e em clássicos instantâneos.
Cartoon Cartoons
Para inovar, a Timer Warner resolveu mexer no comando da Hanna-Barbera Productions, exigindo novas animações e conteúdo exclusivo para o canal Cartoon Network.
Huguinho, Zezinho… quer dizer… Docinho, Florzinha e Lindinha
Como o patrão é quem manda e ele tinha pressa, obedece quem tem juízo. Não demorou muito e surgiram O Laboratório de Dexter e A Vaca e o Frango, em 96. No ano seguinte estreou Johnny Bravo e Eu sou o Máximo. Em 1998 nasceram As Meninas Superpoderosas e Du, Dudu e Edu. Para encerrar, em 99, surgiram Coragem, o Cão Covarde e Mike, Lu e Og.
Quem criou a história de A Vaca e o Frango usou substâncias alucinógenas, era muito insano
Todos estes desenhos viraram sucessos de crítica, sendo alçados à condição de clássicos, tamanha sua importância para a animação.
Warner apela
Para demonstrar que, apesar de viverem sob o mesmo teto, ainda eram rivais, o grupo responsável pelo setor de animações da Warner Bros contra-atacou seus colegas da Hanna-Barbera.
Primeiro contrataram ninguém mais, ninguém menos que Steven Spielberg para auxiliá-los na produção de alguns desenhos, mostrando que responderiam à altura os sucessos da HB.
Esse desenho mostrou como se faz uma versão infantilizada do original, também, com Spielberg…
Em seguida, já com o aval do criador de Tubarão, lançaram Tiny Toon, uma clara provocação aos fracassados desenhos infantis da ex-concorrente. Ao contrário dos Flintstones nos Anos Dourados ou o Pequeno Scooby-Doo, a versão infantilizada de Pernalonga e seus amigos era totalmente independente, tanto que Perninha e sua turma tinham aulas de como ser um desenho com seus ídolos na Looniversidade ACME.
Nem preciso dizer que foi sucesso na hora.
Pizurk e Théo pensando em dominar o mundo
Logo depois vieram Animaniacs (um pouco mais fraco), Pinky e Cérebro (insano de tão bom) e, de novo sob o aval de Spielberg, Freakazoid.
Isso mostra que com criatividade, paixão pelo que faz e dinheiro, mas muito dinheiro, é possível fazer animações originais sem subestimar a inteligência do telespectador.
Como sempre relembro, mais para o futuro farei textos exclusivos para alguns destes desenhos que acabei de citar
Em meio às inúmeras séries que acompanho, por meios alternativos (diga-se de passagem), tem uma série em especial que espero para acompanhar durante sua exibição na tevê a cabo, Law & Order – SVU, ou também conhecida como, Lei & Ordem – Unidade de Vítimas Especiais. Ela retorna, para sua 10ª temporada, nesta terça-feira às 23hs no Universal Channel. Aproveitando, durante a semana no canal Universal Channel também estreiam as novas temporadas do imperdível House, quinta às 23hs., e da cambaleante Heroes, sexta às 21hs., parabéns ao canal pelo pequeno hiato (menos de 2 meses) entre a exibição americana e a nossa!
L&O – SVU pertence à franquia de séries Law & Order (já foram criadas 5 séries, mas SVU é quem detém a melhor audiência entre elas atualmente. Narrando a vida e os crimes do grupo de elite da Unidade de Vitimas Especiais do Departamento de Policia de Nova Iorque. O drama segue o detetive Elliot Stabler, um veterano da unidade que já viu de tudo, e sua parceira, Olivia Benson, cujo passado difícil é a razão para ela ter se juntando a unidade. Eles investigam os crimes sexuais que são considerados especialmente hediondos no sistema de justiça criminal americano.
Como não tem a fórmula de novelinha (como em Lost e Grey’s Anatomy), SVU é uma série fácil de se acompanhar, você não vicia nela, no entanto, é impossível começar assistir um episódio (mesmo sendo reprise) e e não terminá-lo “preso no sofá”, méritos do elenco e dos ótimos roteiros. É impressionante a dramaticidade das histórias, a tensão das cenas e as reviravoltas dos eventos no decorrer do episódio. Tanto que quem é fã já sabe que um acontecimento “simples” inicialmente, acaba por se desenrolar em uma trama bem mais complexa e eletrizante, envolvendo até vitimas já investigadas pelos detetives.
Os casos investigados pelos detetives envolvem, na maioria das vezes, estupros, casos de pedofilia, pessoas com disturbios psicológicos e outros casos bem barra-pesada. Mas, ao contrário, da franquia original (a eterna Law & Order, já em sua 19ª temporada), SVU dá mais espaço para os conflitos dos protagonistas: temos desde os problemas com a familia de Elliot até sua dificuldade em controlar seu gênio, e Olivia com o passado envolvendo sua mãe alcóolatra até seu recente caso onde foi estuprada (um episódio de gelar a espinha!).
Outro destaque de série é a facilidade em atrair participações mais do que especiais em seus episódios, na ultima temporada nomes como Cynthia Nixon (Sex and the City), Robin Williams (na comemoração do 200º episódio da série) e Bill Pullman (Independence Day), estiveram nos créditos da série, já para esta decima temporada já garatiram presença: Luke Perry (Barrados no Baile e recentemente, em Criminal Minds), Teri Polo (Entrando numa Fria) e a excelente veterana Ellen Burstyn (Requiem para um Sonho, interpretando a mão do detetive Elliot.
cena de Trials
O primeiro episódio desta 10ª temporada tem como convidado especial, além do ator Luke Perry, Sara Gilbert, de The Big Bang Theory. Os títulos dos primeiros episódios são: “Trials”, “Confession”, “Stranger”, “Quicksand”, “Neighbourwatch”, “Wheels” e “Right Words”.
Parece que foi ontem que estava em Guarujá sem internet, telefone, sol, comida e bebida e quase não entreguei a coluna.
De volta à civilização, continuarei com os estilos de animações que dominaram a década de 90.
Vídeo-desenho-games
São os desenhos que se inspiraram em sucessos de games famosos. Sendo, muitas vezes, uma porcaria total.
Aqui entra Sonic, Super Mario World e Mortal Kombat, ambos não muito legais e muitas vezes sem graça nenhuma.
Tem que estudar para ganhar diploma
Um pouco melhor, pelo menos nesse aspecto, foi Street Fighter, embora fosse fraquinho, se comparado ao anime, que fez muito sucesso quando passou também no SBT.
Aliás, essa série do Street Fighter poderia ser enquadrada na categoria abaixo, pois foi baseada no filme do Van Damme, mas vou levar em consideração a mídia original.
Caso raro em que a Globo cortou o título
A melhor de todas, por incrível que pareça, era Carmen Sandiego, um desenho onde uma dupla de detetives, junto com um supercomputador, tinham que encontrar a tal ladra do título.
O jogo, feito para computador e sucesso nos EUA na década de 80, não era conhecido por aqui, mas o desenho fez um baita sucesso, embora também não fosse grande coisa.
O filme é legal, então vamos fazer um desenho para faturar mais?
Mesmo comentário que fiz em relação aos desenhos inspirados em games, com a diferença que os baseados em filmes foram um pouco melhorzinhos.
Aqui dá para citar Ace Ventura, Godzilla, James Bond Jr (???), O Máskara (embora tenha saído em gibi primeiro, mas estourando na telona) e, o meu predileto, De Volta para o Futuro que contava claramente a história depois dos filmes.
Por que será que isso não deu certo?
Havia um outro, inspirado em Esqueceram de Mim, em que um garoto com a cara de Macaulay Culkin realizava desejos batendo em um luva de beisebol, mas não lembro o nome e nem encontrei em pesquisas por aí.
Enfim, nem precisam procurar, pois era uma merda também.
Desenhos inspirados em… desenhos!
A Disney sempre teve uma mania caça-níquéis, se um longa metragem fazia sucesso, logo, pimba, lançava sua continuação diretamente para o mercado de vídeo, muitas vezes enrolando o consumidor, já que geralmente não era uma continuação, e sim, uma espécie de episódio zero, contando a origem dos personagens.
Mas, na década de 90, vendo o potencial de suas animações, a empresa do Tio Patinhas resolveu faturar bem mais em cima daquela geração que engole de tudo, lançando várias animações baseadas em seus longas, muitas vezes com os protagonistas dos desenhos sendo personagens relevantes nos longas.
Se fosse só com o Linguado ou o Sebastião talvez desse certo
Nesse balaio entra Timão e Pumba (de Rei Leão), A Pequena Sereia, Peter Pan e 101 Dálmatas.
Destes, o melhor era Timão e Pumba, que passa até hoje na TV, pois o restante era aquela velha história de repetição do próprio original, sempre com a liçãozinha Disney de moral no final.
Uma perda de tempo, praticamente.
Enfim, acho que meu mau-humor afetou a coluna, embora ache que era tudo uma porcaria mesmo.
Que se lasque, semana que vem retorno com a parte final dos desenhos da década de 90.
Nesta semana os canais Warner e Sony estreiam sua nova grade de séries, com muito menos séries do que o habitual. Alguns retornos e poucas estréias, a grande maioria retorna somente em 2009. Depois não sabem o porquê dos torrents e downloads!
Warner
Com mais estréias e melhores séries do que sua principal concorrente, o canal Warner retorna com novas temporadas de Cold Case (segunda às 21h), The Big bang Theory (terça às 20h), Two and a Half Men (terça às 20:30h), Smallvile (terça às 21h), Terminator: The Sarah Connor Chronicles (terça às 22h) e Gossip Girl (quarta às 21h). Imperdível o retorno da hilária 2ª temporada de TBBT. Abaixo as estréias da Warner:
**Eleventh Hour (segunda às 22h): Do mega produtor de cinema e de séries, Jerry Bruckheimer (da trilogia Piratas do Caribe e da franquia CSI, entre outros) e baseada numa série britânica (protagonizada por Patrick Stewart, o professor Xavier de X-Men), a série é centrada no Dr. Jacob Hood (Rufus Sewell, de filmes como Coração de Cavaleiro), um biofísico brilhante e conselheiro científico do governo americano. Chamado nas horas mais críticas, ele representa a última tentativa de defesa contra aqueles que usam a ciência para fins abomináveis, investigando crises científicas e acontecimentos estranhos — desde clonagem até criogenia. E para proteger Hood dos perigos está a agente especial do FBI Rachel Young (Marley Shelton, Sin City). Abordando temas científicos, falta a Eleventh Hour um melhor estudo de personagens (tudo soa muito frio). Até o 5º episódio não sabemos quem é seu protagonista (Hood), o porquê de sua escolha pelo FBI… apesar do trabalho ok de Rufus, sua parceira é muito caricatural, falta espontaneidade à personagem e à atriz.
Até aqui o que tem me feito acompanhar a série com certeza foram os temas de cada caso da semana. A série, infelizmente, só se propôs a isto por enquanto. A título de comparação, a série também estreante, Fringe, que tem temas parecidos, já é mais viciante e melhor arquitetada como um plano a longo prazo.
**Flashpoint (quinta às 22h): Talvez a melhor estréia deste mês, um pouco à frente de The Mentalist. O drama mostra a jornada emocional de um grupo de policiais de Toronto, no Canadá, que arriscam suas vidas numa força especial de emergência. Esta unidade resgata reféns, prende criminosos, desarma bombas, escala prédios e negocia com suicidas. Membros de uma equipe de alto nível, eles também são treinados para negociar, traçar o perfil dos criminosos e entrar na mente dos suspeitos para solucionar rapidamente as situações mais complicadas e salvar vidas. No elenco estão Enrico Colantoni (“Veronica Mars”), como o sargento da equipe e principal negociador, e Amy Jo Johnson (“Felicity”), como uma franco atiradora. Produzida pelo canal canadense CTV, “Flaspoint” recentemente foi exibida nos EUA pela CBS e já garantiu sua renovação.
O que é imperdível na série, que a diferencia dos demais dramas policiais, são: os personagens, todos em sua totalidade têm, em algum momento desta 1ª temporada, destaque em algum episódio; a trilha sempre bem sacada; o lado dos criminosos, o roteiro da série procura sempre, o que até pode ser um defeito no futuro, ilustrar que nem todos os criminosos ou envolvidos nos casos são pessoas ruins buscando vantagem em algo, mas pessoas desesperadas por algum motivo. Tentam retratar um lado humano pouco usual nas séries. Vale com certeza uma espiada, não percam!
**The Mentalist (quinta às 21h): Também vale uma conferida, é o maior sucesso entre as estréias desta temporada, mas também a concorrência está baixa. Mais detalhes aqui
**Privileged (quarta às 22h): Voltada mais para o público teen, portanto não acompanhei, nem pretendo fazê-lo. Na trama, Megan Smith (JoAnna Garcia, Reba) está em um péssimo dia. Seu apartamento em Nova York pegou fogo e ela acaba de ser demitida de seu emprego num tablóide. As coisas começam a melhorar quando ela tem a oportunidade de trabalhar em Palm Beach, para a magnata dos cosméticos Laurel Limoges (Anne Archer, Ghost Whisperer), como tutora das netas gêmeas adolescentes dela, Rose (Lucy Kate Hale, Bionic Woman) e Sage (Ashley Newbrough, The Best Years). Em troca de ela conseguir com que as garotas entrem para a Universidade Duke, Megan terá a oportunidade de viver entre os ricos e famosos. Mas se mudar para a Flórida também significa retornar para casa, o que inclui reencontrar sua irmã, Lily (Kristina Apgar, Terminator: The Sarah Connor Chronicles), com quem ela não fala há anos, e seu melhor amigo de infância, Charlie (Michael Cassidy, Hidden Palms, Smallville), que talvez esteja secretamente apaixonado por ela.
Para o midseason (a partir de fevereiro de 2009), o canal Warner promete, um pouco tardia, diga-se de passagem, as estréias de Fringe, Knight Rider, Randy Jackson Presents: America’s Best Dance Crew e Trust Me, e os retornos de Californication, Chuck, ER, Pushing Daisies, Supernatural, The Bachelor, The Bachelorete, The L Word, The New Adventures of Old Christine e Without a Trace.
Sony
O Sony decepciona deixando de lado suas melhores séries, além de estar uma temporada atrasada com algumas séries, como, por exemplo, Ugly Betty. Retornam nesta semana, 10 Items or Less (terça às 00h30h), Ugly Betty (quinta às 20h), The Game (sexta às 20h), Everybody Hates Chris (sexta às 20h30h) e Til Death (sexta às 21h). Pouca coisa para o principal canal de séries, que a partir deste mês também começa a exibir filmes em seu horário nobre. Abaixo as 2 estréias:
**Private Practice (segunda às 21h): Lembrete: O Sony começa a exibir a série com um ano de atraso, espero que pelo menos exibam uma temporada ligada na outra, pois a 1ª temporada teve somente 9 episódios devido à greve dos roteiristas. Para os fãs de Dra. Addison, ela está de volta, mais linda do que nunca, numa série só sua, numa nova cidade. Para os que acompanham Grey’s Anatomy, o cenário já foi apresentado. O que posso dizer é que a série é inferior a Grey’s (mas muito melhor do que naquele episódio dentro de Grey’s), principalmente pela exagerada infantilização dos personagens, já mais maduros. No entanto, alguns episódios apresentam casos clínicos interessantíssimos e bastante dramáticos.
Em linhas gerais, Private Practice irá contar a história de Addison Forbes Montgomery, uma renomada cirurgiã neonatal que larga um cargo de chefia no Seattle Grace Hospital para trabalhar em uma pequena clínica particular em Santa Monica. Ao lado de seus antigos colegas de faculdade, proprietários da clínica Oceanside Wellness Center, Addison irá reconstruir sua história longe das regalias e dos romances frustrados do Grace Hospital.
**90210 (quarta às 21h): batendo de frente com Gossip Girl no horário, a série irá alegrar alguns corações nostálgicos dos trintões que acompanhavam Barrados no Baile na Globo, pena que a série não consiga emplacar uma identidade própria, vivendo de momentos ora nostálgicos (com o retorno de personagens antigos como Kelly e Brenda), ora clichês do gênero, adolescentes clichês ambulantes (já notaram que os “adolescentes” parecem ter mais de 25 anos). Já tive meu momento nostalgia e larguei a série, é muito banal e fraca, pena não aproveitar melhor seus coadjuvantes veteranos, como a excelente atriz Jessica Walter.
A série é centrada em Annie Wilson (Shenae Grimes, Degrassi: The Next Generation) e em seu irmão, Dixon (Tristan Wilds, The Wire), e o primeiro dia deles na escola West Beverly Hills não deixa dúvidas de que eles não estão mais no Kansas. A família Wilson — incluindo o pai, Harry (Rob Estes, Melrose Place), e a mãe, Debbie (Lori Loughlin, Summerland) — se mudou para Beverly Hills para cuidar da mãe de Harry, Tabitha (Jessica Walter, Arrested Development), uma ex-estrela da tv. A escola é um grande choque cultural para Annie, uma garota doce e amigável com uma paixão pelo teatro, e Dixon, um atleta em ascensão e um jovem estudioso que foi adotado pelos Wilson. Annie e Dixon são irmãos muito próximos, e o relacionamento deles irá ajudá-los a lidar com seus novos amigos e colegas de classe, incluindo Naomi (AnnaLynne McCord, Nip/Tuck), uma bela, rica e mimada garota; Ethan (Dustin Milligan, Runaway), um atleta popular cujas habilidades rivalizam com as de Dixon; Navid (Michael Steger), um aspirante à jornalista que comanda o jornal da escola; e Silver (Jessica Stroup, Reaper), uma jovem rebelde que produz e estrela uma série de vídeos na internet. Até mesmo o corpo docente aparenta ser descolado e sofisticado na West Beverly Hills, como o divertido e inteligente professor Ryan Matthews (Ryan Eggold, Dirt) e a bela orientadora Kelly Taylor (Jennie Garth, Beverly Hills, 90210).
Para o midseason que mais parece a temporada oficial de estréias, normalmente a partir de fevereiro, cruzem os dedos, retornam 30 Rock, According to Jim, American Idol, Breaking Bad, Desperate Housewives, Eli Stone, Friday Night Lights, Ghost Whisperer, Grey’s Anatomy, Medium, Rules of Engagement, Saturday Night Live e The Best Years. Já estão também programadas as estréias de três sitcoms, Gary Unmarried, Kath & Kim e Worst Week.