Matt Groening ou Seth MacFarlane? Parte II
Continuando a série sobre quem é melhor – Matt Groening ou Seth MacFarlane – para efeito de comparação (se é que dá para comparar os dois estilos) vou colocar frente a frente (tem hífem isso?) as obras de ambos.
Irei analisar personagem por personagem, de acordo com a relevância de cada um, e no final, com dados e detalhes ordenados e escolhidos exclusivamente por mim, darei meu veredicto.
Começando por Futurama x American Dad.
Futurama estreou nos Estados Unidos em março de 1999, sendo aclamada pela audiência e crítica especializada.
Na realidade, o povo queria saber se Groening tinha bala na agulha, afinal eram 10 anos vivendo de Os Simpsons e, claro, a turma já alfinetava falando que o velho Matt viveria apenas com seu sucesso único.
Confesso que Matt deveria cagar e andar para a crítica, já que Os Simpsons, ao contrário de hoje, ainda era o que tinha de melhor na época, mesmo enfrentando as concorrências de South Park e Beavis & Butt-head.
Mesmo assim Groening foi lá e surpreendeu a todos – com a parceria de David X. Cohen – com a saga de Fry, um entregador de pizza de Nova York que acaba congelado e acorda mil anos no futuro, na cidade de Nova Nova York.
American Dad
Apesar de aparentemente não ter nada a ver com Futurama, American Dad possui alguns elementos semelhantes à saga de Fry.
Mas só fica nisso, em alguns elementos.
Como surgiu apenas em 2005, nunca teve um embate direto com a série rival retratada nesta coluna – e nem tem como, já que eram do mesmo canal.
American Dad conta a história do agente especial da CIA, Stan Smith, e do cotidiano de sua família.
Bem simples, não fosse o fato de Stan viver a paranóia do alerta ao combate contra o terrorismo e viver, além de sua família, com Roger, um alienígena resgatado da Area 54, e Klaus, um peixe falante – em dois idiomas – descartado pela mesma CIA após uma experiência mal-sucedida.
O embate
Vou ser direto.
Temporadas:
American Dad: Firme e forte, está na quinta temporada.
Futurama: Foi cancelada em 2003 depois de quatro temporadas, recentemente foi anunciado que voltará a ser produzida. Nesse tempo, foram criados alguns longas-metragens.
Como American Dad ainda não teve ameaça de cancelamento, ponto para a turma de Stan.
Prêmios:
Futurama fácil, já que conquistou 5 Emmy Awards em seu curto período de exibição.
Enredo:
Por mais que me empolgue com American Dad, confesso que Futurama é bem mais elaborado, com várias sátiras ao mundo da ficção científica e com um universo próprio criado de fazer inveja a qualquer George Lucas (que copiou tudo da Bíblia e de Tolkien – lá vem para cabeça).
Personagens:
Aqui considero um empate, já que o universo de personagens de ambas as séries são bem interesses, caricatos, carismáticos e engraçados demais.
Interessante notar que justamente os protagonistas – Stan e Fry – são os menos engraçados da turma.
Resultado Final:
Futurama, claro.
American Dad está na moda, mas a saga de Fry, Lella, Bender e companhia é muito mais interessante, complexo e engraçado que o cotidiano da família Smith.
Semana que vem, Family Guy x Os Simpsons.
Difícil.
Leia mais em: Americand Dan, Futurama, Matt Groening, Seth MacFarlane