Matt Groening ou Seth MacFarlane? Parte III
Até pensei em fazer uma coluna em homenagem ao criador do moonwalk, mas como o assunto Michael Jaclkson já deu no saco, resolvi retomar a série de quem é melhor, se Matt Groening ou Seth MacFarlane.
E retomo com um duelo para lá de complicado e que, provavelmente, irei me contradizer: Os Simpsons x Family Guy (vulgo Uma Família da Pesada).
Como sou muito suspeito para falar, já que sou apaixonado por ambas e acredito que as duas séries, apesar de algumas semelhanças, não são nada parecidas e nem destinadas ao mesmo público, irei avaliar personagem por personagem.
Começando pelas duas MILFs dos seriados:
Marjorie ‘Marge’ Bouvier Simpson x Lois Pewterschmidt Griffin
Ambas são casadas com um idiota, possuem três filhos, tiveram uma boa educação, vieram de ótima família e largaram tudo para viver com o – que acreditam – ser seu grande amor.
Dedicam-se, acima de tudo, à família e fazem de tudo, mas tudo mesmo, para que tudo dê certo com ela.
As semelhanças param por aí.
Marge é a voz da serenidade da família Simpson, mesmo com tudo dando errado, seu marido fazendo uma cagada atrás da outra, ou jogando tudo para o alto (muitas vezes com a família incluída), ela sempre apóia o marido e tenta fazer de tudo para dividir suas atenções entre os três filhos.
Apesar de já ter sido presa, alcoólatra e viciada em jogo, e na cama se mostrar bem safada – inclusive, ela dorme pelada – Marge é bem tranquila e é o estereótipo da dona-de-casa americana.
Já Lois…
A matriarca da família Griffin, ao contrário da ‘vizinha’ Bouvier, não dá tanta atenção aos filhos, principalmente à filha Meg – se bem que essa ninguém dá muita atenção mesmo. Apesar de ser serena, também se envolve em muitas encrencas, como já ter sido cleptomaníaca, prefeita corrupta de Quahog e se envolvido em muitas encrencas estudantis.
Na juventude se envolveu com alguns artistas, como Gene Simmons, do Kiss. Também já ficou com o ex-presidente Bill Clinton.
Quando Peter sumiu, após tentar a vida como pescador, casou com o cão da família, Brian, mas não teve relações com ele, por pouco.
Possui um relacionamento aparentemente dócil com os filhos, menos com Meg, como já foi dito. Interessante notar o carinho que tem por Stewie, apesar deste querer matá-la.
Na cama é a mulher perfeita, já que faz tudo, e mais um pouco, com o marido, inclusive práticas sadomasoquistas.
Ou seja, Lois ganha fácil da Marge.
Brian Griffin x Ajudante de Papai Noel
Ajudante de Papai Noel deveria ser mais um reles coadjuvante da Família Simpson, mas sua importância se deve ao fato de ter sido o principal motivo do lançamento de Os Simpsons ao mundo, já que participou do episódio de estreia “O Prêmio de Natal”.
Mesmo sendo um Homer de quatro patas, Ajudante de Papai Noel já foi um excelente cão policial, inclusive abandonando a família para viver com Lou, o policial.
Felizmente, seu amor por Bart foi maior e o simpático cãozinho voltou para os braços da família de Homer.
Brian Griffin
Brian é o personagem mais inteligente do seriado. E, sendo um cachorro, faz bem o seu papel de cão da família, já que é o melhor amigo de Peter, possui um bom contato com Stewie e nutre uma paixão discreta por Lois.
Já foi viciado em cocaína e, às vezes, exagera na bebida.
Junto com Stewie faz as melhores tiradas de Family Guy.
Seu único problema é não se dar muito bem com as mulheres, já que é bem exigente quanto à inteligência delas.
Aqui dá Brian fácil, afinal não dá para comparar a importância de ambos os animais de estimação para seus seriados, já que o cão de Bart aparece quase que esporadicamente na série, enquanto Brian é um dos protagonistas, sendo para muitos o favorito da série.
Primeira parcial.
Family Guy 2 x 0 Os Simpsons
Semana que vem continua.
Comente aí suas primeiras impressões, se concorda, discorda ou não sabe interpretar texto.
Leia mais em: Ajudante de Papai Noel, Brian Griffin, Family Guy, Lois Griffin, Margie Simpson, Matt Groening, Os Simpsons, Seth MacFarlane, Uma Família da Pesada