Nintendo DS faz 18 anos

Nerd-O-Matic quinta-feira, 02 de julho de 2009

Ei, sabem do que eu estou com saudades? Aloprar leitores.

Comentário Irrelevante da Semana

Esse é o tipo de comentário que me deixa ferrado. Eu fico puto de perder tempo pensando no que o cara quis dizer, pra depois chegar à conclusão que ele simplesmente não tinha a menor idéia de como articular sua idéia. Como caralhos flamejantes o wiimote não seria pro Wii? É como dizer que vaginas seriam muito legais, se não viessem com uma mulher em volta. OK. As vaginas dariam em ÁRVORES daí? Elas caíriam dos galhos quando maduras, direto na sua cabeça (heh)? As vaginas são só um buraco, não dá pra separá-lo das mulheres. Aliás, árvores têm buracos, mas não é tão legal quanto mulher. O Serguei pensa diferente, mas isso não vem ao caso. É evidente que o wiimote só funciona dentro do contexto Nintendo de ser e jogar, esse comentário não fez o menor sentido.

Sugestão de comentário alternativo: “Gostaria que a jogabilidade baseada em sensores de movimento e acelerometria fosse incorporada a uma plataforma gamística mais potente, a fim de usufruir melhores condições gráficas e possivelmente de jogabilitade.”

Comentário Relevante da Semana

OPA! Fmz. Abraço pra você também!

Brinks, essa é só a última linha do comentário do Luiz. Vão nos comentários da coluna da semana passada e vocês verão que o Luiz conseguiu questionar minha coluna toda com alguns poucos argumentos factuais. Esse é o tipo de comentário que interessa, que me ajuda a construir novas idéias e aprender coisas interessantes pra utilizar em colunas futuras. Realmente existe um espaço para as idéias do Project Natal, embora eu ainda ache que este seja de dificil implantação. Mas o Luiz tem razão ao dizer que precisamos pelo menos reconhecer os esforços de tentar mudar alguma coisa no mercado, posição que eu mesmo já defendi anteriormente. Mas vamos à coluna de hoje.

Nintendo DS já pode beber

Então, a minha opinião é de que o Nintendo DS ainda é o maior atrator de jogos bichas, ruins e infantis que já existiu na face da Terra. Olha um dos lançamentos recentes, por exemplo:

 sem comentários, só xingamentos

Mas sabem como é, de vez em quando a gente se surpreende, como quando eu falei do The World Ends With You. Este foi um jogo de 2008 que restaurou completamente minha fé no DS. e apesar de todas as merdas ululantes que saem, minha crença continua inabalada.

Em boa parte isto acontece porque os donos de DS têm sido agraciados com uma ótima leva de rpgs e jogos de estratégia. Jogos como Knights in the Nightmare, The Dark Spire, Valkyrie Profile e Fire Emblem são jogos FODA, em todos os sentidos: além de serem difíceis, ainda apresentam um sistema de batalha complexo e dificil de ser dominado. Normalmente são acompanhados por histórias interessantes também, que se diferenciam dos clichês comuns na maré de jogos para iniciantes, tão comum no DS.

O mais novo e brilhante integrante da leva de jogos “para adultos” é o Shin Megami Tensei: Devil Survivor:

Não vou ficar explicando o que é a série Shin Megami Tensei aqui. Se você não conhece, deveria se enforcar com o cabo do wiimote. Também não vou fazer review do jogo. O que importa é que este é mais um jogo completamente voltado ao público mais amadurecido nos games. A história é longa, mas interessante e diferente, se comparando apenas à história do The World ends With You. O gameplay é MUITO bom, sendo altamente viciante o lance de montar seu time de monstros. É complexo, requer atenção e estratégia, senão você realmente apanha nas batalhas. Devil Survivor é um jogo que não perdoa o jogador que não pensa antes de agir.

Falando em complexidade, vocês precisam jogar Knights in the Nightmare; até agora eu não consigo acreditar que esse jogo saiu pro DS (apesar de já ter afundado umas boas 15 horas nele), dêem uma sacada num tutorial:

Outro jogo FODA. Mas como eu disse, não estou fazendo reviews hoje.

O meu argumento é: finalmente o Nintendo DS cresceu e amadureceu na sua biblioteca de jogos. Há alguns anos atrás o jogo mais complexo que você tinha no DS era Castlevania, enquanto hoje temos títulos tão ou mais complexos que os RPGs RÁRDICORE do PS2. Trazer franquias como final Fantasy Tactics, Valkyrie Profile e Shin Megami Tensei para o DS sem emburrecer os jogos é uma vitória inacreditável para o portátil. E digo mais: tá roubando nicho de mercado do PSP, hein?

Outra coisa que É PONTO para o NDS, é o fato de que os desenvolvedores se esforçam ao quadrado para desenvoler os joguinhos dentro das limitações do portátil. No PSP é muito fácil fazer um port ou simplesmente emular a mesma jogabilidade dos títulos consagrados no PS2. Difícil é contornar as restrições do DS e mesmo assim criar novos jeitos de jogar gêneros já totalmente desgastados, como o RPG, RTS, SRPG, Tactic RPG e o caralho. The World Ends With You e Devil Survivor são dois jogos extremamente parecidos entre si, mas que não guardam relação nenhuma com qualquer outro jogo que eu já tenha visto antes. São dois exemplos de jogos que não dá pra classificar com exatidão, já que misturam muitos gêneros diferentes. Aliás essa é uma tendência que eu gosto muito nos consoles atuais.

Desse jeito o DS vai durar mais uns 10 anos, com toda sua potência de Super Nintendo. Project Natal é o caralho. Bem-vindo ao mundo dos adultos, Nintendo DS. Tem cerveja na geladeira. Aproveita e traz uma pra mim.

Leia mais em: , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

confira

quem?

baconfrito