Nostalgia na Semana da Criança
Para celebrar a Semana da Criança, nada mais justo que falar da coisa mais infantil que possa marcar uma infância:
Obviamente, como todos já estão carecas de saber, estou falando de desenhos animados.
Já que pretendo apelar para a memória afetiva de vocês e ter um acesso explícito de nostalgia, vou falar sobre o que me lembro dessa época.
A idade, para variar, não sei bem ao certo, mas o desenho mais antigo que me recordo, pasmem, é Gato Félix.
Não sei bem ao certo o que acontecia na história, qual era o episódio, nem porquê lembro disso, mas quando tento puxar a animação mais antiga que vem à minha mente, vem esse gato preto com uma maleta na mão.
Depois – também não faço ideia por que – vem aqueles desenhos antigos do Andy Panda, e aqueles musicais com a bolinha branca pulando sobre a letra da música.
Há também o Manda-Chuva e sua turma, bem como alguns desenhos da Hanna-Barbera que passavam logo cedo na TVS (lembram?) além dos de sempre, Pica-Pau, Looney Tunes e Tom & Jerry.
Quando tento puxar um pouco mais longe, aparece aquele satélitezinho vagabundo do tio Sílvio Santos mostrando até onde ia o sinal do Sistema Brasileiro de Televisão, na época.
Apesar de não lembrar muito bem os desenhos que passavam, me recordo bem o ritual que fazia. Acordava bem cedo, ligava a TV, e colocava na TVS. Depois de um tempo, mais precisamente quando inventavam de passar Cavalo de Fogo, ia para a Globo, ver Balão Mágico, que afinal não interessava, pois o que importava mesmo era o Manda Chuva, Ursinhos Gummy, Caverna do Dragão, Thundercats e He-Man.
Isso, salvo engano, aconteceu religiosamente, entre os anos de 1984 e 1985. Até que no ano seguinte, minha mãe achou que era a hora de ter amiguinhos e começar a aprender algo, me colocando em uma escola de educação infantil.
Apesar de chorar para cacete no começo, não foi de todo mal, mas comecei a perder os desenhos e, quando podia, só assistia o final dos programas (já na fase Xuxa, Mara e Angélica, salvo engano) ou na Sessão Aventura, que passava algumas animações no fim da tarde.
Não vou apelar para o clichê de ‘bons tempos’, afinal, eram ótimos tempos e, toda vez que chega nessa época de especiais e maratonas de desenhos, me recordo desse tempo bom, que não volta mais.
E você, ainda consegue se lembrar dos primeiros desenhos que assistiu?
Leia mais em: Angélica, Anos 80, Gato Félix, Looney Tunes, Mara Maravilha, Semana da Criança, Xuxa