O Livro de Eli (The Book of Eli)
Num futuro não muito distante, cerca de 30 anos após o término da guerra, um homem solitário cruza a paisagem devastada da América do Norte. Um guerreiro não por opção, mas por necessidade, Eli (Denzel Washington) só quer viver em paz, porém, se desafiado, ele destroçará seus agressores antes que eles se deem conta do seu erro fatal. Não é sua própria vida que ele guarda tão ferozmente, e sim a sua esperança de um futuro para a humanidade; uma esperança que ele nutre e protege há 30 anos e que está determinado a concretizar. Movido pelo seu compromisso e guiado pela crença em algo muito maior do que ele, Eli faz o que é preciso para sobreviver — e seguir adiante. Nada nem ninguém podem se intrometer em seu caminho.
Imagina um cara fodão. Um cara que passa a faca em cinco nego sem nem ficar suado. No deserto. Esse cara é o Eli. E não é a toa que o filme é sobre ele e as coisas foda que ele faz. Eu já falei que ele é foda? Tão foda que sabe que um pássaro vai levantar vôo só pelo barulho que o bicho faz.
Mas é claro que o filme não é só sobre ele, por mais fodão que ele seja, nem mesmo o Denzel consegue carregar um filme de ação sozinho. Ele tá carregando um tesouro até o oeste [Ou era rumo leste? Ah, tanto faz] e nada vai impedi-lo, nem mesmo hordas de motoqueiros do inferno, a fome, a sede ou mesmo a falta de banho.
É então que ele chega na cidadezinha de Ninguémligapronomedessaporra sem nome, que é dominada pelo déspota [Já notaram como déspota é uma palavra divertida? Diga em voz alta, várias vezes, “déspota deposto”] Carnegie, que é o líder do lugar, sabe-se lá por que cargas d’água. O cara manda e desmanda, e tá movendo mundos e fundos, atrás de um livro que, adivinha, o Eli tem! E cês acham que ele vai entregar, assim, de mão beijada? Nem a pau, Juvenal!
E, de lambuja, ele ainda leva a gostosa Solara pra dar uma volta, já que ela não guenta mais ser explorada naquela porra de cidade do velho oeste. Que não é mais velho oeste, mas vocês entenderam. E o resto? Bom, o resto, pra saber, só vendo. A menos que cê seja cego. RRÁ!
O Livro de Eli
The Book of Eli (118 minutos – Aventura)
Lançamento: EUA, 2010
Direção: Albert Hughes e Allen Hughes
Roteiro: Gary Whitta
Elenco: Denzel Washington, Gary Oldman, Mila Kunis, Ray Stevenson, Jennifer Beals, Evan Jones, Joe Pingue, Frances de la Tour, Michael Gambon, Tom Waits
Leia mais em: Aventura, O Livro de Eli, Resenhas - Filmes