O que esperar de Em Família, o novo “presente” do Maneco?
Ah, mais uma novela se encerra para dar lugar a outra que vai ser mais do mesmo. Amor à Vida foi uma novela muito, muito ruim. “Todas as novelas são ruins”, vocês dirão. E eu responderei o óbvio: Não, não são. Isso é senso comum. As tramas decaíram de um tempo pra cá, o que não quer dizer que sempre foram desinteressantes ou que continuarão sendo. Walcyr Carrasco cagou no roteiro colocando Paolla Oliveira e Malvino Salvador como protagonistas, transformando Marina Ruy Barbosa em fantasma porque a jovem não quis raspar o cabelo e deixando tramas inacabadas no meio do caminho, esquecendo personagens. Enfim, Amor à Vida se resumiu em uma personalidade: Félix, uma bicha má que jogou um bebê numa caçamba. NUMA CAÇAMBA!
Antigamente a pressão por IBOPE era menor e a concorrência também, então criava-se mais livremente. Ninguém tinha computador, tablet, academia não era parada obrigatória todos os dias. Assistir novela era parte do cotidiano porque não tinha nada melhor. Hoje as distrações são maiores e o autor precisa ser muito habilidoso para manter o interesse do público. Agora é a vez do Maneco, presidente da Associação de Moradores do Leblon e maior divulgador do bairro no país, chutar Walcyr Carrasco do horário nobre e apresentar mais uma Helena com conflitos amorosos, disputando e sendo disputada em uma história onde nos perguntamos: Vale tudo por amor?
De acordo com as vinhetas, Em Família vai contar a história de um triângulo amoroso que virará tragédia quando Laerte (Gabriel Braga Lindo Nunes), namorado (E primo) da Helena (Julia Lemmertz), espancar Virgílio (Humberto Martins), porque não é de boa seu melhor amigo amar sua namorada. O casal, então, fica 20 anos sem se ver, até que Laerte, agora flautista famoso na Áustria, resolve sabe-se lá por que caralhos voltar para o Brasil. Na volta, todas as mulheres da trama ficarão ouriçadas e começarão a disputar o gato a socos. O tal do melhor amigo fura olho – agora marido – vai estar por perto e não vai deixar Helena escapar de seus braços outra vez. A partir daqui eu vou brincar de mãe Dinah e tentar prever os rumos. Daqui a 8 meses a gente conversa pra ver se posso me credenciar no Clube dos Médiuns.
Helena (Julia Lemmertz): Vai ser uma mulher forte e determinada, ficará alimentando o amor de Virgílio (Humberto Martins) por 20 anos, inclusive se casando com ele, até o primo gato-porém-violento reaparecer na vida dela. Honesta, vai ficar balançada e dar um tempo no casamento. Mas, no final, deve escolher o cara que nunca amou intensamente, porém que representa segurança. Terminará a novela abraçada com o marido apaixonado nas areias do Leblon, ao som de alguma bossa nova que ainda não consigo identificar. Vai ter uma empregada confidente e engraçada que vai chamá-la de Donelena e será responsável pelos bordões da novela.
Laerte (Gabriel Braga Nunes): Violento, ciumento, lindo, rico e bem sucedido, vai voltar da Áustria depois de fugir do Brasil porque quase matou o amigo Virgílio, que ficava dando em cima de sua namorada. Vai causar frisson na mulherada, porque não é todo dia que você tem a oportunidade de pegar um flautista gato e contar prazamiga. Será disputado por Helena, pela filha ingrata da Helena (Bruna Marquezine), Shirley (Viviane Pasmanter) e mais alguma atriz a ser escalada. Vai pegar as quatro, apesar de não ser o Zé Mayer, viverá um lance bacana com a protagonista, mas vai terminar a novela ao lado da personagem da Bruna Marquezine porque ela é mais bonita e mais jovem. Isso se não descobrir que a menina é filha dele. Se for assim, vai ficar com a atriz a ser escalada na última semana da novela. Trocará o Leblon pela Áustria porque não gosta de calor.
Virgílio (Humberto Martins): Correrá atrás de Helena de Goiás até o Leblon. Vai ter que enfrentar seu agressor na luta pelo amor de sua musa. Enquanto a amada estiver curtindo uma temporada ao lado do ex-noivo, conhecerá alguma mulher disposta a ficar com ele e que vai se apaixonar verdadeiramente. Mas ele gosta mesmo é da Donelena, porque coração bom é coração burro. Ficará com ela no final, mas vai ser aquele relacionamento arroz com feijão na base do papai-mamãe.
Filha da Helena (Bruna Marquezine): Não sei o nome da personagem, mas vai furar o olho da mãe, sendo consequentemente odiada pelo público. Vai ter leucemia e raspar o cabelo, fazendo Walcyr Carrasco rasgar os pulsos de inveja. Ah não, essa é outra novela. Enfim, deve casar e ter filhos com Laerte já que, sim, vale tudo por amor de mãe. Helena certamente abrirá mão do delícia do Gabriel Braga Nunes e dará de presente pra filhota dentro de um carro zero com fita vermelha. Tem que amar muito mesmo.
Shirley (Viviane Pasmanter): É a antagonista, morreu de inveja da Helena a vida toda, principalmente porque não apareceu em uma vinheta sequer. Não vai se apaixonar verdadeiramente nem por Virgílio, nem por Laerte. Mas sinto que sensualizará pros dois só pra atingir a amiga de infância. Sofrerá um grave acidente na reta final da trama. Se for aquela invejosa que não mata, não rouba e não mente, vai ter final feliz ao lado de algum médico de sobrenome Moretti (Ator a ser escalado). Se for vilã pra valer, vai encontrar o capiroto do outro lado. A atriz ganhará o prêmio do Faustão pela personagem.
Selma (Ana Beatriz Nogueira): Mãe do Laerte, vai ser a pedra no sapato de Helena. Vai culpar a sobrinha pelo assassinato que o filho descontrolado quase cometeu. Megera na certa, já que essa é a especialidade da atriz.
Francisca (Natália do Vale): VAI SER MÃE DA HELENA NA TERCEIRA FASE DA NOVELA!
A Natália do Vale vai ser mãe da Julia Lemmertz!
A Natália do Vale vai ser mãe da Julia Lemmertz!
A Natália do Vale vai ser mãe da Julia Lemmertz!
A Natália do Vale vai ser mãe da Julia Lemmertz!
A Natália do Vale vai ser mãe da Julia Lemmertz!
A Natália do Vale vai ser mãe da Julia Lemmertz!
A Natália do Vale vai ser mãe da Julia Lemmertz!
A Natália do Vale vai ser mãe da Julia Lemmertz!
A Natália do Vale vai ser mãe da Julia Lemmertz!
A Natália do Vale vai ser mãe da Julia Lemmertz!
A Natália do Vale vai ser mãe da Julia Lemmertz!
A Natália do Vale vai ser mãe da Julia Lemmertz!
Não posso prever mais nada, minha mente está cansada. Julgando pela acurácia cronológica vai ser uma merda. Mas uma merda menos fedida que Amor à Vida, com certeza.
Leia mais em: Bruna Marquezine, Em Família, Gabriel Braga Nunes, Humberto Martins, Júlia Lemmertz, Manoel Carlos, Natália do Vale, Novela, Rede Globo, Viviane Pasmanter