Para onde vão os heróis? E os vilões?
Você já parou para pensar para onde vão os heróis quando resolvem deixar de lado (Ou quase isso) a vida de combate ao crime? Quando resolvem simplesmente se aposentar pela força da idade? E os vilões, você sabe para onde eles vão? Não?
Pois então, eles vão para Tranquilidade, uma ótima e calma cidade da California, criada por Gail Simone e Neil Googe no Universo Wildstorm, em 2007, na série Bem Vindo a Tranquilidade que teve 12 edições, mas que nunca deus as caras (Ao menos oficialmente) no Brasil.
Apesar do nome da cidade, vemos que Tranquilidade – apesar do nome – é bem agitada, mas você queria o que numa cidade cheia de super-heróis e vilões aposentados vivendo com seus descendentes, pombas. Apesar que, no início vemos que a cidade, mesmo tendo vários “incidentes”, praticamente não tem crimes.
E assim vamos conhecendo a cidade e seus moradores: Minxy Millions, Xerife Thomasina “Tommy” Lindo, Juiz Fury, Astral Man, Coronel Cragg e seu parceiro Bad Dog, Pinky Bunny, Maxi-man, Emoticon, Sr. Articulado, entre outros, ao longo do primeiro número.
E ao final da primeira edição, nos deparamos com o misterioso assassinato do Sr. Articulado, e este será o mote do primeiro arco de Bem-vindo a Tranquilidade. Após o crime, a xerife Tommy Lindo passa a investigar o crime, e pouco a pouco os suspeitos vão dando as caras, tanto entre amigos quanto entre os inimigos.
E assim prosseguem as investigações no decorrer das próximas 5 edições, quando após mais alguns acontecimentos marcantes como um novo homicídio e uma tentativa de suicídio, descobrimos o responsável pela morte do Sr. Articulado.
Mas enfim, o que me atraiu nesse primeiro arco foi, sem dúvida, a forma com a qual Simone e Googe contam a história em duas sequencias narrativas, uma mostrando o presente e outra retratando a glória passada dos heróis residentes de Tranquilidade, bem como pequenas intervenções que acabam ‘quebrando’ a narrativa com um ou outra piada.
De qualquer forma, Bem-vindo a Tranquilidade é uma boa leitura para quem gosta de quadrinhos.
Leia mais em: Bem-vindo a Tranquilidade, Gail Simone, Matérias - HQs, Neil Googe, Wildstorm