Pera… É sério isso?
Por um momento achei que fosse verdade… mas é claro que não passa de um boato. Como poderia ser verdade, afinal? Não faz o menor sentido mesmo!
Sempre achei um tanto quanto injusto a definição de “gênio” que as pessoas têm (Ou “tem”, sei lá), principalmente quando se trata de arte, como a pintura, arquitetura e coisas do tipo. Mas como eu escrevo sobre literatura, falemos sobre o que eu considero ser o pior movimento literário tipo assim, do mundo, porque, tipo assim
O Concretismo teve início na década de 50, e cresceu por culpa de Décio Pignatari e dos irmãos Augusto e Haroldo de Campos. O Concretismo é o que vocês estão vendo na primeira imagem do post: Um lixo. O Concretismo se baseia no visual que o texto tem, na aparência do troço (Desnecessário dizer que o Décio e os outros dois eram feios pra caralho, né?). E basicamente o único recurso usado tem todo o concretismo é a desconstrução (Meio irônico até) de uma frase, expressão ou palavra:
COCA-COLA
B E B A C O C A C O L A
B A B E C O L A
B E B A C O C A
B A B E C O L A C A C O
C A C O
C O L A
C L O A C A
(Décio Pignatari)
Genial, não? Mas o que realmente me irrita não é a obra em si, afinal, cagar é um direito de todo mundo, mas o que realmente me irrita é o tratamento que tais artistas recebem. Tem nego que pega um penico, assina, diz que é arte e logo de cara um PENICO vale MILHÕES. Porra cara!!! É SÓ A MERDA DE UM PENICO!!!
Nunca fui bem nas aulas de artes porque eu sempre fazia algo que ninguém entendia. Fiquei de recuperação pelo menos umas 5 vezes (3 delas consecutivas) em parte por ninguém entender o que eu expressava e em parte por não fazer os trabalhos (Depois de ver tudo que você faz receber notas entre 0,5 e 1, você cansa de fazê-los). A única diferença é que nunca me pagaram nada por minhas obras, mesmo elas sendo especialmente horríveis. Foi nessa época que descobri que a democracia é uma mentira.
Há quem fale que Picasso e Duchamp não são concretistas, mas não importa, eles são gênios. Gênios não precisam de outras pessoas, eles tem a eles mesmos. Caso você queira ver um pouco de Concretismo, veja esse site e verá a beleza que é o Concretismo. Lembro que na época perguntei à minha professora se eles ganhavam dinheiro com isso, a resposta foi algo como “não ficaram ricos, mas não eram pobres”. Se você não sabia o que ia prestar no vestibular, acaba de achar a carreira certa pra você… Afinal, você também pode ser um gênio.
Leia mais em: Augusto e Haroldo de Campos, Concretismo, Décio Pignatari, Duchamp, Literatura, Picasso