Pocket City (Android e iOS)

Games sexta-feira, 08 de novembro de 2019

Não é sempre que aparece um joguinho de celular por aqui, e o motivo é muito simples: A gigantesca maioria é um lixo. Porém Pocket City não só é bom, como também evita ser, na maior parte do tempo, aquele caça-níqueis safadíssimo. A parada é a seguinte: Cê curte esses simuladores de construir sua própria cidade, sobrevivendo à tornados e vulcões, e cuidando para que tenha parques e árvores o suficiente pra população não morrer envenenada pela poluição? Chega junto.

Eu devo começar dizendo que eu sou totalmente puta deste tipo de jogo: Não sou bom neles, não jogo tanto quanto poderia, mas quando toca ninguém fica parado eu curto pra caralho. E foi na busca por algo no qual jogar meu tempo fora que este jogo apareceu, e eu também devo admitir que, num primeiro momento, não dei muita bola.

Se comparada à versão paga, a gratuita é bem reduzida: Só há a dificuldade fácil, não dá para mudar sua prefeitura, há menos prédios e outras construções, o tamanho de mapa é menor, há menos slots pra salvar o jogo (E limitação no número de cidades que você pode salvar), o modo sandbox é bloqueado e, claro, há propagandas. Tudo isto dito, em momento algum das últimas duas semanas que eu estou jogando eu senti grande falta de nada disso. Eu terminei a “campanha” e de fato seria legal ter um mapa maior, as dificuldades mais… difíceis… e todas as construções, mas não é nada que prejudica o jogo.

Como em tantos outros jogos do tipo, você tem quests para cumprir, objetivos para alcançar e vai desbloqueando mais coisas conforme atinge níveis, número de população, quantidade de dinheiro, etc. Pocket City não vai te apresentar absolutamente nada novo. Aliás, comparado com tantos outros jogos, este é bem simples: Não há milhões e milhões de edifícios diferentes, não há skins e suas opções são limitadas. De fato, o jogo te apresenta todas as mecânicas e opções básicas, e até o momento em que você terminar todas as quests você provavelmente terá feito, comprado e utilizado tudo que o jogo pode te proporciar.

Dois pontos que valem eu comentar: O primeiro é que, por ter níveis, você pode fazer eventos na tua cidade que te darão dinheiro ou experiência (E, diga-se de passagem, você também pode causar desastres naturais de propósito – não é um jogo desses sem ter uma forma de infernizar a vida dos seus moradores); o outro ponto é que relativamente cedo no jogo você libera a possibilidade de modificar o mapa da sua cidade, podendo criar água e montanhas, mudar o solo e plantar árvores “naturais”: Normalmente é o último tipo de coisa liberada nestes jogos, mas aqui é praticamente na metade do jogo.

Vale também dizer que apesar de ser bem básico no que você pode fazer, Pocket City se sai muito bem em termos de gerenciamento, tanto da sua cidade quanto do jogo como um todo. Você tem todas as informações que precisa para cuidar da sua cidade, indo desde os índices de escolaridade até a quantidade de impostos, índices de tráfego e exportação de produtos, tudo apresentado de forma simples, direta e fácil de entender. Em termos de jogo, você tem seus saves automáticos e manuais, mas também pode salvar sua cidade na nuvem e baixar a de outras pessoas (E isso mesmo na versão gratuita), além de resolução, gráficos, rotação de tela, efeitos e tudo mais. Pocket City é simples mas completo.

Como sempre, tratando-se de um jogo de celular, vem a questão das propagandas: São poucas, de verdade. A frequência aumenta se você está conectado via wi-fi, mas não chega a irritar. O jogo também tem aquela mecânica de te dar coisas (Experiência e dinheiro) em troca de ver propaganda, e devo dizer que é o jogo mais “generoso” neste custo-benefício: Eu literalmente ganhei dinheiro o suficiente para construir a cidade inteira vendo apenas uma propaganda. Dito isto, custando 12 bolsinhos pra Android e 11 amazônias pra iOS, a parada não é cara… Sinceramente não sei se vale o preço porque a versão gratuita não faz feio, mas pra quem quiser comprar, tá num bom preço. E só de não ter microtransações (SIM, É ISSO MESMO: NÃO TEM) já é um baita bônus.

Pocket City é um jogo que me surpreendeu por saber dosar exatamente entre o que incluir e o que deixar de lado, entregando um jogo que ao mesmo tempo te desafia mas não te frustra. Eu provavelmente compraria o jogo se a versão completa me apresentasse mais escolhas, mais desafios, eventos… Enfim, eu gostaria que Pocket City fosse um pouco mais complexo e um pouco mais detalhado: Se a sua parada é simplesmente botar tudo num mapa e criar a melhor cidade possível, este é um jogo excelente. Pra mim, tá quase, mas só quase.

Pocket City


Plataformas: Android e iOS
Plataforma Avaliada: Android
Lançamento: 2018
Distribuído por: Codebrew Games
Desenvolvido por: Codebrew Games
Gênero: Simulador

Leia mais em: , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

confira

quem?

baconfrito