Spore (PC)
Como vocês já viram aqui, Spore ganhou o prêmio de jogo mais inovador do ano, mas… será que ele merece?
Vou resenhar pelos estágios do Spore, já que o sistema muda TOTALMENTE de um estágio pra outro.
Estágio 1 – Estágio de Célula:
É aqui que você aprende a jogar. Escolhe se você vai começar como carnívoro ou herbívoro, apesar disso poder ser alterado depois. Seria algo como um “modo tutorial”, começa apenas com um flagelo, olhos e boca, e conforme você pega “pontos” de DNA, vai alterando a sua célula da forma que bem entender. Nesse estágio ainda não é possível pôr nada como braços, pernas e mãos.
Uma dica: Coloque a boca de herbívoro e de carnívoro, porque virar onívoro vai ajudar (e muito) nos próximos estágios.
Estágio 2 – Estágio de Criatura:
Na minha opinião, o estágio mais legal. Aqui você pode formar, deformar, reformar e se formar fazer a sua criatura do jeito que quiser. Com criaturas se matando, rosnando, dançando e comendo ferozmente umas às outras, esse jogo pode traumatizar uma criança. Logo que começa o estágio, você tem que escolher uma perna, depois de “construir” sua criatura, você vai ver um vídeo chato bagarái super legal da sua criatura indo pra terra. Não, não é possível que ela continue vivendo na água.
Você também começa a desenvolver o cérebro, e a formar “grupos” pra caçar. Pode se tornar uma espécie hostil ou sociável, formar grupo com outras espécies, atacar outras espécies de surpresa, matando seus filhotes e destruindo seus líderes. Você vai ter que passar por chatices como migrar para um novo ninho, ou fugir de um bicho de 14 metros de comprimento que insiste em te atacar e não sai do lado do seu ninho.
Dica: Sempre ataque os monstros “alfa”, porque eles te dão partes novas pra poder evoluir.
Dica 2: Forme grupos com o(s) alfa(s) de sua própria espécie. Como alfas são mais fortes, eles morrem mais dificilmente e ajudam mais.
Estágio 3 – Estágio Tribal
É aí que Spore começa a decair. Você não controla apenas uma criatura, agora, e sim uma tribo inteira. Pode vestir sua tribo de forma diferente, coletar comida, domesticar animais, lutar com outras tribos ou se socializar com ela. O maior objetivo aqui é pegar comida, pois é assim que se consegue novas construções, te deixando mais forte pra enfrentar as outras tribos. Tribos inimigas podem te atacar, ou até ir roubar sua comida! Animais também roubam sua comida, principalmente se você mandar todos os membros da sua tribo caçar ou atacar outra tribo. Estágio muito fácil, não precisa de estratégia, um pouco entediante. O controle da câmera é modificado, e isso atrapalha bastante, já que os jogadores estavam acostumados com o do estágio de criatura. Me lembra um pouco Age of Empires, e depois disso, ladeira abaixo.
Estágio 4 – Estágio de Civilização
Sabe The Sims? Junte o básico de The Sims à Age of Empires. Está aí o “Estágio de Civilização”. Você começa construindo a sua prefeitura, e depois o seu “carro de batalha”. Aí você começa a explorar nutrientes, conquistar territórios, construir casas, fábricas e “lazer” (Não, não quis dizer casas de prostituição, o nome do edíficio é “lazer”). Conforme você vai explorando nutrientes, a sua cidade vai “avançando”, você vai podendo construir mais carros, barcos e até aviões, vai conquistando colônias, até conquistar o mundo. Ah, sim, existem dois tipos de cidades, as cidades militares e as religiosas. A única diferença são os veículos.
Depois do estágio de civilização, vamos para o ultimo:
Estágio 5 – Estágio Espacial
Na minha opinião, e na de muitos outros, o estágio mais chato. Você “vira” uma nave, que sai por aí conquistando planetas em novas galáxias, fazendo alianças, conseguindo dinheiro e guerreando. Parece legal, não? Pois que no começo é divertido, mas depois de uma hora, mais ou menos, o jogo fica totalmente sem graça.
Um resumo pros preguiçosos? Esse comentário do Rubens diz tudo:
Na minha opinião, Spore nem merecia o prêmio de mais inovador do ano. O jogo é bem feito, divertido, mas perde toda a graça conforme você passa os estágios, ele perde a sua “essência”.
Mas onde será que os desenvolvedores erraram? Seria por que criaram muita expectativa? Comentem.
Spore
Plataformas: PC
Plataforma Avaliada: PC
Lançamento: 2008
Distribuído por: EA Games
Desenvolvido por: Maxis
Gênero: Estratégia, ação
Leia mais em: EA Games, Maxis, Resenhas - Jogos, Spore