Um Plano Brilhante (Flawless)
Demi Moore (Instinto Secreto) e Michael Caine (Batman Begins) no mesmo filme? Puta encontro de DINOSSAUROS, eu diria. Uma coisa é certa: Esses dois detonam quando o assunto é atuação.
Em Um Plano Brilhante, Laura Quinn (Demi Moore) é uma executiva extremamente dedicada que trabalha na MAIOR empresa de diamantes de Londres, London Diamond, em… 1960. Mas ela é frustrada: seu sucesso profissional (mais conhecido como promoção, subir de cargo, essas coisas) é impedido pelo fato de ela ser uma mulher. Após conhecer o faxineiro Mr. Hobbs (Michael Caine), cara amargurado com uma pequena sede de vingança contra a empresa, ela junta-se ao cara por terem algo em comum: Os dois querem vingança ali. Mr. Hoobs tem um plano, e ela tem um motivo. Os dois se preparam então para colocar em prática o plano brilhante: um roubo audacioso na firma que os menosprezou.
É claro que a sinopse passa um filme sem inovações – e até mesmo clichê – e nada empolgante. E eu estou aqui pra provar exatamente o contrário. O que eu pensei que seria mais um suspense envolvendo alta tecnologia no roubo, um traidor, cadeia e um motivo bizarro pra sair da cadeia, na verdade é um filme BEM acima das expectativas. Tem seus clichês, mas… que filme que mostra os anos 60 não têm clichês?
ENREDO
Quando você pensa “vou ficar aqui sentado esse tempo todo pra só no fim ter algo que realmente vale a pena”, você está errado. O filme já começa genial, caprichando no estilo sessentista. Uma mulher determinada e um viúvo MANCO planejam um PUTA roubo que, de tão simples, foi genial. O suspense mesmo, de verdade, está após o roubo, e é daqueles que faria você ficar 4 horas interruptas olhando pra tela, prestando a atenção em cada detalhe. Só depois de ver o filme pra saber que o título realmente faz jus ao mesmo.
PERSONAGENS
Como eu disse lá no topo, Michael Caine e Demi Moore detonam. Os dois fazem a lição de casa e poderiam carregar o filme nas costas caso o elenco fosse ruim – o que não é o caso. Lambert Wilson (Matrix Reloaded / Revolutions) é Finch, um investigador dos melhores. O resto do elenco é secundário por CULPA desses três que, definitivamente, roubam a cena.
CLICHÊS
A maior parte deles, que nem são tantos assim, são aceitáveis. Típicos do estilo de filme, eu diria. Me lembro de um BEM forçado, envolvendo um guarda e câmeras de segurança – e só, pra não estragar o filme. Já falei demais, até. Enfim, de resto, o filme é na medida.
O filme vale o ingresso. Taí a frase que resume essa resenha.
Um Plano Brilhante
Flawless (108 minutos – Suspense)
Lançamento: Reino Unido / Luxemburgo, 2007
Direção: Michael Radford
Roteiro: Edward Anderson
Elenco: Demi Moore, Michael Caine, Lambert Wilson, Joss Ackland
Leia mais em: Suspense, Um Plano Brilhante