Vencedores do Oscar 2013
Muito bem, muto bem, depois de voltar à pátria-mãe a tempo de assistir o Oscar com a tradução simultânea sempre excelente do Rubens Ewald Filho, nada mais apropriado que aproveitar o embalo pra meio que retomar essa coluna. Com os resultados do prêmio desse ano e comentários baseados quase exclusivamente nos trechos dos mesmos que passaram durante a cerimônia, fazer o quê.
Cerimônia que foi conduzida pelo Seth MacFarlane, dessa vez. Que eu considerava um cara bacana, até o Ted, que fez com que todo o trabalho do Family Guy fosse por água abaixo. Mesmo assim, a iniciativa da Academia de fugir daquele humor que já era velho há 50 anos, com o apresentador puxando o saco das celebridades e tudo o mais, parecia uma boa ideia. Só que, na prática, a coisa não foi bem assim. Parecia que o MacFarlane tava se segurando pra não pegar pesado demais, o que acabou com todo o propósito (E boa parte da graça) do humor negro. Ao contrário do que o Ricky Gervais fez no Globo de Ouro do ano passado, por exemplo.
Mas agora vamos aos vencedores, por ordem de revelação:
Melhor ator coadjuvante
Alan Arkin – Argo
Philip Seymour Hoffman – O Mestre
Tommy Lee Jones – Lincoln
Christoph Waltz – Django Livre
Robert De Niro – O Lado Bom da Vida
Melhor coisa do Django, que não é lá essas coisas, pra falar a verdade.
Melhor curta animado
Adam and Dog
Fresh Guacamole
Head over Heels
Maggie Simpson in “The Longest Daycare”
Paperman
Parece o desenho indie padrão, mas pra ter certeza seria preciso ir até o Youtube conferir. Algo que, obviamente, não vale o esforço.
Melhor longa animado
Valente
Frankenweenie
Detona Ralph
ParaNorman
Piratas Pirados!
Filme bacana ganhando o Prêmio Pixar, mas a queda de qualidade anual das animações continua. O que é especialmente preocupante, já que alguns anos atrás elas ganhavam fácil, fácil dos concorrentes a Melhor Filme.
Melhor fotografia
Anna Karenina
Django Livre
As Aventuras de Pi
Lincoln
007 – Operação Skyfall
Nem vi, mas de longe essa perece ser a única qualidade do Pi.
Melhores efeitos visuais
O Hobbit: Uma Jornada Inesperada
As Aventuras de Pi
Os Vingadores
Prometheus
Branca de Neve e o Caçador
Achei que esse ia dar o Hobbit, mas devem estar querendo deixar os prêmios pro final da trilogia.
Melhor figurino
Anna Karenina
Os Miseráveis
Lincoln
Espelho, Espelho Meu
Branca de Neve e o Caçador
Melhor maquiagem
Hitchcock
O Hobbit: Uma Jornada Inesperada
Os Miseráveis
Melhor curta
Asad
Buzkashi Boys
Curfew
Death of a Shadow (Dood van een Schaduw)
Henry
Melhor documentário em curta-metragem
Inocente
Kings Point
Mondays at Racine
Open Heart
Redemption
Prêmio pra quem tiver um comentário construtivo sobre essa categoria.
Melhor documentário
5 Broken Cameras
The Gatekeepers
How to Survive a Plague
The Invisible War
Searching for Sugar Man
Palmas pra Academia por não ter premiado um documentário de guerra, pra variar.
Melhor filme em língua estrangeira
Amor (Áustria)
O Amante da Rainha (Dinamarca)
Kon-Tiki (Noruega)
No (Chile)
War Witch (Canadá)
Outro que eu não vi, mas esse parece bacana e o diretor é foda.
Melhor mixagem de som
Argo
Os Miseráveis
As Aventuras de Pi
Lincoln
007 – Operação Skyfall
Prêmio de consolação pra Os Miseráveis não sair de mãos vazias.
Melhor edição de som
Argo
Django Livre
As Aventuras de Pi
007 – Operação Skyfall
A Hora Mais Escura
Mesma coisa do anterior, mas o Skyfall continua sendo o melhor filme do ano e tenho dito.
Melhor atriz coadjuvante
Amy Adams – O Mestre
Sally Field – Lincoln
Anne Hathaway – Os Miseráveis
Helen Hunt – As Sessões
Jacki Weaver – O Lado Bom da Vida
Parabéns Anne Hathaway.
Melhor montagem
Argo
As Aventuras de Pi
Lincoln
O Lado Bom da Vida
A Hora Mais Escura
O Argo se destaca por aqui mesmo, na qualidade técnica, tudo no lugar certo na hora certa.
Melhor direção de arte
Anna Karenina
O Hobbit: Uma Jornada Inesperada
Os Miseráveis
As Aventuras de Pi
Lincoln
Também não vi o Lincoln, mas soa como um drama padrão com um algo a mais pela qualidade da produção e do elenco, bem ao estilo Spielberg
Melhor trilha sonora original
Dario Marianelli – Anna Karenina
Alexandre Desplat – Argo
Mychael Danna – As Aventuras de Pi
John Williams – Lincoln
Thomas Newman – 007 – Operação Skyfall
Melhor canção original
“Before My Time” – Chasing Ice
“Everybody Needs A Best Friend” – Ted
“Pi’s Lullaby” – As Aventuras de Pi
“Skyfall”- 007 – Operação Skyfall
“Suddenly” – Os Miseráveis
Olha só, até a Adele tem um Oscar agora, quem diria. Mas a abertura do Skyfall ficou bacana mesmo.
Melhor roteiro adaptado
Chris Terrio – Argo
Lucy Alibar, Benh Zeitlin – Indomável Sonhadora
David Magee – As Aventuras de Pi
Tony Kushner – Lincoln
David O. Russell – O Lado Bom da Vida
Não vi nenhum dos outros, mas merecido, eu diria.
Melhor roteiro original
Mark Boal – A Hora Mais Escura
Quentin Tarantino – Django Livre
Michael Haneke – Amor
Wes Anderson, Roman Coppola – Moonrise Kingdom
John Gatins – O Voo
Ao contrário do pior roteiro do Tarantino, onde os personagens legais perdem força por conta do humor fracassado e da inconstância do filme. Mas até valeu, por compensar todas as vezes que ele merecia ganhar e perdeu.
Melhor diretor
Ang Lee – As Aventuras de Pi
Steven Spielberg – Lincoln
Michael Haneke – Amor
David O. Russell – O Lado Bom da Vida
Benh Zeitlin – Indomável
Incrivelmente consegui não ver nenhum dos indicados, mas o Ang Lee ainda é chato bagarai.
Melhor atriz
Jessica Chastain -A Hora Mais Escura
Naomi Watts – O Impossível
Jennifer Lawrence – O Lado Bom da Vida
Emmanuellle Riva -Amor
Quvenzhané Wallis – Indomável Sonhadora
Baseado exclusivamente no clipe durante o Oscar e na queda da atriz ao pegar o prêmio, eu diria que tá de boa.
Melhor ator
Daniel Day-Lewis – Lincoln
Joaquin Phoenix – O Mestre
Denzel Washington – O Voo
Bradley Cooper – O Lado Bom da Vida
Hugh Jackman – Os Miseráveis
Categoria óbvia da noite, o que o Daniel Day-Lewis faz é inacreditável. Sentimento que cresce ainda mais quando vemos ele fora do personagem, quando ele só parece um ser humano normal.
Melhor filme
Argo
Django Livre
As Aventuras de Pi
Lincoln
A Hora Mais Escura
Os Miseráveis
O Lado Bom da Vida
Indomável Sonhadora
Amor
Ok, ok, filme competente e tudo o mais, mas só isso. Tem as coisas no lugar certo, boas atuações e roteiro decentes, mas não empolga nem tem nada de extraordinário. Bem coerente com essa edição do Oscar. Que mesmo momentos especialmente ruins (Tirando os minutos surreais em que o Jack Nicholson chamou a Michele Obama pra apresentar o prêmio principal), maneirando nos números musicais e com algumas passagens bacanas (Tipo a homenagem do 007 com a execução do tema do Goldfinger), também não apresenta nada de interessante. E cada vez mais se especializa na mediocridade, que gradualmente também se torna a maior marca do cinema da segunda década do século XXI.
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